Checando correia dentada na hora da compra do carro usado

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Com uma volta, o mecânico já consegue ver se as correias têm qualquer tipo de rachadura. Muita gente, pro prevenção, troca as correias, especialmente a dentada, só para ter certeza de que está tudo bem com o carro. Se a correia dentada quebrar, o prejuízo pode ser tão grande que talvez só uma retífica resolva. Nos casos mais graves, é necessário até a troca do motor.

Em determinadas situações, por exemplo, quando o rompimento da correia acontece em altas rotações (alta velocidade ou em fortes arrancadas) o impacto é tão grande que acaba quebrando os pistões. Se isso acontecer, o prejuízo será ainda maior, pois o dono do carro terá que fazer uma retífica completa do motor. Considerando aquele mesmo exemplo de motor 1.0, o reparo custará por volta dos R$ 4 mil.

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A corrente do motor, mais conhecida como correia dentada, é uma peça fundamental para o funcionamento do veículo, isso porque no caso de partir, não tem como fazer o carro pegar nem mesmo no tranco, o pior é que não apresenta sintomas que vai pifar! A melhor maneira de evitar ser pego em situações como essa, é saber quando trocar a corrente do motor, por isso, separamos algumas dicas que certamente vão ajudar.

Como evitar a quebra da correia e o consequente prejuízo

Cantar pneu, reduzir a marcha drasticamente ou dar tranco no motor para fazê-lo pegar são atitudes que devem ser evitadas. Mas a melhor forma de prevenir a quebra da correia é fazer a substituição dentro dos prazos estabelecidos no manual do proprietário. Na maioria dos carros ela deve ser substituída a cada três anos ou 50 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Se o motorista obedecer às recomendações descritas no manual dificilmente terá problemas.

Existe algum sintoma de que ela esta prestes a romper

Este é o grande problema. Ela não costuma dar nenhum aviso de que pode romper. Por isso muitos motoristas são surpreendidos com as quebras. Geralmente a correia dentada fica protegida por uma capa de plástico, o que dificulta a avaliação de seu estado.
Para checar as condições da correia, é preciso, com o veículo desligado, retirar a capa protetora e procurar sinais de trincas na borracha ou lona desfiada. Se encontrar alguns desses sintomas, procure um mecânico e faça a substituição imediatamente.

Cuidados especiais

Se for comprar um carro usado com mais de 50 mil quilômetros, é importante fazer a troca para não correr nenhum risco. Se tiver alguma dúvida sobre a procedência do veículo, também é aconselhável realizar a troca, pois a quilometragem pode estar adulterada. Outro cuidado é substituir também o respectivo esticador da correia dentada (peça que mantém a correia esticada), pois se o esticador travar e permitir que a correia pule fora das polias, o estrago no motor será o mesmo.

Correia x corrente

É difícil para um leigo entender as diferenças. É preciso realizar o mesmo processo de retirar a capa protetora de plástico para verificar se o modelo possui correia ou corrente. Em termos gerais, se a peça for de borracha, é correia. Se for metálica, é corrente.
A corrente tem uma vantagem sobre a correia que é a durabilidade, ela não quebra. Porém, o custo do sistema é mais alto. Também não é possível substituir um sistema de correia por um de corrente.

Em muitos motores, as consequências do rompimento da correia são graves, pois a falta de sincronismo entre eixo comando e virabrequim faz as válvulas baterem nos pistões. Com danos no motor exigem reparo de custo elevadíssimo.

Não bastasse, algumas oficinas ainda agravam o custo da substituição da correia dentada ao inventar a necessidade da troca simultânea de seu rolamento/tensionador, para faturar ainda mais às custas do proprietário do automóvel. Verdadeira picaretagem. Operação desnecessária e não indicada pelo fabricante, pois é óbvio que um rolamento de aço resiste muitas vezes mais que uma peça de borracha. Mas a prática se disseminou e já existe até um fornecedor de autopeças (Gates) que oferece no mercado um kit composto da correia e do tensionador. Aumenta seu faturamento, o da oficina e pouco se importa de onerar desnecessariamente o consumidor final. Aliás, o kit é argumento definitivo do mecânico para convencer o dono do carro a concordar com a substituição do rolamento, que costuma reagir, pois não está na relação dos itens das manutenções periódicas.

Isso só existe no Brasil?

Nosso complexo de “vira-lata” nos instiga a praguejar contra estas picaretagens das oficinas e fechar o texto com um “só mesmo no Brasil”. Mas outro dia eu lia um teste de longa duração de um Subaru feito por uma revista americana, que incluía os custos totais depois de rodar 80 mil km com o automóvel. O editor da matéria comenta que conferiu as despesas relacionadas pelos jornalistas que dirigiram o carro e eliminou um dos itens, uma tal “limpeza de bicos injetores”, que segundo ele, “não é indicada pela fábrica”.

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    SAIBA QUANDO é HORA DE TROCAR A CORREIA DO MOTOR

    Forçar a quilometragem do carro sem trocar a correia dentada aumenta o risco de ela quebrar e causar danos mais graves, como ter que fazer o motor inteiro. SAIBA QUANDO é HORA DE TROCAR A CORREIA DO MOTOR Checando correia dentada na hora da compra do carro usado

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