Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

Home » Tecnologia » Gadget » Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

Gadegts digno de filme de ficção científica, Já imaginou poder controlar a lâmpada da sua casa com o seu smartphone? A Philips Hue permite que donos de iPhones e aparelhos Android façam isso e é possível até mesmo automatizar a ativação das luzes de acordo com a tecnologia de geolocalização do celular.

Dessa forma, quando entrar em casa, você encontrará a sua sala de estar iluminada com a cor que quiser. Se você pensou na risada usada nas redes sociais ou no movimento gamer “Hue BR” quando ouviu o nome do produto, você se enganou. A palavra Hue significa matiz ou nuance, tradução livre, e esse nome tem tudo a ver com o que ela é capaz de fazer.

A lâmpada high-tech da Philiphs permite a alteração de cores e criação padrões de ativação à distância, além de perfis de iluminação que podem ser ativados com um toque no aplicativo. Se você estiver disposto a pagar 1.299 reais pelo kit de iluminação, você terá as lâmpadas do futuro na sua casa.

A Philips garante que as lâmpadas duraram por 15 mil horas de uso. Ou seja, usando-as durante seis horas por dia, os produtos precisariam ser substituídos somente depois de aproximadamente sete anos. Além disso, como a tecnologia é LED, o consumo de energia elétrica é baixo, chegando a gastar 80% menos do que uma lâmpada incandescente comum.

Usabilidade

A Philips vende o kit com três lâmpadas e um aparelho que funciona como bridge, ou gateway, que literalmente faz a ponte entre os comandos enviados por smartphones por Wi-Fi e os transmitidos para as luzes (que recebem o sinal em Zigbee).

A configuração é muito simples. Você liga a ponte (bridge ZigBee) na tomada e aguarda a inicialização. Ela tem três luzes para indicar o funcionamento (ligado a força, ligado a rede e conectado). Feito isso, instale o aplicativo de controle no seu smartphone Android ou iOS e selecione a opção “Encontrar ponte”. Na bridge, pressione o botão do centro e aguarde a configuração. O app é automático neste ponto. Uma vez conectado a ponte você está apto a controlar as lâmpadas à distância por meio da internet.

O aplicativo tem cenas pré-definidas com diversas variações de cores, como modos de relaxamento e leitura. Para mudar a cor de uma lâmpada ou de várias ao mesmo tempo, você pode arrastar um ponto que representa cada lâmpada até a cor desejada e elas assumem a cor na sequencia. É possível, por exemplo, configurar o horário que ela vai ligar e desligar. Também dá para configurar para as luzes acenderem e apagarem quando você chega em casa, usando o GPS do seu smartphone (de longe, este é o recurso mais útil). Mas, para fazer isso, é necessário realizar um cadastro no site Meet Hue.

Se quiser, você pode até mesmo colocar diversas lâmpadas Hue na sua casa. A bridge do produto tem suporte para a conexão de até 50 lâmpadas, que são vendidas separadamente por 270 reais. Depois entrar com sua conta no aplicativo é possível compartilhar as “cenas” novas (padrões de iluminação) que você criar com base em uma imagem e, baixar cenas de outros usuários. Dá também configurar um timer para ligar a lâmpada como se fosse um alarme.

Como existe API aberta para diversas linguagens e sistemas, há diversos truques que podem ser realizados com apps criados por desenvolvedores em todo o mundo. Claro que aplicação da maioria deles é limitada (afinal, o que mais você poderia fazer com uma lâmpada além de iluminar um ambiente?).

O aplicativo de automatização de tarefas, disponível para Android e iOS, chamado de IFTTT tem aplicações curiosas nesse kit de lâmpadas. É possível programar as luzes para piscarem quando houver uma notificação no Facebook ou no Instagram. Além deste, vários outros apps podem ser usados. Para citar alguns, existem: MagicHue, Ambify, Hue Disco, Coverlights, Hue Remote e o Hue Scintillator.

Vale a pena?

Se nos Estados Unidos a Philips Hue é considerada de alto custo por ser vendida por 200 dólares, no Brasil, o valor é muito maior: 1.299 reais. A curto prazo, não vale a pena ter um produto como este que serve apenas como um artigo de luxo bacana para se ter em casa e mostrar aos amigos. Entretanto, tomando o devido cuidado para não quebrá-las, as lâmpadas oferecem uma excelente durabilidade (aproximadamente sete anos) e também farão a diferença na conta de energia. Após alguns meses, o produto se paga pela economia de eletricidade. Portanto, as lâmpadas valem a pena para quem estiver disposto a investir em um sistema de iluminação avançado que torna a casa muito mais conectada. Além disso, está prevista pela Apple uma integração com a assistente pessoal Siri, do iPhone, que permitirá desligar as luzes com um comando de voz. Mas isso só deve acontecer após o lançamento oficial do iOS8.

    TIMER PARA CONTROLAR TEMPO DE ILUMINAçãO DO AQUáRIO

    Aqui falao sobre algo até conhecido, um aparelho extremamente útil para controlar o fotoperíodo do aquário. increva-se no canal; TIMER PARA CONTROLAR TEMPO DE ILUMINAçãO DO AQUáRIO Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

    COMO CONTROLAR A LUZ DA LANTERNA DO ANDROID

    Instagram: https://www.instagram.com/lucas_tuk aplicativo: http://tukemperial.com.br/como-controlar-a-luz-da-lanterna-do-android meu facebook: ... COMO CONTROLAR A LUZ DA LANTERNA DO ANDROID Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

    COMO CONTROLAR A LUZ DE NOTIFICAçãO

    Like e favorito para ajudar na divulgação do canal inscreva-se para melhor acompanhar o canal. COMO CONTROLAR A LUZ DE NOTIFICAçãO Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

    3NYX PARA XCENE: MóDULO PARA CONTROLAR SISTEMA DE ILUMINAçãO

    Este video apresenta o módulo 3nyx para controle de iluminação via rs232, desenvolvido para o sistema xcene (www.xcene.com.br). aspectos como ... 3NYX PARA XCENE: MóDULO PARA CONTROLAR SISTEMA DE ILUMINAçãO Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

    3NYX PARA DLITE: MóDULO PARA CONTROLAR SISTEMA DE ILUMINAçãO

    Este video apresenta o módulo 3nyx para controle de iluminação via rs232, desenvolvido para o sistema dlite (www.dlite.com.br). aspectos como ... 3NYX PARA DLITE: MóDULO PARA CONTROLAR SISTEMA DE ILUMINAçãO Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue

    Tudo sobre Como controlar a iluminação de sua casa com Smartphones utilizando o Philips Hue, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    Nintendo revela Fire Emblem Heroes para dispositivos mobiles

    A franquia finalmente chega aos smartphones Os planos da Big N no mercado de smartphones continuam firmes e fortes.

    Xbox One terá mudanças em sua dashboard

    Um guia para o "guia" A Microsoft vai mudar o que o seu botão "home" via fazer -- e aqui estão algumas imagens do resultado final.

    Nintendo Switch será compatível com cartões Micro SDXC de 2 terabytes (quando eles existirem)

    Muito espaço para seus games de Switch Apesar de tamanha capacidade ainda não estar disponível no mercado, a Nintendo confirmou que esse modelo poderá ser usado no novo console futuramente.

    Atari vai anunciar novo hardware em breve

    Em parceria com a Gameband Empresa fechou parceria com a Gameband, que produz dispositivos para utilizar no pulso.

    Anatel nega implementação de limite de internet fixa, diz site

    Agência negou afirmação de Kassab sobre mudança Ao G1, Juarez Quadros, presidente da agência, declarou que consumidor não vai ser afetado por mudanças.

    Astronautas que vão para Marte podem ficar loucos durante a viagem

    Marte Ataca! Enorme distância da Terra e muita proximidade com integrantes da equipe podem trazer efeitos adversos.

    Ministro confirma que limite na internet fixa vai começar em 2017

    Anatel já havia se pronunciado anteriormente sobre o caso Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), declarou que "as empresas [operadoras] têm seus limites".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

SYNC Connect da Ford trará Wi-fi para dentro dos carros da marca

A montadora Ford vai incorporar um  acesso Wi-Fi ao seu sistema de conectividade SYNC da série 3, que permitirá a.