Comparativo: Grand Cherokee x Santa Fe x Discovery Sport 2016

Home » Automoveis » Comparativo: Grand Cherokee x Santa Fe x Discovery Sport 2016

Três super carrões de luxo, vamos ver quem leva a melhor neste comparativo de utilitários do seguimento luxo, ficha técnica, preço e desempenho dos modelos.

1° LAND ROVER DISCOVERY SPORT

O clima na Land Rover deve ser de apreensão. Na esteira do sucesso do Evoque, o novo Discovery Sport tem uma missão ainda mais fácil: substituir o Freelander – o veículo mais vendido da marca.

No limiar entre a opulência do Range Rover e o arrojo do Evoque, o Sport é o SUV compacto mais atualizado do momento. Abre mão do tradicional V6 por um quatro-cilindros sem comprometer o desempenho (tem 240 cv) e carrega sete em meros 459,9 cm de comprimento – quase 10 cm a menos que o Santa Fe. Também é relativamente econômico: faz 7,5 e 11 km/l na cidade e estrada, preservando o desempenho equivalente ao do rival coreano e seu V6 3.3.

O trunfo está debaixo do capô: um 2.0 turbo, que trabalha em conjunto com uma caixa automática de nove marchas e tração 4×4. Dotado da tecnologia Terrain Response, conta com os mesmos programas de terreno dos irmãos maiores (grama, cascalho, neve, lama, areia). Mas é pouco provável que o dono de uma Discovery Sport vá se arriscar na lama. Tanto é que, ainda este ano, uma versão 4×2 chegará às lojas. Urbano, este Land é pequeno, ágil para manobrar e bem-equipado. O visual do interior é minimalista, mas os poucos comandos escondem que a maioria dos rivais não tem, como o Park Assist.

land

Foi avaliada a versão top (HSE Luxury), que parte de R$ 232.000. Vem com faróis de xenônio, rodas aro 19, ar de duas zonas, bancos de couro legítimo e GPS. Mas é a versão de entrada (SE) que deve conquistar os interessados em uma Santa Fe ou um modelo alemão. Por R$ 179.000, é a melhor alternativa para quem não quer estudar no instituto Goethe.

Preço: R$ 232.000

Garantia: 3 anos

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1 999 cm3
Diâmetro x curso: 87,5 x 83,1 mm
Taxa de compressão: 10,0:1
Potência: Potência:240 cv a 5 800 rpm
Torque: 34,7 mkgf a 1 750 rpm
Câmbio: automático, 9 marchas, 4×4
Dimensões: comprimento, 458,9 cm; largura, 217,3 cm; altura, 172,4 cm; entre-eixos, 274,1 cm
Peso: 1 744 kg (5 lugares); 1 841 kg (7 lugares)
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: multilink (amortecedores variáveis opcionais)
Freios: discos ventilado na frente, disco sólido atrás
Direção: elétrica
Pneus: 235/55 R19
Consumo urbano: 7,5 km/l
Consumo rodoviário: 11 km/l

2° HYUNDAI SANTA FE

A Hyundai é uma especialista em mercado americano. Estudou o país, arrumou emprego e hoje tem até visto permanente: seus sedãs inundaram as garagens daquele país. E o currículo do Santa Fe mostra competências para trilhar o mesmo caminho, já que esse coreano parece ser mais americano que o Jeep. Tem suspensão macia, direção elétrica excessivamente leve e motor V6 silencioso. Mas seus 270 cv garantem agilidade suficiente para levar os 1.773 kg como se fosse um carro menor.

santa

Outro mérito curricular é o 4×4 sob demanda. A tração é prioritariamente dianteira, mas até 50% da força pode ser enviada para o eixo traseiro conforme o tipo do terreno. E, ao comando do motorista, um botão no painel permite o bloqueio do diferencial – recurso útil em pisos de baixa aderência e em uso off-road.

Quando chegou ao mercado, o Santa Fe aposentou o Veracruz, ganhando versões de cinco e sete lugares. Nas fotos, vê-se a segunda opção, cujo porta-malas cai de 585 para meros 178 litros com a última fileira levantada. Por R$ 176.900, ainda que seja o mais barato do trio, não chega a ser a melhor compra. O Grand Santa Fe é maior (491,5 cm ante 469), tem 10 cm a mais de entre-eixos e custa R$ 189.900 – ainda menos que as versões top do Jeep e Land Rover.

Se você não precisa carregar tanta gente, mire na configuração de cinco lugares. Parte de R$ 157.990, valor que inclui airbags laterais, bancos de couro com aquecedor, teto solar, faróis de xenônio, bancos elétricos, assistente de descida e sistema de navegação com tela de 8 polegadas. Tudo isso torna o Hyundai uma quase pechincha perto dos rivais de língua inglesa.

Preço: R$ 232.000

Garantia: 3 anos

Ficha técnica:

Motor: diant., long., V6 , 24V
Cilindrada: 3 342 cm³
Diâmetro x curso: 92 x 83,8 mm
Taxa de compressão: 10,6:1
Potência: Potência:270 cv a 6 400 rpm
Torque: 32,4 mkgf a 5 300 rpm
Câmbio: automático / 6 marchas / integral
Dimensões: Comprimento/entre-eixos (cm) 469 / 270; Altura/largura (cm) 168 / 188
Peso: 1 773 kg
Suspensão dianteira: independente, McPherson
Suspensão traseira: multilink
Freios: discos vent. (diant.) / discos sólidos (tras.)
Direção: elétrica / 3 voltas
Pneus: 235/60 R18
Consumo urbano: 7 km/l
Consumo rodoviário: 11,4 km/l

3° JEEP GRAND CHEROKEE

 

O Grand Cherokee está com os dias contados: este é provavelmente o último ano da quarta geração. Em 2016, um modelo totalmente renovado estreará nos Estados Unidos, medida providencial para mudar a vida do jipão. Com cinco anos no mercado, ele já não tem fôlego para acompanhar a concorrência. Dono do motor mais forte, um V6 3.6 de 286 cv, pesa mais de 2 toneladas (2.211 kg). E é o mais beberrão da turma – três características que o consumidor está reconsiderando.

Dos três, só o Jeep não dispõe de sete lugares. Mas leva cinco aonde os rivais não vão. Com ângulo de entrada (26,3 graus) e de saída (26,5) acentuados, e tração 4×4 em tempo integral com reduzida, detecta sozinho o nível de aderência das rodas e distribui a força entre os eixos. O recurso Selec Terrain permite que o condutor altere o comportamento do carro escolhendo o tipo de terreno (areia, lama, neve ou pedra).

chero

No ano passado, a Jeep substituiu a transmissão de cinco marchas pela de oito. A mudança melhorou a aceleração (de 10,2 para 9 segundos na prova de 0 a 100 km/h), mas causou pouco impacto nas retomadas. O consumo quase não mudou: melhorou de 7,1 para 7,4 km/l na cidade e de 9,5 para 9,6 km/l na estrada.

Por dentro, é o mais espaçoso e confortável da trinca. Tem assentos largos, superfícies agradáveis ao toque e um quadro de instrumentos configurável com tela de 7 polegadas. No centro do painel, o monitor touch é quase um tablet: tem 8,4 polegadas.

Para a quinta geração do Grand Cherokee, a Jeep também precisará ficar mais atenta; o jipão ai das fotos já passou por seis recalls desde 2010.

Preço: R$ 224.900

Garantia: R$ 3 anos

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, longitudinal, V6, 24V
Cilindrada: 3 604 cm³
Diâmetro x curso: 96 x 83 mm
Taxa de compressão: 10,2:1
Potência: Potência:286 cv a 6 350 rpm
Torque: 35,4 mkfg a 4 300 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4 em tempo integral
Dimensões: comprimento, 482,8; largura, 194,3 cm; altura, 180,2 cm; entre-eixos, 291,5 cm
Peso: 2.211 kg
Suspensão dianteira: independente, com amortecedores de dois tubos
Suspensão traseira: independente, multilink
Freios: discos ventilados nas quatro rodas
Direção: assistência eletro-hidráulica
Pneus: 265/50 R20
Consumo urbano: 7,4 km/l
Consumo rodoviário: 9,6 km/l

Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    2014 VOLKSWAGEN TOUAREG VS 2014 JEEP GRAND CHEROKEE ECO DIESEL

    Subscribe http://www.youtube.com/subscription_center?add_user=autoguidevideo youtube - http://www.youtube.com/user/autoguidevideo facebook ... 2014 VOLKSWAGEN TOUAREG VS 2014 JEEP GRAND CHEROKEE ECO DIESEL Comparativo Grand Cherokee x Santa Fe x Discovery Sport 2016

    2014 JEEP GRAND CHEROKEE ECODIESEL VS 2013 VOLKSWAGEN TOUAREG! - HEAD 2 HEAD EPI ..

    On this episode of head 2 head, motor trend's jonny lieberman pits the 2013 volkswagen touareg tdi against the 2014 jeep grand cherokee summit 4x4 ... 2014 JEEP GRAND CHEROKEE ECODIESEL VS 2013 VOLKSWAGEN TOUAREG! - HEAD 2 HEAD EPI .. Comparativo Grand Cherokee x Santa Fe x Discovery Sport 2016

    JEEP GRAND CHEROKEE, VOLVO XC60, WOLKSVAGEN TOUAREG MOOSE TEST

    JEEP GRAND CHEROKEE, VOLVO XC60, WOLKSVAGEN TOUAREG MOOSE TEST Comparativo Grand Cherokee x Santa Fe x Discovery Sport 2016

    2016, 2017 JEEP GRAND CHEROKEE VS RANGE, LAND ROVER SUV

    The 2016, 2017 jeep grand cherokee is a great family vehicle—just one that's also potentially ready to go off-road, tow a trailer or, on occasion, do things that ... 2016, 2017 JEEP GRAND CHEROKEE VS RANGE, LAND ROVER SUV Comparativo Grand Cherokee x Santa Fe x Discovery Sport 2016

    COMPARATIVO 300C VS GRAND CHEROKE

    COMPARATIVO 300C VS GRAND CHEROKE Comparativo Grand Cherokee x Santa Fe x Discovery Sport 2016

    Tudo sobre Comparativo Grand Cherokee x Santa Fe x Discovery Sport 2016, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

Top 20 carros mais emplacados de 2017 – Primeira quinzena

Mais do mesmo, o ano de 2017 começou e o líder de vendas não muda, o Chevrolet Onix toma conta.