Chevrolet S10 2.8 LTZ 4X4 CDTI Turbo Diesel Automático

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Líder do segmento de picapes médias há 17 anos, com 31.405 unidades emplacadas de janeiro a julho deste ano, a Chevrolet S10 tem participação de 30,8% neste mercado. Mas isso não é motivo para que a marca fique acomodada. Para a linha 2014, a picape passa a contar com a segunda geração do motor Chevrolet 2.8 turbodiesel 2017, que recebeu importantes melhorias técnicas, que possibilitaram ganho de desempenho, dentre as quais coletor de admissão em plástico, um novo sistema de injeção, pistões redesenhados e um novo sistema de recirculação de gases (EGR).

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O coletor de admissão em plástico possui superfícies internas mais lisas e também uma nova geometria, com fluxo otimizado de ar, privilegiando o aumento de torque e potência. O novo sistema de injeção common rail opera em 2.000 bar de pressão e possibilita um expressivo aumento de torque e potência do motor, além de menor nível de emissões. Isso é possível graças a uma melhoria na eficiência na queima do combustível, dentro da câmara de combustão.

O sistema EGR (responsável pela recirculação dos gases de escape), passa agora a ser controlado por um motor de passo – antes era controlado eletronicamente por um sistema a vácuo. Com o aumento da precisão no funcionamento do sistema, a montadora garante que conseguiu reduzir os níveis de emissões dos gases de escape.

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À primeira vista, a picape causa boa impressão. A grade dianteira, que é a atual marca registrada dos Chevrolet, lhe caiu bem. Chamam atenção também os faróis de dupla parábola e os cromados na grade, nas maçanetas e nos retrovisores, assim como as rodas de liga leve, aro 17, que equipam a versão LTZ. Por fora, a carroceria é bem acabada. Tem vãos estreitos e de mesma medida em todas as partes, peças plásticas sem rebarbas e pintura perfeita.

Por dentro, o design também agrada. Assim como a concorrência, a GM deu à S10 um painel de automóvel, com linhas suaves, console central, quarto saídas de ventilação, porta-luvas e volante esportivo. A S10 repete a arquitetura familiar do painel dividido em duas seções (motorista e passageiro). Para os instrumentos, foi buscar inspiração no cupê Camaro, com mostradores redondos em molduras quadradas. No que diz respeito aos materiais, a versão LTZ exibe plásticos de cores e texturas diferentes e apliques que imitam alumínio. Mas a qualidade percebida fica aquém da encontrada no Cruze.

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É fácil achar a posição de dirigir. O banco do motorista tem regulagem elétrica de distância, altura e inclinação do encosto, embora o volante só conte com ajuste da altura. A área envidraçada é ampla e o espaço, generoso. Olhando avaliações antigas de suas rivais, pode-se dizer que o espaço interno da S10 está na média do segmento. Em comparação à VW Amarok, por exemplo, a cabine da Chevrolet é mais estreita (distância para ombros), porém mais longa (distância para pernas). A GM fez questão de caprichar na capacidade de carga, que chega a 1 303 kg, na versão básica – LS, cabine simples, 4×2 e motor flex. Na completa – LTZ, cabine dupla, 4×4 a diesel -, a capacidade é de 1 039 kg.

Como chegou depois – todas as outras picapes médias que estão hoje no Mercado foram lançadas antes -, a GM teve tempo de estudar as rivais e tentar superá-las. Assim, além da capacidade de carga, a S10 é a única que sai de linha com câmbio automático sequencial de seis marchas (ou manual de cinco marchas). O motor diesel poderia ser anunciado como o mais forte do segmento. O Chevrolet 2.8 CTDI (Common-rail Turbodiesel Injection) fornece 180 cv de potência e 47,9 mkgf de torque máximo. No entanto, dias antes da apresentação da S10, a Nissan anunciou que o 2.5 da Frontier, que gerava 172 cv e 41,1 mkgf, ganhou melhorias e passou a render 190 cv e 45,9 mkgf.

O motor Chevrolet tem quatro cilindros, 16V e turbo de geometria continuamente variável, assim como o da Frontier e da Hilux (na Amarok, há duas turbinas). Mas, além disso, ele inova ao introduzir velas aquecedoras, que ajudam nas partidas, e corpo de borboleta, que favorece o fluxo de gases.

Carro de luxo

O resultado desse trabalho apareceu na pista, onde a S10 fez de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, enquanto a média das picapes 4×4 cabine dupla e câmbio automático avaliadas por nós, até hoje, gira em torno dos 13 segundos. Nas medições de consumo, com as marcas de 8,5 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, a S10 ficou apenas dentro da categoria, em que a campeã, até agora, é a Mitsubishi L200 Triton, com 10,6 e 15,2 km/l de diesel, respectivamente.

Durante a avaliação, rodamos com a S10 no asfalto e também na terra, em uma pista com grau de dificuldade leve para um competidor de ralis, mas desafiador para o comprador típico de uma picape cabine dupla topo de linha. E, nesse cenário, a picape se saiu bem nos trechos de terra fofa, lama e buracos com grande desnível. A tração, que funciona normalmente no modo 4×2 (traseiro), tem engate eletrônico, por meio de seletor localizado no console, para os modos 4×4 e 4×4 reduzida.

Assim como as rivais, nas versões completas, a Chevrolet se parece mais com um carro de luxo. Sua direção é leve e a suspensão garante o conforto. O motor a diesel vibra pouco e não atrapalha uma conversa na cabine. Entre os equipamentos de série, a versão LTZ traz ar-condicionado digital, bancos de couro, som, controle eletrônico de estabilidade e sistema anticapotamento. Como se vê, a S10 voltou ao topo do segmento, como manda o figurino.

O sucesso custou caro para a S10, que, por ter bom desempenho em vendas, ficou de fora das prioridades da fábrica. A GM pensou em manter a S10 antiga em versão única e preço mais baixo, para brigar no segmento das picapes leves, mas, depois de analisar essa estratégia, decidiu aposentar a picape, que já merecia descanso. Nos últimos 16 anos, foram produzidas cerca de 600000 unidades da S10.

As versão LTZ do modelo ganha itens inéditos, como leitor de CD e DVD e um navegador de GPS incorporado ao sistema.

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A versão LTZ da S10 também recebe como itens de série o sensor de estacionamento traseiro e console do teto com porta-óculos. Já a versão LTZ Turbodiesel automática ganha o controle de velocidade em declive e o assistente de partida em aclive, sistemas que auxiliam o motorista em percursos fora de estrada.

Pontos positivos:

A versão vem bem equipada e a caçamba de 1.061 litros serve bem as necessidades de uma viagem. A nova S10 ficou muito mais bonita e versátil.

Pontos negativos:

Um problema crônico da picape da Chevrolet é o excessivo pula-pula, que causa um certo incômodo para os ocupantes.

Sistema MyLink:

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Onde comprar: Concessionárias Chevrolet

Preço: varia de acordo com o modelo do veículo, pacote de opcionais, versão, pintura e localidade.
Prós:
• Tem tela espaçosa;
• Possui integração com o smartphone;
• Oferece configuração do veículo direto no sistema;
Contras:
• Não possui slot para cartões SD;
• Integração com o smartphone ainda é pequena;
• Possui grande restrição para reprodução de vídeo;

O MyLink é útil, e ainda consegue ser bem discreto. Nada de botões chamativos, rodas de volume, etc.  Os únicos botões são de toque, com iluminação azul, e que só ficam azuis quando o carro está ligado ou com a chave no contato. Existem apenas quatro botões: dois de volume, o de ligar e o botão Home.

O sistema nada mais é do que uma tela de 7 polegadas, LCD. Ela é resistiva, mas esse detalhe não atrapalha em nada: a sensibilidade é boa, e não há muito reflexo da tela. As conexões USB e Auxiliar também são discretas: ficam bem abaixo do console central, escondidinhas. Não dá para perceber, de longe, que um pen drive está conectado, por exemplo. A conexão auxiliar é amarela, e fica do lado esquerdo da conexão USB.

Um dos diferenciais do Sistema MyLink em relação aos concorrentes são as funcionalidades. O sistema é repleto de funções, que vão desde ligações até podcasts, usando o smartphone. E não é só isso: a Chevrolet aposentou as opções do veículo no painel central. Agora, a maioria das coisas é feita pelo MyLink, caso preciso é só atualizar.

O sistema é repleto de conectividade, que vai desde o tradicional Bluetooth, até o bom e velho USB.

Como o nome já explica, é a opção de Músicas. Varia desde a opção de Rádio FM até a opção da conexão Auxiliar. Roda WMA, MP3, AAC e AC3. Neste ponto, existe um grande funcional na sincronização com smartphones: ele mostra, inclusive, a capa de álbum da música – até via Bluetooth –, além de ter funções de repetir e aleatório já embutidas. Possui equalizador próprio, permitindo mudar graves, agudos e médios.

Aqui, existe a opção de executar fotos e vídeos de dispositivos USB (nada de fotos ou vídeos via bluetooth). E é um dos primeiros problemas: ele se recusou a ler arquivos WMV e MP4, acusando que o formato era incompatível. Entretanto, de acordo com o guia rápido do sistema, ele aceita os tais formatos.

O sistema aceita atualização de vídeos com resolução máxima de 720 x 576 pixels (Lado x Altura), vídeos com no máximo 30 quadros por segundo (FPS) e aceita os formatos AVI, DivX,  XviD, WMV, MP4 e MPG. Já na parte de codecs, ele aceita DivX, XviD, MPEG-1, MPEG-4 (mpg4, mp42, mp43) e WMV9 (WMV3).

Seu bolso:

Preço (carro testado): R$ 143.990
Desvalorização (1 ano): 12,8%
Garantia: 3 anos
Financiamento (taxa mensal): n/a
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): n/a
Seguro: R$ 4.500
Versão topo de linha: R$ 143.990

Desempenho:

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Aceleração 0- 40 km/h 2s5
Aceleração 0 – 60 km/h 4s8
Aceleração 0 – 80 km/h 7s9
Aceleração 0 – 100 km/h 9s9
Aceleração 0 – 120 km/h 17s8
Aceleração 0 – 140 km/h 27s2
Aceleração 0 – 400 m 18s1
Retomada 40 – 100 km/h 10s5
Retomada 60 – 120 km/h 14s7
Retomada 80 – 120 km/h 9s9
Frenagem 120 – 0 km/h 59,8 m
Frenagem 100 – 0 km/h 42,0 m
Frenagem 80 – 0 km/h 27,1 m
Frenagem 60 – 0 km/h 15,2 m
Frenagem 40 – 0 km/h 6,8 m
Ruído interno 0 km/h 49,3 dB
Ruído interno 50 km/h 57,1 dB
Ruído interno 80 km/h 60,4 dB
Ruído interno 120 km/h 68,8 dB
Consumo urbano (km/l) 8,5 km/l
Consumo rodoviário (km/l) 11,1 km/l

Ficha Técnica:

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Motor/Performance:
Motorização: 2.8
Alimentação Diesel injeção direta
Combustível Diesel
Potência (cv) 200.0
Cilindradas (cm3) 2.776
Torque (Kgf.m) 44,9
Velocidade Máxima (Km/h) 180
Tempo 0-100 (Km/h) 10.3
Consumo cidade (Km/L) 12.2
Consumo estrada (Km/L) 15.1
Dimensões:
Altura (mm) 1827
Largura (mm) 1882
Comprimento (mm) 5367
Entre-eixos (mm) 3096
Peso (kg) 2061
Tanque (L) 76.0
Porta-malas (L) N/D
Ocupantes 5
Mecânica:
Câmbio Automática de 6 marchas
Tração 4×4
Direção Hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas torção.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas.
Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Itens de Série:
Eixo traseiro 1.
Conexão externa para entretenimento inclui tomada com entrada auxiliar e inclui conexão USB.
Bluetooth inclui telefone e inclui transmissão de música.
Portas motorista, atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente.
Distribuição eletrônica de frenagem EBD.
Estepe em ferro e de tamanho reduzido.
Rodas dianteiras e traseiras em liga leve 17 com 7,0pol de largura.
Vidros elétricos na dianteira com acionamento em um só toque, vidros elétricos na traseira.
Limpador do pára-brisa com intermitência variável.
Vidros verdes.
Vidro traseiro fixo com anti-embaçante.
Janelas laterais traseiras do lado do motorista e passageiro de vertical de enrolar.
Retrovisores dobráveis com acionamento elétrico.
Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na cor cromada e luzes indicadoras.
Retrovisor interno.
Ar condicionado automático.
Transmissão automática com seis velocidades e relação normal / reduzida 6L50 e automática.
Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas de torção, suspensão tipo eixo transversal (beam) e traseira com roda tipo rígida e molas em feixe.
Direção Assistida.
Volante de direção com ajuste de altura.
Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento bi-partido e voltado para frente.
Bancos dianteiros individuais, ajustável eletricamente, com três ajustes para motorista e elétrico, bancos dianteiros individuais, sem ajustes para passageiro.
Descansa braço traseiro central.
Descansa braço dianteiro central.
Revestimento dos bancos em couro.
Cintos de segurança traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo 3-pontos no assento central retrátil.
Cintos de seguranca no assento do motorista e do passageiro com ajuste na altura.
Com ajuste na altura nos bancos dianteiros, dois apoios de cabeça nos bancos traseiros.
Airbag dianteiro para motorista e passageiro.
Bagageiro.
Pintura normal.
Alarme.
Travamento central remoto e sensível à velocidade.
Fixação da carga por ganchos.
Caçamba com lateral reta.
Pneus: dianteiros, traseiros, 255 x 65 T e 110.
Luzes de neblina traseira.
Faróis de neblina dianteiros.
Faróis lâmpada halógena.
Cobertura do assoalho:.
Acabamento de luxo com cromado e couro na alavanca de câmbio, ultra-brilho no console central, ultra-brilho nas portas e ultra-brilho no painel.
Computador de bordo com velocidade média, consumo médio de combustível, consumo instantâneo de combustível e autonomia de combustível.
Indicador de temperatura externa.
Conta-giros.
Vidro degradê.
Diferencial autoblocante traseiro e tipo mecânico.
Tração parcial, 4×4 e com seleção manual.
Portas de carga traseira, porta curvada e 90.
Espelho de cortesia para passageiro.
Luz de leitura dianteira.
Piloto automático.
Imobilizador.
Pára-choques na pintado e dianteiros, pára-choques cromados e traseiros.
ABS.
Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Degrau traseiro e tipo plataforma, degrau lateral.
Tomada com saída 12v dianteira.
Controle de áudio montado no volante.
Equipamento de som AM / FM com CD no painel CD Player com leitor de MP3 e inclui DVD no painel.
Seis alto-falantes.
5 assentos com configuração 2+3.
Carroceria com quatro portas tipo pick-up entre eixos intermediário.
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2 Comentários

  1. Sérgio Tavares

    Gostaria de saber como se faz para conseguir um consumo na cidade de 12,2 km/l. Numa ltz 2014 a diesel.
    O teste acima é feito com veículo zero km?

  2. Marcos Antonio de Paula Moraes

    Gostaria de saber o preço de S10 completa. Cambio automático ano 2014

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ahd

Comparativo: Honda Civic x Audi A3 Sedan 2017

Os poucos carros alemães estãu deixando de ser unanimidade, entenda. Não faz muito tempo, dono de carro de marca japonesa.