Carreira: 5 previsões para as pequenas empresas do futuro

Home » Tecnologia » Carreira » Carreira: 5 previsões para as pequenas empresas do futuro

prev.

1. Investimentos em inovação

O investimento em inovação fará parte do planejamento das pequenas e médias empresas. “Hoje, as empresas americanas e alemãs estão em um patamar mais avançado, pois se preocupam com processos e produtos inovadores”, explica Dariane Castanheira, professora e consultora do Programa de Capacitação de Empresas em Desenvolvimento (PROCED/FIA).

Ela acredita que estes negócios continuarão sendo o motor da economia brasileira, contribuindo para o PIB do país. Investir em capacitação empresarial, melhorando a rentabilidade do negócio e planejando mais, vai ajudar a focar em inovação cada vez mais.

2. Clientes mais exigentes

Os níveis de exigência dos próprios clientes e consumidores farão com que o mercado das pequenas e médias empresas evolua ciclicamente e constantemente. “Imagino que estejamos caminhando, embora lenta e tardiamente, para que na próxima década haja um processo de amadurecimento e profissionalização das PMEs”, afirma Maximiliano Tozzini Bavaresco, consultor da SONNE Branding.

Para ele, o acesso à informação e ao conhecimento por parte dos empreendedores que estão adquirindo cultura tanto acadêmica quanto empresarial e o acesso a mercados fornecedores e compradores internacionais que demandam das pequenas os mesmos padrões de controle e garantias das multinacionais são alguns fatores que impulsionarão a evolução dos negócios. “Se o empreendedor não evoluir, a organização não evoluirá”, diz Bavaresco.

Além disso, ele acredita em um ambiente cada vez mais inóspito para o improviso, a informalidade e a falta de planejamento e estruturação.

3. Mais foco no negócio

No futuro, as pequenas e médias empresas se ocuparão mais com seu core business e provavelmente a grande maioria não terá áreas contábil e administrativa, afirma Edison Kalaf, professor de inovação e empreendedorismo da Business School São Paulo (BSP). O professor explica que esse movimento já existe atualmente, mas o custo da terceirização de alguns serviços ainda é alto. Ele prevê que os empreendimentos terão mais acesso à tecnologia e contarão com uma mão de obra mais qualificada também.

4. Planejamento na veia

Inovação, gestão e planejamento serão as palavras da vez, segundo Bruno Caetano, diretor do Sebrae/SP. “A pequena empresa do futuro está absolutamente conectada com a inovação e será acostumada a fazer planejamento com ciclos mais curtos”, diz.

O planejamento passa a ganhar mais espaço no dia a dia do empresário, com métricas e ferramentas que ajudam a medir o desempenho do negócio. “Ele vai ter comando da gestão, saber o grau de inovação, o que está acontecendo, onde melhorar e onde buscar ajuda, e cada vez mais conectado à internet, que vai ajudar a conquistar mercados maiores”, explica.

5. Mais colaboradores, menos funcionários

A mudança principal, para Marcio Santos Filho, associado da Inseed Investimentos, está nas relações entre empregador e empregados. “O conceito de funcionário não vai mais existir. Vai passar a ser colaborador. Empregado vem, trabalha e vai embora. O colaborador tem um ‘que’ de dono. É tendência os colaboradores se sentirem cada vez mais donos”, diz. Além disso, a mobilidade deve evoluir para cada vez mais gente trabalhar de casa.

As melhores sugestões para uma carreira e profissão bem sucedida, a tendencia do mercado, profissões que melhor se adequam com seu perfil.

    PREVISõES NUMEROLóGICAS REVISTA SáBADO | ANOS PESSOAIS 4 E 5

    Neste vídeo, explico-lhe o que representa o ano de 2016 para as pessoas com o ano pessoal 4 e 5, com previsões para a sua carreira, relacionamentos e ... PREVISõES NUMEROLóGICAS REVISTA SáBADO | ANOS PESSOAIS 4 E 5 Carreira 5 previsões para as pequenas empresas do futuro

    1º ENCONTRO NACIONAL - CARREIRAS BANCáRIAS

    Material em pdf disponível através do link; atualidades https://goo.gl/57tqld conhecimentos bancários https://goo.gl/zmpl6d matemática financeira ... 1º ENCONTRO NACIONAL - CARREIRAS BANCáRIAS Carreira 5 previsões para as pequenas empresas do futuro

    PREVISÃO DO CRUZEIRO FIFA 16 UT

    Mas bah, tu ainda não é um inscrito!? https://goo.gl/dhncmm https://twitter.com/jrlimadesign assista a previsÕes de outros times! PREVISÃO DO CRUZEIRO FIFA 16 UT Carreira 5 previsões para as pequenas empresas do futuro

    PREVISÃO DO GRÊMIO FIFA 16 UT

    Mas bah, tu ainda não ta inscrito!? https://goo.gl/dhncmm compre seu fifa 16 agora na fifamaniashop, use o cÓdigo "sigma" e concorra a ... PREVISÃO DO GRÊMIO FIFA 16 UT Carreira 5 previsões para as pequenas empresas do futuro

    JUSCELINO LUZ FAZ NOVA PREVISAO ENVOLVENDO DUPLA SERTANEJA 2016

    Juscelino luz, diz fazer previsoes, diz prever acidente com dupla sertaneja famosa, programa a tarde e sua ;rede tv. JUSCELINO LUZ FAZ NOVA PREVISAO ENVOLVENDO DUPLA SERTANEJA 2016 Carreira 5 previsões para as pequenas empresas do futuro

    Tudo sobre Carreira 5 previsões para as pequenas empresas do futuro, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

Analista-de-Sistemas

Carreira: 15 profissões mais rentáveis para 2015

Com a crise batendo a porta, 2015 sem dúvida será um ano difícil, mas algumas profissões serão bastantes promissoras, a.