NovasdoDia » Acessórios » Como funciona o freio ESP para motocicletas

Como funciona o freio ESP para motocicletas

esp2Batizado de MSC (Motorcycle Stability Control), o sistema desenvolvido pela Bosch em conjunto com a KTM tem a função de neutralizar a força do motor e dos freios conforme a inclinação da moto.

Para isso, a tecnologia usa sensores que medem a rotação das rodas e fazem uma associação com o ângulo de distância da moto ao solo.

Se o motociclista estiver muito rápido em uma curva e “puxar” bruscamente o manete, o sistema controlará o travamento da roda, evitando que ela derrape.

O mesmo ocorre quando o freio traseiro é usado. Se ambos estiverem acionados, o módulo eletrônico desempenha a função de controlar a distribuição da força.

Como em um cérebro, os sensores passam todas as informações para um módulo, que é o responsável por comandar o sistema de freios antitravamento – ABS – e o controle de tração.

Os dados enviados pelos sensores chegam aos componentes por meio de um circuito hidráulico, que por sua vez interliga todos eles.

O controle de estabilidade da KTM 1190 Adventure funciona tanto no asfalto quanto na terra, uma vez que a motocicleta faz parte de um segmento voltado ao uso fora de estrada.

Nesta situação, o controle de estabilidade evita a derrapagem da roda traseira quando ela estiver em locais de baixa aderência.

Segundo o presidente da divisão de Chassi da Bosch, Gerhard Steiger, o projeto nasceu após a realização de uma pesquisa, que apontou que 24% dos acidentes envolvendo motocicletas ocorrem em curvas.


Gadegts para carros e motocicletas, além de dicas de conserto e reparo utilizando peças e acessórios das melhores marcas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *