NovasdoDia » Tecnologia » Como reconhecer um televisor 4K

Como reconhecer um televisor 4K

4kEntenda como funciona a tecnologia das TVs Ultra HD 4K, cada vez mais procuradas pelos consumidores em todo o mundo.

Nos últimos meses, a TV UHD – também conhecida como TV 4K – surgiu como opção mais acessível aos consumidores. De acordo com a previsão de mercado da IHS DisplaySearch, até 230,8 milhões de TVs deverão ser vendidas em todo o mundo em 2015, com as TVs UHD constituindo 13,3% do número total, número que representa 30,6 milhões de unidades. Considerando que a proporção de TVs UHD em todo o mercado mundial foi de apenas 5% (11,7 milhões de unidades) no ano passado, pode-se dizer que as TVs UHD estão revitalizando o mercado.


Essa resposta explosiva do mercado deve-se muito ao fato de as TVs UHD proporcionarem imagens mais realistas com alto nível de detalhamento com precisão comparável apenas ao que se pode ver a olho nu.

A resolução das TVs UHD é quatro vezes maior do que as TVs Full HD convencionais de igual tamanho – por isso o nome TV “4K”. A indústria considera a criação da UHD como o salto mais revolucionário em direção à tecnologia visual desde o desenvolvimento da TV Full HD, há quase uma década. Com tamanha qualidade de imagem em jogo, contudo, é importante entender o tipo de “4K” desejado nas “TVs UHD”.

A estrutura dos pixels pode afetar a resolução nativa

A tela é composta por pixels como a menor unidade. Cada pixel contém subpixels nas cores vermelho, verde e azul para produzir cores precisas. (As luzes vermelha, verde e azul ligadas juntas produzem o branco; se todas estiverem desligadas, obtêm-se o preto). Essa é a estrutura tanto para equipamentos para reprodução (TVs, notebooks, etc), quanto para equipamentos para captação (câmeras de TV, cinema, celulares, etc). Este padrão é conhecido com RGB.

Quando esses pixels se juntam, eles se parecem com isto:

Enquanto isso, o padrão RGBW é uma versão modificada em que partes de RGB (vermelho, verde, azul) são transformadas em luzes brancas. As luzes brancas do RGBW, porém, não apenas se tornam buracos ao representar as cores, mas também distorcem a estrutura do pixel, tornando muito difícil a definição de linhas que são fundamentais para a tecnologia UHD. Relembrando que as câmeras de TV e cinema utilizam o padrão RGB e não WRGB para captação das imagens. Em outras palavras, esses pixels brancos restringem e limitam a paleta de cores que a TV é capaz de exibir na tela, enquanto diluem a qualidade geral da imagem, afetando a claridade, o brilho e a nitidez.

Por causa desse fenômeno, o Nemko, Conselho Norueguês de Testes e Aprovação de Equipamentos Eletroeletrônicos, concluiu que “a resolução RGBW é inferior à resolução UHD e apresenta alguns problemas ao exibir linhas de cores verticais UHD”.

O Instituto de Testes e Certificação VDE, uma associação técnico-científica europeia, também realizou um teste independente de verificação da qualidade. Os resultados revelaram que “com RGBW, há uma perda de 25% da claridade com a resolução horizontal” e que ao conduzir um teste de pontos preto e branco, o “RGBW foi incapaz de exibir precisamente o padrão”.

Normas mais exigentes para garantir verdadeiras imagens UHD

Organizações do setor, como a Associação de Eletrônicos de Consumo (CEA) e a Digital Europe (DE), estabeleceram recentemente normas claras e programas de certificação de UHD. A DE e a CEA definiram claramente as normas de UHD em que um pixel deve reproduzir, de forma independente, uma ampla variedade de cores. Isso significa que um pixel é considerado real apenas se as três cores primárias de luz (vermelho, verde e azul) estiverem incluídas, independentemente de subpixels adicionais não RGB.

A CEA, credenciada pelo Instituto Nacional Americano de Normas (ANSI), é composta por membros de mais de 2 mil empresas do setor de tecnologia de consumo nos Estados Unidos. A organização é uma fonte confiável da indústria de eletrônicos de consumo. A DE – que representa o setor de tecnologia digital na Europa – é composta por membros das maiores empresas de TI, telecomunicações e eletrônicos de consumo do mundo e associações nacionais em toda a Europa. Como a fabricante nº 1 de TVs há 9 anos consecutivos, a Samsung conquistou certificados de UHD da DE e da CEA para todos os seus modelos de TV UHD 2015.

A Samsung produz TVs desde os anos 1970 e busca oferecer o melhor para os consumidores. Como parte desse empenho, a Samsung Electronics incentiva os líderes da indústria de TVs a se comprometerem com o esforço para oferecer as informações do produto mais precisas para os consumidores.

Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    4K, TUDO QUE VOCê PRECISA SABER

    Leia-me! -- | sobre o vídeo | comparação de resoluções com 4k: http://i.imgur.com/xewbogb.png (arquivo com resoluções reais) e vocês, planejam comprar ... 4K, TUDO QUE VOCê PRECISA SABER Como reconhecer um televisor 4K

    🌎 TV 4K VALE A PENA? E QUAL é MELHOR?

    Gostou do vídeo? não esqueça de dar aquela curtida, compartilhar com os amigos e assinar nosso canal! ✓ se inscreva no canal: http://goo.gl/xj96sf ... 🌎 TV 4K VALE A PENA? E QUAL é MELHOR? Como reconhecer um televisor 4K

    TESTE: TV SAMSUNG 4K 55 POLEGADAS

    Veja algumas características de um led-lcd 4k indicado para quem tem sala pequena. TESTE: TV SAMSUNG 4K 55 POLEGADAS Como reconhecer um televisor 4K

    SAIBA POR QUE A IMAGEM NA TV 4K é DIFERENTE

    Depois de apresentar a primeira tv 4k (ou ultra hd) lançada no mercado pela lg (veja aqui), chegou a vez de nossa equipe começar pra valer os testes com ... SAIBA POR QUE A IMAGEM NA TV 4K é DIFERENTE Como reconhecer um televisor 4K

    TUDO QUE VOCê PRECISA SABER SOBRE AS TV'S 4K

    Você provavelmente já deve ter visto algo sobre as televisões 4k, confira neste vídeo tudo que você precisa saber sobre essa nova tecnologia! TUDO QUE VOCê PRECISA SABER SOBRE AS TV'S 4K Como reconhecer um televisor 4K

    Tudo sobre Como reconhecer um televisor 4K, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    Muito além das GPUs: As tecnologias da NVIDIA que facilitam a vida de quem faz jogos

    A empresa norte-americana faz mais do que apenas placas de vídeo A empresa de tecnologia norte-americana é conhecida por suas poderosas placas de vídeo, mas ela faz muito (muito!) mais do que isso.

    Ancine nega e esclarece aumento de impostos nos games

    Explicando a verdade Depois de notícias que afirmavam que indústria de jogos sofreria a adição de 'taxa cultural' no Brasil terem sido publicadas, órgão recomenda redução de cobranças no setor.

    YouTube anuncia serviço de TV ao vivo online

    Até seis contas por assinatura Os principais canais da rede aberta e a cabo dos Estados Unidos estarão inclusos no serviço, ainda sem previsão de estreia no Brasil.

    GDC 2017: NVIDIA anuncia a GeForce GTX 1080 Ti

    Nova e poderosa GPU será lançada em 10 de março e custará U$ 699 A mais nova GPU é 35% mais poderosa que sua antecessora. Ela será lançada em 10 de março e custará U$ 699

    Sony revela quantidade de vendas do PlayStation VR até o momento

    Mais de 900 mil pessoas já compraram o acessório De acordo com a fabricante, o headset está vendendo mais rápido do que o esperado.

    ROG anuncia novo mouse 'ideal para MOBA'

    Confira as especificações Acessório possibilita o uso por destros e canhotos, ajustes de índices de velocidade, configurações de perfis de iluminação e mais.

    Alguém criou cadarços que se amarram sozinhos... usando blocos de LEGO

    Faça você também Um sujeito bastante habilidoso criou uma peça motorizada para ser conectada a um par de tênis.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

Videogame Atari está de volta: Tectoy lançou uma nova versão do clássico com 101 jogos, veja preço

O clássico dos Vídeo Games voltou! Febre na década de 1980, o videogame Atari está de volta às lojas. A.