Comparativo: Ford Fiesta ST x Peugeot 208 GTI 2016

Home » Automoveis » Comparativo: Ford Fiesta ST x Peugeot 208 GTI 2016

ST-800x600

O mercado brasileiro anda carente de pequenos esportivos. Nos últimos anos, bastava colocar num carro rodas de liga leve, apliques vermelhos no interior e adesivos GT ou SS na carroceria para oferecê-lo como esportivo. Mas essa realidade pode mudar quando Peugeot e Ford confirmarem que venderão por aqui seus compactos em versões nervosas de verdade.

 

208GTI-2

208GTI-3

Fontes dentro da marca francesa dão como certo que o 208 GTI será lançado aqui neste ano – não sabe ainda se ele será importado (aí teria o motor europeu de 200 cv) ou nacional, com o mesmo 1.6 de 165 cv do 308 THP. Já o Fiesta ST está nos planos da Ford, dependendo do desempenho das vendas do compacto que passou a ser produzido no Brasil.

208GTI

Para tentar adiantar como seria esse tira-teima de hot hatches, usuários foram a França para dirigi-los pelas estradas da região de Nice.

208GTI-4

À primeira vista, nota-se logo que eles são até que discretos para uma versão apimentada. É verdade que neles há mais cromados e entradas de ar maiores que no modelo de entrada, além de aerofólios no teto, duplas saídas de escape num difusor traseiro, grade de radiador com padrão próprio e rodas maiores (aro 17), com pinças de freio vermelhas.

Interior 208GTI

Por dentro, proliferam apliques metálicos, forrações de banco exclusivas, costuras vermelhas, pedais de alumínio com pontos de borracha para dar mais aderência e uma outra inserção de material de acabamento brilhante, além de vários detalhes em vermelhos vivo.

Motor 208 GTI

Entre as principais diferenças, encontramos o revestimento suave ao tato e de melhor qualidade que cobre toda a parte superior do painel do Fiesta )no 208, a maioria dele é rígido), o volante muito pequeno do Peugeot com parte inferior achatada e o monitor sensível ao toque por onde se controlam todas as informações do veículo e os recursos multimídia do 208 GTI.

FiestaST

Com 5 cm a menos de diâmetro que no volante do Ford, o hatch francês mostra-se muito agradável de dirigir em cidade, mas isso não desculpa o fato de ele obstruir a visão de boa parte dos instrumentos na maioria das regulagens.

ST

No espaço interno, há um grande equilíbrio entre os dois carros. Ambos podem acomodar cinco pessoas, ainda que a viagem seja muito mais confortável com quatro. No entanto, o Fiesta ST trata melhor o terceiro passageiro traseiro por apresentar assoalho com um túnel no piso de 37 cm de largura, ante 45 cm no túnel do Peugeot, enquanto o francês dispõe de porta-malas um pouco mais amplo (285 contra 276 litros).

ST-3

As soluções técnicas para os motores são bem parecidas: 1,6 litro, turbo e injeção direta, que resultam em desempenho empolgante, mas ainda no 208 GTI, que supera o rival com seus 200 cv (contra 182 do ST) e 28 mkgf (24,5 no Fiesta). Vale lembrar que a Ford diz que seu motor EcoBoost tem uma função que eleva a potência 200 cv e o torque a 29,6 mkgf por 20 segundos – o suficiente para uma ultrapassagem.

InteriorST

Porém, com ou sem overboost no Fiesta, o 208 GTI impõe-se pelas acelerações mais rápidas (0 a 100 km/h de 6,8 segundos, ante 6,9 do ST) e por sua vez velocidade máxima maior (230 contra a 220 km/h), em boa parte graças à resposta enérgica do motor desde os giros mais baixos (nele o torque máximo chega a 1.700 rpm, mas no Ford parece que só desperta aos 1.900 giros).

Motor Fiesta ST

Ambos trazem câmbios manuais de seis marchas parecidos no funcionamento:  bem rápidos e precisos, além de silenciosos.

ST-2

O consumo de combustível também é semelhante em ambos e durante o test-drive fizemos médias na casa de 11,8 km/l, mais realistas que os 16,9 anunciados pelas fábricas. O preço também não ajuda a diferenciá-lo, já que o Fiesta ST é 950 euros ais baratos, porém o 208 GTI vem mais equipado de série, o que os equipara no fim das contas.

O que fica evidente mesmo é que os dois são tão parelhos que fica difícil dizer qual é melhor. Mas o comportamento mais divertido em estrada sinuosa e a direção mais comunicativa com o asfalto, fundamentais para o prazer de dirigir um esportivo, acabam dando a vitória – apertadíssima – ao Fiesta. Mas lembre-se: em qualquer um você está bem servido. Que sejam bem-vindos os esportivos de verdade.

  • Ford Fiesta ST 2014:

Motor: 4 cilindros, 16V, turbo, 1.596 cm³, 182 cv a 5.700 rpm, 24,5 mkgf a 1.600-5.000 rpm.
Câmbio: manual, 6 marchas, tração dianteira.
Dimensões: largura, 171 cm; comprimento, 396 cm; altura, 146 cm; entre-eixos, 250 cm.
Peso: 1.163 kg.
Desempenho: 0-100 km/h em 6,9; máximo, 220 km/h;
Preço: 24.000 euros.

  • Peugeot 208 GTI 2014:

 Motor: 4 cilindros, 16V, turbo, 1.598 cm³, 200 cv a 5.800 rpm, 28 mkgf a 1.700 rpm.
Câmbio: manual, 6 marchas, tração dianteira.
Dimensões: largura, 174 cm; comprimento, 392 cm; altura, 146 cm; entre-eixos, 254 cm.
Peso: 1.160 kg
Desempenho: 0-100 km/h em 6,8s; máximo, 230 km/h.
Preço: 24.950 euros.

Fonte: Quatro Rodas

Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    COMPARATIVA HOT HATCHES (MINI COOPER S, FIAT 500C ABARTH, FORD FIESTA ST Y CHEVR ..

    Con un presupuesto de 350 mil pesos para la versión de entrada, nos dispusimos a probar las mejores ofertas dentro del exitoso segmento de los "pocket ... COMPARATIVA HOT HATCHES (MINI COOPER S, FIAT 500C ABARTH, FORD FIESTA ST Y CHEVR .. Comparativo Ford Fiesta ST x Peugeot 208 GTI 2016

    SEAT IBIZA CUPRA VS FORD FIESTA ST - PRUEBA / TEST / REVIEW COCHES.NET

    Ford fiesta st vs ibiza cupra http://www.coches.net/comparativas/ford-fiesta-st-seat-ibiza-cupra el nuevo ford fiesta st y el también recientemente renovado ... SEAT IBIZA CUPRA VS FORD FIESTA ST - PRUEBA / TEST / REVIEW COCHES.NET Comparativo Ford Fiesta ST x Peugeot 208 GTI 2016

    FORD FIESTA ST VS PEUGEOT 208 GTI VS RENAULT CLIO RS - AUTO EXPRESS

    Ford fiesta st review http://bit.ly/1a581ww subscribe to our youtube channel http://bit.ly/11ad1j1 subscribe to the mag http://subscribe.autoexpress.co.uk/yt. FORD FIESTA ST VS PEUGEOT 208 GTI VS RENAULT CLIO RS - AUTO EXPRESS Comparativo Ford Fiesta ST x Peugeot 208 GTI 2016

    FORD FIESTA ST VS RENAULT CLIO RS

    200 cavalli la renault clio rs, 182 la ford fiesta st: due motori benzina 1.600 turbo, assetti sportivi e prestazioni esaltanti. ecco la sfida di quattroruote. FORD FIESTA ST VS RENAULT CLIO RS Comparativo Ford Fiesta ST x Peugeot 208 GTI 2016

    COMPARATIVA FIESTA ST, POLO R WRC, COUNTRYMAN JCW Y FABIA RS - ACTUALIDADMOTOR

    El equipo de actualidadmotor pone a prueba cuatro interesantes gti, el ford fiesta st, el volkswagen polo r wrc, el mini countryman john cooper works y ... COMPARATIVA FIESTA ST, POLO R WRC, COUNTRYMAN JCW Y FABIA RS - ACTUALIDADMOTOR Comparativo Ford Fiesta ST x Peugeot 208 GTI 2016

    Tudo sobre Comparativo Ford Fiesta ST x Peugeot 208 GTI 2016, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Um comentário

  1. Celso macave

    gosto muito da vossa imformacao. sobre homens tem mais dicas para mulher. obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

abastecimento-carro-eua-tres-mangueiras-de-combustivel

Carros elétricos: combustão com dias contados, o planeta agradece

Parecia ficção, mas já virou realidade: a inovação dos carros elétricos, ao lado da maior eficiência dos motores convencionais, arrefece.