NovasdoDia » Atualidades » Negócios » Como redes sociais pode ajudar ou prejudicar sua carreira

Como redes sociais pode ajudar ou prejudicar sua carreira

Redes Sociais pode ser um grande aliado para impulsionar sua carreira! Considerando o fato de que o Brasil é um dos países onde as pessoas mais utilizam as redes sociais, nada mais justo que tornar este hábito uma atividade favorável ao crescimento da sua carreira profissional. Pesquisas mostram que mais de 60% dos recrutadores no Brasil se munem das informações disponíveis em redes sociais na caça de novos talentos para as empresas nas quais trabalham.

Uma das dicas de como usar as redes sociais pra ajudar na carreira é ter em mente é que o mundo virtual não substitui o “mundo real”, presencial. Não é porque você tem vários contatos em uma rede social que você precisa deixar de comparecer em reuniões, conferências e encontros informais de trabalho. É importante ter um bom networking online, os contatos na internet podem ajudar, mas também é imprescindível manter esses contatos próximos de forma presencial, reforçando estes laços e também aproveitar oportunidades de conhecer novos contatos pessoalmente.

Hoje, além das mais conhecidas redes como Facebook, Twitter e Orkut, existem também as redes sociais para carreira profissional como o LinkedIn. Se optar por ter uma conta em uma rede social, procure mantê-la atualizada e estar sempre antenada ao que está acontecendo nelas. Não deixe de responder mensagens e recados. Caso você não goste de redes sociais, talvez seja melhor não ter uma conta em nenhuma do que ter e deixar seu perfil desatualizado e seus contatos sem retorno.

impulsione carreira redes sociais Impulsione sua carreira com as redes sociais Alguns profissionais preferem manter duas contas nas redes sociais, uma profissional e uma pessoal. Porém é inevitável que em algum momento informações pertinentes a conta pessoal se misturem com a profissional.

Nesse caso, o melhor é tomar cuidado ao divulgar informações e fotos, agir sempre com cautela, sem exageros e tentar não se expor demais. Felizmente, há casos em que as informações pessoais podem agir a favor do profissional.

Outra dica interessante sobre como impulsionar sua carreira com as redes sociais é manter um blog ou compartilhar informações relacionadas à sua área de trabalho na internet. Desta forma, buscas atrairão outros profissionais da área e até mesmo empregadores. Desta forma você amplia seus contatos, as oportunidades e ainda cria uma imagem profissional na rede.

Não se esqueça de que internet é um local público, por mais que você possa restringir as informações disponíveis, tudo fica arquivado em algum lugar e quando você menos espera, alguém pode tomar conhecimento de algo que você não queria que soubessem (especialmente futuros empregadores).

Procure manter uma etiqueta básica nas redes sociais, não comente sobre festas exageradas ou fale mal de onde trabalha ou trabalhou. Mantenha os assuntos de acordo com o tipo de rede social que está usando. Além disso, seja cautelosa na escolha de contatos e comunidades que pretende adicionar ao seu perfil, isso será considerado uma referência de como você é e como age.

As redes sociais podem ser um trunfo na mão de quem sabe usá-las a seu favor. Por isso, quando decidir usar uma, pense bem e aja estrategicamente para tirar o melhor proveito dessas ferramentas.

Para não errar na hora de usar as redes sociais e não colocar o emprego em risco, ele dá oito dicas simples de etiqueta on line que, não por coincidência, são as mesmas que dou na minha palestra.

  1. Rede Social não é lugar para resolver problemas

Se estiver com um problema no trabalho, não espalhe nas redes sociais. Quem tem este tipo de atitude demonstra que não tem maturidade para resolver suas questões profissionais.

  1. Escolha bem suas palavras

Muitos problemas podem começar na escolha inadequada das palavras em uma mensagem on line. Evite que seus posts tenham um tom indelicado ou irritado.

  1. Nunca poste assuntos sigilosos ou estratégicos da empresa

Postar dicas ou indícios de informações estratégicas ou novos projetos que ainda não foram lançados no mercado pode alertar concorrentes e colocar em risco o projeto e até mesmo seu emprego.

  1. Aprenda a dosar o uso das redes sociais durante o expediente

Mesmo que as redes sociais sejam permitidas na empresa, o indicado é que nada seja postado durante o expediente. Certas postagens podem passar a impressão de que o funcionário está se divertindo ao invés de trabalhar.

  1. Seja discreto

Evite os posts abertos para comentar ou repercutir polêmicas. Opte sempre por uma conversa particular para evitar a exposição de seus problemas ou pontos de vista que podem gerar controvérsias. Isso não significa ter que abrir mão de sua identidade. Emitir opiniões maduras e bem embasadas a respeito de um assunto que diz respeito à empresa pode ser bem interpretado. A chave nestes momentos é ter bom senso.

  1. Cuidado com suas fotos

Evite publicar fotos íntimas ou sensuais. Até mesmo as fotos de roupa de banho como biquíni para as mulheres e sem camisa para os homens devem ser evitadas se você tem algum colega de trabalho em sua rede de contatos ou pretende vir a ter. Preserve sua imagem profissional.

  1. Não reclame publicamente

Comentários como “Esta semana não acaba” ou “Feriado chega logo” passam a impressão de que você não está satisfeito com seu trabalho e podem ser mal interpretados pelos chefes. Por mais cansativa e estressante que tenha sido sua semana, as redes sociais não são o melhor lugar para desabafar.

  1. Antes de publicar revise, revise e revise

Quer compartilhar uma notícia? Cheque se ela é verdadeira e se a fonte é confiável. Distribuir informações falsas ou incorretas na rede social podem passar uma péssima impressão.

Não deixe de verificar se tudo está escrito de forma correta, sem erros de português e, na dúvida, consulte um dicionário. É melhor revisar do que compartilhar algum erro que traga constrangimento futuro.

E, por fim, questione-se: Este conteúdo é realmente relevante para sua rede de contatos? Ele contribui para uma boa imagem pessoal e profissional? Se as respostas forem sim, revise tudo e publique.


Comportamento do mercado, crise financeira e qual carreira seguir em 2015, a economia do Brasil levado a sério.

    COMO MONITORAR AS REDES SOCIAIS PODE AJUDAR SUA GESTãO DE CONTEúDO

    Gravação do webinar realizado em 25/11/2014. neste vídeo, você vai entender: ○ por que um bom conteúdo faz diferença em suas ações de marketing ... COMO MONITORAR AS REDES SOCIAIS PODE AJUDAR SUA GESTãO DE CONTEúDO Como redes sociais pode ajudar ou prejudicar sua carreira

    CONVERSA ACADêMICA - REDES SOCIAIS PODEM ME AJUDAR A ESTUDAR?

    Qual é a função das redes sociais? as redes sociais podem me ajudar a estudar? CONVERSA ACADêMICA - REDES SOCIAIS PODEM ME AJUDAR A ESTUDAR? Como redes sociais pode ajudar ou prejudicar sua carreira

    O PODER E OS RISCOS DAS REDES SOCIAIS

    A exposiÇÃo das pessoas nas redes sociais nÃo para de crescer. mas atÉ que ponto as redes sociais podem ajudar ou ... O PODER E OS RISCOS DAS REDES SOCIAIS Como redes sociais pode ajudar ou prejudicar sua carreira

    Tudo sobre Como redes sociais pode ajudar ou prejudicar sua carreira, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *