NovasdoDia » Tecnologia » TV LCD, Plasma ou LED: Como escolher e comprar sua Televisão: O Guia Essencial

TV LCD, Plasma ou LED: Como escolher e comprar sua Televisão: O Guia Essencial

Se você pretende comprar uma TV nova, saiba que existem no Mercado muitas opções de compra, com muitos extras, formatos de ecrã. Cada marca de TV inova para ser melhor que a outra.

Neste artigo pretendemos dar-lhe a conhecer quais os aspetos que tem de ter mais atenção aquando da compra da sua nova TV.


É óbvio que a sua capacidade monetária irá influenciar a sua compra.

É possível encontrar uma boa TV por pouco dinheiro, mas também há TVs boas por muito dinheiro. Esta diferença de valores deve-se a: tamanho do ecrã, características, marca.

Atualmente a maioria das pessoas deseja comprar uma TV de painel estreito, mas nunca sabe se deve optar por um LCD ou por um Plasma. Tanto o LCD como o Plasma no exterior são semelhantes, a diferença reside nas características tecnológicas por detrás da formação da imagem.

Por a venda de LCDs superar a de Plasmas por larga margem – devido aos plasmas estarem disponíveis apenas a partir de ecrãs com 42 polegadas e maior – não pense que os LCDs são os melhores. Considere os dois tipos de TVs, em especial se procura um conjunto para 3D. Os ecrãs planos têm uma projeção de imagem posterior com difusores de imagem laterais.

Os projetores frontais são uma boa escolha para quem tem salas de visualização de TV grandes, mas não são práticos para o dia-a-dia.

As TVs a 3D são recentes. Mas com o aparecer de mais oferta de possibilidades 3D pelas marcas os preços têm vindo a descer e há cada vez mais conteúdo em 3D. é possível que este ano (2011) ainda surjam muitas novidades à volta das TVs 3D.

Outra característica existente em alguns LCDs e Plasmas, ligação à internet que possibilita a visualização por stream e aceder a sites populares.

Decidir qual o tamanho do ecrã de TV que quer comprar é um dos aspetos mais apreciados, a maioria dos compradores tendem a comprar TVs com grande ecrã para substituir a sua TV velha pois acreditam que com um ecrã maior poderão apreciar o mais ínfimo detalhe do conteúdo em alta definição (HD), ficando com a sensação de estar numa sala de cinema.

Para uma TV que seja usada com frequência o ideal é comprar uma com ecrã de 37 polegadas. A maioria dos compradores gostaria de comprar um entre 40 a 42 polegadas, se o orçamento e espaço da sala o permitam, ou uma de 46 polegadas ou mais… mas quanto maior a dimensão do ecrã, mais afastado tem de estar dele, para poder visualizar a imagem por inteiro sem esforça a vista.

Se deseja ter uma TV no quarto, cozinha, escritório, ecrãs com 26 a 32 polegadas são suficientes ou ainda mais pequenos.

Recomenda-se a visualização de TV a cerca de 1,5 a 2 metros de distância para um ecrã com 37 polegadas ou 2 a 2,5 metros acima de 46 polegadas. Esta distância influenciará a qualidade da imagem.

A uma distância adequada verá a imagem sem pixeisA uma distância inferior à recomendada poderá ver a imagem com pixeis, ou seja, não verá os detalhes, verá mais grão, ruído de sinal na imagem.

A resolução do ecrã significa o número de pixeis, ou elementos da imagem que formam o ecrã.

Um ecrã a 720p exibe imagens com resolução a 1024×768, 1280×720 ou 1366×768 pixeis.Um ecrã a 1080p, por vezes anunciados como “Full HD” (alta definição) exibe imagens com resolução de 1920×1080 pixéis.

O primeiro número de cada combinação indica o número de pixeis que atravessam o ecrã da esquerda para a direita; o segundo número indica o número de pixeis que atravessam o ecrã do topo até ao fundo.

O segundo número é também usado para descrever a resolução do ecrã. Um ecrã 1080p tem 1080 pixeis desde o topo até ao fundo. A maioria dos novos TVs LCD e Plasma com ecrãs de 40 polegadas e mais, apresentam de resolução 1080p, o que levou à diminuição da diferença de preço entre os ecrãs de 720p e 1080p.

Um ecrã com 1080p dá-lhe o mais ínfimo detalhe que um 720p, mas a resolução do ecrã por si só não determina a qualidade da imagem. Fatores como luminosidade, contraste e cor também influenciam.

Numa TV com 50 polegadas pode ver o mais ínfimo detalhe a 1080p, mas em ecrãs de 40 a 47 polegadas é capaz de notar outras melhorias, especialmente vendo de mais perto. Em tamanhos mais pequenos os benefícios de uma resolução 1080p são menos explicitas. Mas há uma exceção: se planeia usar a sua TV como monitor de um computador, a resolução de 1080p é melhor. Quanto maior a resolução mais conteúdo conseguirá ver com maior clareza e maior detalhe do que com um 720p.

O que irá ver também importará na escolha do monitor. Para apreciar os benefícios de um TV com 1080p precisa de conteúdo de alta definição. Pode comprar um disco bluray com conteúdo verdadeiro de 1080p e apreciar a qualidade de imagem.

Um ecrã com 1080p irá converter os sinais de imagem da sua tv por cabo, por exemplo, para a resolução nativa do seu ecrã. Se a qualidade de transmissão for boa e a TV fizer o seu trabalho, a qualidade de imagem poderá ser espetacular.

Outros aspetos a ter em conta é as características disponíveis e as marcas.

Quando estiver na loja ou a comprar pela internet terá de decidir se pretende adquirir uma extensão de garantia, quanto gastar com cabos, como conseguir o melhor preço, entre outras…

A maioria dos ecrãs de alta resolução são ecrãs planos LCD e Plasma que podem ser montados na parede ou numa estante.

Quando andar à procura do seu novo TV pode ver alguns marcados como “LED TV”, que são na verdade LCD que usam lâmpadas LED, não são um novo tipo de TV. São por dentro são LCDs.

A maioria das TVs 3D são LCDs ou plasmas, mas que apresentam projeções posteriores DLP que dão a capacidade 3D de alguns projetores frontais.

TVs com cinescópio estão a tornar-se menos comuns. São já poucas as marcas que produzem deste tipo de TVs.

Há algumas características que assegurarão a sua satisfação aquando da colocação do seu novo TV na sala de estar. A maioria dessas características são comuns a todo o tipo de TVs, mas algumas são específicas e são indicadas junto à TV quando a estiver a comprar. Tipo de características que pode encontrar:

3DTecnologia 120Hz, 120Hz, 240Hz e 480Hz  (LCDs)Iluminação LED (LCDs)Ligação à internetLigação Wi-FiEntradas (inputs e outputs)Ajuste de aspeto/resoluçãoModo de filmeDLNA (Digital Living Network Alliance) – acesso ao seu pcDefinições e modos de TVPicture-In-Picture (PIP) – permite a divisão do ecrã em dois, ver dois canais em simultâneoControlo remoto iluminadoColunasEcrã anti brilho (plasma)Ecrã anti intensidade (plasma)Correção de parede (projetores frontais)Mecanismo de ajuste de lente (projetores frontais)Íris dinâmica (projetores frontais)

No mercado existem imensas marcas de TVs, algumas mais conhecidas que outras. Deixamos-lhe uma pequena lista com algumas das marcas de TVs:

AOC – vende LCD

Epson – vende projetores

Funai – vende LCDHaier – vende LCD

Hitachi – vende plasmas e LCD

JVC – vende LCD e projetores

LG – vende LCD, plasmas e projetores

Mitsubishi – vende LCD e projetores

Optoma – vende projetores

Panasonic – vende plasmas, LCD e projetores

Philips – vende LCD

Polaroid – vende LCD

Samsung – vende LCD, plasmas e projetores

Sanyo – vende LCD, plasmas e projetores

Sharp – vende LCD e projetores

Sony – vende LCD e projetores

Toshiba – vende LCD

Westinghouse – vende LCD

Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    QUAL A MELHOR TV: PLASMA, LCD OU LED?

    2014 é ano de copa do mundo, e se você não foi um dos sorteados para comprar ingressos, terá de ver os jogos pela tv. então que tal trocar sua tv velhinha ... QUAL A MELHOR TV: PLASMA, LCD OU LED? TV LCD, Plasma ou LED Como escolher e comprar sua Televisão O Guia Essencial

    PLASMA OU LED-LCD: QUAL é O MELHOR TV?

    Começou hoje pela manhã o módulo 2 do programa home expert, pioneiro na certificação para integradores de sistemas eletrônicos residenciais no brasil. PLASMA OU LED-LCD: QUAL é O MELHOR TV? TV LCD, Plasma ou LED Como escolher e comprar sua Televisão O Guia Essencial

    COMO REFRIGERAR SUA TV LCD , PLASMA OU LED , MAS DURABILIDADE

    COMO REFRIGERAR SUA TV LCD , PLASMA OU LED , MAS DURABILIDADE TV LCD, Plasma ou LED Como escolher e comprar sua Televisão O Guia Essencial

    PLASMA, LCD, LED E OLED. ENTENDA A DIFERENçA.

    Qual a melhor tv para sua necessidade? plasma = melhor imagem, vida útil um pouco menor. lcd = pior imagem, cores não tão ativas quanto na plasma, ... PLASMA, LCD, LED E OLED. ENTENDA A DIFERENçA. TV LCD, Plasma ou LED Como escolher e comprar sua Televisão O Guia Essencial

    LED, LCD, OLED, PLASMA, CRT, QUAL A DIFERENçA?

    Contato direto: contatobrx@icloud.com leia a descriÇÃo abaixo por favor antes de comentar … serviços exclusivos brx: ... LED, LCD, OLED, PLASMA, CRT, QUAL A DIFERENçA? TV LCD, Plasma ou LED Como escolher e comprar sua Televisão O Guia Essencial

    Tudo sobre TV LCD, Plasma ou LED Como escolher e comprar sua Televisão O Guia Essencial, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    Muito além das GPUs: As tecnologias da NVIDIA que facilitam a vida de quem faz jogos

    A empresa norte-americana faz mais do que apenas placas de vídeo A empresa de tecnologia norte-americana é conhecida por suas poderosas placas de vídeo, mas ela faz muito (muito!) mais do que isso.

    Ancine nega e esclarece aumento de impostos nos games

    Explicando a verdade Depois de notícias que afirmavam que indústria de jogos sofreria a adição de 'taxa cultural' no Brasil terem sido publicadas, órgão recomenda redução de cobranças no setor.

    YouTube anuncia serviço de TV ao vivo online

    Até seis contas por assinatura Os principais canais da rede aberta e a cabo dos Estados Unidos estarão inclusos no serviço, ainda sem previsão de estreia no Brasil.

    GDC 2017: NVIDIA anuncia a GeForce GTX 1080 Ti

    Nova e poderosa GPU será lançada em 10 de março e custará U$ 699 A mais nova GPU é 35% mais poderosa que sua antecessora. Ela será lançada em 10 de março e custará U$ 699

    Sony revela quantidade de vendas do PlayStation VR até o momento

    Mais de 900 mil pessoas já compraram o acessório De acordo com a fabricante, o headset está vendendo mais rápido do que o esperado.

    ROG anuncia novo mouse 'ideal para MOBA'

    Confira as especificações Acessório possibilita o uso por destros e canhotos, ajustes de índices de velocidade, configurações de perfis de iluminação e mais.

    Alguém criou cadarços que se amarram sozinhos... usando blocos de LEGO

    Faça você também Um sujeito bastante habilidoso criou uma peça motorizada para ser conectada a um par de tênis.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

Videogame Atari está de volta: Tectoy lançou uma nova versão do clássico com 101 jogos, veja preço

O clássico dos Vídeo Games voltou! Febre na década de 1980, o videogame Atari está de volta às lojas. A.