Comparativo: Etios vs. Sandero

Home » Automoveis » Comparativo: Etios vs. Sandero

etios

O segmento de “aventureiros urbanos” originado pela Fiat com a Palio Adventure em 1996 causou tamanha euforia que, até hoje, a vibração de seu sucesso reverbera nas paredes das concorrentes. Não por menos, é possível encontrar modelos com roupagem aventureira (mas espírito 100% urbano) em quase todas as montadoras que atuam no Brasil.

No caso da Toyota, a aposta vai para o Etios Cross (R$ 48.240), enquanto a Renault investiu suas fichas no Sandero Stepway (R$ 46.790), modelo que, em breve, seguirá os passos da nova geração do hatch (a Renault, contudo, ainda não dá uma data exata de quando isso ocorrerá). Logo, no quadro atual, qual dos dois é a melhor escolha? 

Embora os dois hatches desse comparativo contem com o visual reforçado por plástico na área externa, o Sandero salta aos olhos do consumidor em função do sistema de navegação com touch screen de 7″ (opcional, por R$ 900), sistema indisponível no Toyota. Ambos oferecem airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, espelhos e travas elétricas, limpador e desembaçador traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve, entre outros. A suspensão 50 mm mais elevada do Sandero Stepway ainda lhe oferece visual um pouco mais robusto que o rival da marca japonesa.

reto

Apesar de não oferecer sistema de navegação, o Etios Cross, no entanto, é mais agradável no dia-a-dia: sua cabine é consideravelmente maior que a do Sandero Stepway, embora seu porta-malas seja ligeiramente menor — são 270 litros contra 320 l do rival da marca francesa. Vale lembrar, no entanto, que apesar de menor se comparado ao Toyota, o Renault passa longe de termos como “apertado”.

A ergonomia no hatch da Renaul também deixa a desejar: seu banco não acolhe o corpo do motorista de modo agradável, e o posicionamento baixo e com tela vertical do sistema de navegação também não facilitam a leitura. Mas, verdade seja dita: ainda é melhor ter um equipamento cuja leitura não é a mais clara possível, do que não ter,e nesse ponto, o modelo da marca francesa recebe seu consumidor melhor que o da empresa japonesa

O Etios se destaca mesmo na hora de dirigir: apesar do painel de instrumentos central oferecer leitura confusa e passar a sensação de grande simplicidade ao condutor, o Etios é consideravelmente mais agradável conduzir que seu concorrente. A posição de dirigir é agradável, bem como as respostas do volante, a progressividade do acelerador e os engates do câmbio passam a sensação de um veículo muito mais bem resolvido que o rival.

Em termos de desempenho, o motor 1.5 16V do Etios Cross supera o 1.6 8V do Sandero em aceleração (0 a 100 km/h em 11s5 no Toyota e 12s0 no Renault) e leva ligeira vantagem nas provas de retomada (de 80 km/h a 120 km/h em quarta marcha o hatch da marca japonesa consumiu 9s0, ante 9s8 do rival francês). O consumo de combustível também vai a favor do Etios: 8,3 km/l em ciclo urbano e 11,8 km/l em rodovias, ante 7,4 km/l e 11,4 km/l, respectivamente, do Sandero. Para finalizar o “pacote dinâmico”, o Etios ainda estancou, em média, 4 m antes do rival nos testes de frenagem. 

E, distante da questão do desempenho máximo (dificilmente alcançado por um motorista em condições normais de trânsito), o Etios Cross oferece rodar mais suave. Seu interior é mais silencioso, e as respostas do acelerador são mais graduais, tornando o convívio mais agradável no dia-a-dia. No caso do Sandero Stepway avaliado, o pedal de aceleração funcionava com respostas mais bruscas no inicio de curso, exigindo delicadeza para evitar solavancos. São pequenos detalhes que fazem diferença no dia-a-dia.

Somadas todas as características, o Toyota Etios Cross se mostra um veículo melhor acertado que o Sandero Stepway. O modelo da marca francesa não pode ser considerado ruim e é até melhor equipado, mas precisa melhorar na dinâmica e na ergonomia dos bancos.

Conclusão…

1º Toyota Etios Cross – Média 6,2 pontos

2º Renault Sandero Stepway – Média 5,8 pontos

O Renault Sandero Stepway é ligeiramente mais acessível e pode ser melhor equipado que o Toyota Etios Cross. Todavia, o Etios dá o troco com bom desempenho, maior espaço interno, conforto ao rodar e prazer ao dirigir. Ele tem seus pontos fracos como o painel simples e de difícil leitura, mas seu conjunto é mais equilibrado.

Preços:

Renault Sandero Stepway 2015

R$ 46.790,00

Toyota Etios Cross 2015 – 2016

R$ 48.240,00

Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    ONIX, HB20 OU FOX? QUAL A MELHOR COMPRA?

    Analisamos os três modelos mais vendidos entre os hatchs compactos para saber qual deles estacionar na garagem de casa. ONIX, HB20 OU FOX? QUAL A MELHOR COMPRA? Comparativo Etios vs. Sandero

    VW UP! TSI X FORD FIESTA SPORT X TOYOTA ETIOS - VOLTA RÁPIDA COM RUBENS BARRICH ..

    Vw up! tsi x ford fiesta sport x toyota etios - volta rÁpida com rubens barrichello #58 | acelerados salve, acelerados! agora é a ... VW UP! TSI X FORD FIESTA SPORT X TOYOTA ETIOS - VOLTA RÁPIDA COM RUBENS BARRICH .. Comparativo Etios vs. Sandero

    QUAL É O MELHOR CARRO ONIX OU HB20?

    Inscreva-se no canal nctvnews e de um like!!! email:noticiaecia7@gmail.com. QUAL É O MELHOR CARRO ONIX OU HB20? Comparativo Etios vs. Sandero

    MELHOR COMPRA: VW MOVE UP! X NOVO FIAT UNO X FORD KA

    Saiba quem levou a melhor em nosso comparativo entre o vw move up!, novo fiat uno e ford ka. MELHOR COMPRA: VW MOVE UP! X NOVO FIAT UNO X FORD KA Comparativo Etios vs. Sandero

    HYUNDAI HB20 TURBO X UP! TSI X ETIOS AUTOMáTICO: PREçOS, CONSUMO, PERFORMANCE

    Http://www.car.blog.br. HYUNDAI HB20 TURBO X UP! TSI X ETIOS AUTOMáTICO: PREçOS, CONSUMO, PERFORMANCE Comparativo Etios vs. Sandero

    Tudo sobre Comparativo Etios vs. Sandero, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades da Toyota 2016 / 2017


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

ahd

Comparativo: Honda Civic x Audi A3 Sedan 2017

Os poucos carros alemães estãu deixando de ser unanimidade, entenda. Não faz muito tempo, dono de carro de marca japonesa.