Capacetes vendidos no Brasil têm nível de exigência inferior ao das nações unidas

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Um estudo realizado no fim de 2015 pelo Grupo de Mecânica dos Sólidos e impacto em Estruturas, da Universidade de São Paulo (USP), identificou que os capacetes homologados para venda no Brasil atendem uma norma menos rígida do que a exigida pelas Nações Unidas.

O projeto fez o crash test de dez modelos de sete marcas distintas. Deles, apenas um se enquadrou nos padrões de segurança da ONU, que são seguidos na Europa. Outro cinco modelos não poderiam ser vendidos em países europeus, embora sejam autorizados para venda no mercado brasileiro.

Na norma brasileira, o capacete cai em cima de uma superfície esférica, enquanto que na das Nações Unidas ele cai em uma plana e numa superfície que imita o meio fio. Esse é o jeito como o capacete é testado. Mas as normas diferem também em aprovarem o capacete, explica Marcílio Alves, professor do grupo e responsável pelos testes.

A norma do Inmetro para o Brasil permite, entre outros, um limite maior para a força de desaceleração da cabeça. Isso significa que o capacete pode ser menos resistente ao impacto do que um modelo aprovado pela ONU. O Inmetro não testa os capacetes, apenas certifica os laboratórios que podem realizar esses ensaios a pedido das marcas.

Existem casos em que a norma nacional é mais rigorosa em algum requisito, podendo ser mais branda em outro. Tudo dependerá da realidade de cada país, considerando aspectos econômicos, sociais, entre outros. O que nos permitido afirmar é que os capacetes certificados são seguros e atendem á realidade socioeconômico brasileira, destaca o instituto.

 

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