NovasdoDia » Automoveis » Chevrolet Prisma LT 1.0 2016 aposta no Mylink para alavancar vendas

Chevrolet Prisma LT 1.0 2016 aposta no Mylink para alavancar vendas

Desenvolvido no Brasil, o Prisma não é um mero três-volumes do Onix. Como argumento de vendas, a Chevrolet aposta forte na personalidade do sedã, que se destaca pela visual quase ao estilo cupê, com o terceiro volume bem curto e caída suave da traseira. Esta versão de entrada, LT 1.0, é responsável por uma boa parcela das vendas e a que mais bate de frente com os rivais Fiat Siena, Voyage 1.0 e HB20 S, além do recém-lançado Ka+.

Com visual bem resolvido, aliás, um dos melhores entre os compactos, o Prisma também possui outros pontos a favor. O sedã também agrada com uma cabine de visual bem arejado e atual. Todavia, o plástico usado no painel e nas portas é bastante simples e a qualidade geral do acabamento e dos encaixes é apenas razoável.

O Prisma avaliado trazia também a central multimídia MyLink, que custa R$ 1.200. Intuitiva de usar com a tela sensível ao toque, reconhece facilmente os smartphones para tocar músicas, fazer chamadas, e ainda tem um sistema de som de boa qualidade. De acordo com a rede GM, o recurso é um dos grandes atrativos da dupla Onix/Prisma diante da concorrência, equipando a grande maioria dos modelos mesmo quando vendido à parte – em algumas versões a central é de série.

O painel de instrumentos, já bem conhecido da linha GM, oferece ótima leitura com o velocímetro digital e conta-giros bem visível, mas esta versão peca por não oferecer o computador de bordo – uma economia totalmente desnecessária. A despeito disso, a lista de itens de série é condizente com o segmento: alarme, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, chave tipo canivete, aviso sonoro para cinto de segurança do motorista, direção hidráulica, sistema follow me, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas e até sensor de estacionamento.

O Prisma também está entre os melhores da categoria em espaço interno. Tanto quem vai na frente quanto os ocupantes do banco traseiro têm espaço para pernas bastante honesto. O único porém é o espaço para a cabeça no banco traseiro, devido à caída acentuada do teto. Já a posição de dirigir não agrada logo de cara. Mesmo com o banco do motorista no ajuste mais baixo, a posição ainda é alta (o ajuste eleva apenas o assento e não o banco). No mais, a visibilidade é excelente em todas as direções. E o amplo porta-malas leva 500 litros de bagagem.

Mas como é dirigir o Prisma no dia-a-dia, nesta versão com motor mil? Feito sobre a moderna plataforma Gamma II, o sedã compacto roda suave e tem uma suspensão muito bem ajustada para equilíbrio entre conforto e dirigibilidade. A carroceria inclina pouco nas curvas e a estabilidade é muito boa, um dos destaques do carro.

 

Em relação ao desempenho, a expectativa era de que um sedã com motor “mil” de oito válvulas (80 cv e 9,8 kgfm) fosse decepcionar, mas na prática não foi bem assim. Apesar das saídas lentas, em torno de 3 mil giros ele já entrega desempenho razoável e na estrada andando a 120 km/h se saiu bem – acompanhou o fluxo sem stress. Além disso, mesmo não sendo um motor moderno, gira macio o tempo todo, mesmo em rotações altas. Então dá pra explorar bastante sem excesso de ruídos ou vibrações invadindo a cabine.

 

Nos testes anteriores, já tínhamos falado que tanto o Onix quanto o Prisma com motor 1.4 eram bastante silenciosos. Com o 1.0 foi exatamente a mesma coisa: seja no trânsito urbano esticando um pouco mais as marchas ou andando na rodovia a 120 km/h (4.000 rpm em quinta marcha), o ronco do motor é pouco notado na cabine. O consumo não foi surpreendente, mas também não chegou a decepcionar, levando em conta a idade do motor e o peso do conjunto. Fez média de 10,7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, usando gasolina.

 

Bem aceito no mercado (nos últimos meses tem rivalizado com Siena na liderança), o Prisma definitivamente faz por merecer seu lugar ao sol. Agrada no visual, tem espaço honesto, porta-malas amplo e ainda é bom ao volante. O preço de tabela é salgado para uma versão de entrada, R$ 44.250, mas na prática a rede GM pratica descontos bem generosos, até mesmo porque os principais concorrentes têm valor de lista mais baixo.

É uma pena, porém, que um carro tão bem projetado não conte com motores mais modernos. A GM insiste na linha de propulsores 8V, praticamente abandonados na concorrência em favor dos novos três cilindros 12V, mais eficientes. Entre os rivais, apenas o VW Voyage (R$ 39.620 sem ar-condicionado) também usa motor antigo. Os mais recentes Ford Ka+ (R$ 40.790) e Hyundai HB20S (R$ 44.195) já trazem os novos 1.0 tricilíndricos nas versões de base. O Grand Siena, por sua vez, não possui versões equipadas com motor 1.0.

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 999 cm3, 8 válvulas, comando simples, flex;Potência: 78/80 cv a 6.400 rpm; Torque: 9,5/9,8 kgfm a 5.200 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: aço estampado aro 14, com pneus 185/65 R14; Peso: 1.079 kg;Capacidades: porta-malas 500 litros, tanque 54 litros; Dimensões: comprimento 4.280 mm, largura 1.705 mm, altura 1.484 mm, entreeixos 2.528 mm.

Preço:

R$ 44.250

lt


Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    AVALIAçãO CHEVROLET PRISMA 1.0 LT 2016 - VELOZES E CURIOSOS

    Neste vídeo eu avaliei o chevrolet prisma 1.0 lt 2016. AVALIAçãO CHEVROLET PRISMA 1.0 LT 2016 - VELOZES E CURIOSOS Chevrolet Prisma LT 1.0 2016 aposta no Mylink para alavancar vendas

    GM PRISMA 1.0 LT 2016 - CONSUMO

    Neste vídeo comendo sobre as médias obtidas na cidade/estrada. GM PRISMA 1.0 LT 2016 - CONSUMO Chevrolet Prisma LT 1.0 2016 aposta no Mylink para alavancar vendas

    GM PRISMA LT 1.0 2016

    GM PRISMA LT 1.0 2016 Chevrolet Prisma LT 1.0 2016 aposta no Mylink para alavancar vendas

    Tudo sobre Chevrolet Prisma LT 1.0 2016 aposta no Mylink para alavancar vendas, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Um comentário

  1. Vou compra o prisma no dia 3 de novembro nesta data já tá na loja o modelo 2015-2016 obrigada Eduardo Elias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *