NovasdoDia » Tecnologia » Gadget » Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

Gadegts digno de filme de ficção científica, Já imaginou poder controlar a lâmpada da sua casa com o seu smartphone? A Philips Hue permite que donos de iPhones e aparelhos Android façam isso e é possível até mesmo automatizar a ativação das luzes de acordo com a tecnologia de geolocalização do celular.

Dessa forma, quando entrar em casa, você encontrará a sua sala de estar iluminada com a cor que quiser. Se você pensou na risada usada nas redes sociais ou no movimento gamer “Hue BR” quando ouviu o nome do produto, você se enganou. A palavra Hue significa matiz ou nuance, tradução livre, e esse nome tem tudo a ver com o que ela é capaz de fazer.

A lâmpada high-tech da Philiphs permite a alteração de cores e criação padrões de ativação à distância, além de perfis de iluminação que podem ser ativados com um toque no aplicativo. Se você estiver disposto a pagar 1.299 reais pelo kit de iluminação, você terá as lâmpadas do futuro na sua casa.

A Philips garante que as lâmpadas duraram por 15 mil horas de uso. Ou seja, usando-as durante seis horas por dia, os produtos precisariam ser substituídos somente depois de aproximadamente sete anos. Além disso, como a tecnologia é LED, o consumo de energia elétrica é baixo, chegando a gastar 80% menos do que uma lâmpada incandescente comum.

Usabilidade

A Philips vende o kit com três lâmpadas e um aparelho que funciona como bridge, ou gateway, que literalmente faz a ponte entre os comandos enviados por smartphones por Wi-Fi e os transmitidos para as luzes (que recebem o sinal em Zigbee).

A configuração é muito simples. Você liga a ponte (bridge ZigBee) na tomada e aguarda a inicialização. Ela tem três luzes para indicar o funcionamento (ligado a força, ligado a rede e conectado). Feito isso, instale o aplicativo de controle no seu smartphone Android ou iOS e selecione a opção “Encontrar ponte”. Na bridge, pressione o botão do centro e aguarde a configuração. O app é automático neste ponto. Uma vez conectado a ponte você está apto a controlar as lâmpadas à distância por meio da internet.

O aplicativo tem cenas pré-definidas com diversas variações de cores, como modos de relaxamento e leitura. Para mudar a cor de uma lâmpada ou de várias ao mesmo tempo, você pode arrastar um ponto que representa cada lâmpada até a cor desejada e elas assumem a cor na sequencia. É possível, por exemplo, configurar o horário que ela vai ligar e desligar. Também dá para configurar para as luzes acenderem e apagarem quando você chega em casa, usando o GPS do seu smartphone (de longe, este é o recurso mais útil). Mas, para fazer isso, é necessário realizar um cadastro no site Meet Hue.

Se quiser, você pode até mesmo colocar diversas lâmpadas Hue na sua casa. A bridge do produto tem suporte para a conexão de até 50 lâmpadas, que são vendidas separadamente por 270 reais. Depois entrar com sua conta no aplicativo é possível compartilhar as “cenas” novas (padrões de iluminação) que você criar com base em uma imagem e, baixar cenas de outros usuários. Dá também configurar um timer para ligar a lâmpada como se fosse um alarme.

Como existe API aberta para diversas linguagens e sistemas, há diversos truques que podem ser realizados com apps criados por desenvolvedores em todo o mundo. Claro que aplicação da maioria deles é limitada (afinal, o que mais você poderia fazer com uma lâmpada além de iluminar um ambiente?).

O aplicativo de automatização de tarefas, disponível para Android e iOS, chamado de IFTTT tem aplicações curiosas nesse kit de lâmpadas. É possível programar as luzes para piscarem quando houver uma notificação no Facebook ou no Instagram. Além deste, vários outros apps podem ser usados. Para citar alguns, existem: MagicHue, Ambify, Hue Disco, Coverlights, Hue Remote e o Hue Scintillator.

Vale a pena?

Se nos Estados Unidos a Philips Hue é considerada de alto custo por ser vendida por 200 dólares, no Brasil, o valor é muito maior: 1.299 reais. A curto prazo, não vale a pena ter um produto como este que serve apenas como um artigo de luxo bacana para se ter em casa e mostrar aos amigos. Entretanto, tomando o devido cuidado para não quebrá-las, as lâmpadas oferecem uma excelente durabilidade (aproximadamente sete anos) e também farão a diferença na conta de energia. Após alguns meses, o produto se paga pela economia de eletricidade. Portanto, as lâmpadas valem a pena para quem estiver disposto a investir em um sistema de iluminação avançado que torna a casa muito mais conectada. Além disso, está prevista pela Apple uma integração com a assistente pessoal Siri, do iPhone, que permitirá desligar as luzes com um comando de voz. Mas isso só deve acontecer após o lançamento oficial do iOS8.


    COMO CONTROLAR A LUZ DA LANTERNA DO ANDROID

    Instagram: https://www.instagram.com/lucas_tuk aplicativo: http://tukemperial.com.br/como-controlar-a-luz-da-lanterna-do-android meu facebook: ... COMO CONTROLAR A LUZ DA LANTERNA DO ANDROID Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

    COMO CONTROLAR UMA FITA DE LED RGB PELO CELULAR

    Controle uma fita de led rgb pelo seu celular ou tablet. tudo o que você precisa é de: - fita de led rgb - tomada - modulo rgb da automação. COMO CONTROLAR UMA FITA DE LED RGB PELO CELULAR Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

    TIMER PARA CONTROLAR TEMPO DE ILUMINAçãO DO AQUáRIO

    Aqui falao sobre algo até conhecido, um aparelho extremamente útil para controlar o fotoperíodo do aquário. increva-se no canal; TIMER PARA CONTROLAR TEMPO DE ILUMINAçãO DO AQUáRIO Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

    Tudo sobre Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *