Caos elétrico: sistema chega no limite e ONS manda interromper rede

Home » Atualidades » Caos elétrico: sistema chega no limite e ONS manda interromper rede

apagao

O caos está por vir, trevas aguarda o país da corrupção, sistema elétrico chegou no limite, abriu o bico literalmente.

A Eletropaulo disse que foi “orientada” pelo ONS a cortar parte do fornecimento. A Light (RJ) também. Parece que o sistema abriu o bico.

Na última semana, o ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) recomendou que os consumidores reduzam seu consumo. Segundo ele, a medida seria necessária já que a energia está custando mais caro em 2015.

“Não é racionamento. Nós temos energia. Ela existe, mas é cara”, afirmou ele na última quarta-feira.

Na terça-feira (20), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deve aprovar um aumento bilionário sobre as tarifas dos consumidores, repassando os gastos que o setor terá ao longo do ano.

Esse será o primeiro de dois aumentos no custo da energia que já estão programados.

dilma-twitter-apagao

Aqui você fica por dentro o que acontece no Brasil e no mundo, celebridades, famoso que morreu ou faleceu na data de hoje, política, quem é o corrupto e ladrão do momento, crise econômica, qual partido que mais rouba, o próximo a ir pra cadeia, dinheiro sujo, charges e curiosidades.

    ✔ COMO CONSTRUIR UM CARRO ELÉTRICO SEM MOD NO MINECRAFT 1.10

    Instagram: http://instagram.com/angelobertier ▻ twitter: https://twitter.com/stux_777 ✉ contato comercial: stuxcontato@hotmail.com ▻ facebook: ... ✔ COMO CONSTRUIR UM CARRO ELÉTRICO SEM MOD NO MINECRAFT 1.10 Caos elétrico sistema chega no limite e ONS manda interromper rede

    CAOS ELéTRICO E AS TARIFAS DE ENERGIA ELéTRICA M2U03591

    O setor elétrico inexplicavelmente nesses anos de "moçada vermelha" submeteu-se a grupos econômicos poderosos e provocações irresponsáveis. assim o ... CAOS ELéTRICO E AS TARIFAS DE ENERGIA ELéTRICA M2U03591 Caos elétrico sistema chega no limite e ONS manda interromper rede

    SUZUKI INTRUDER 1400 - CAOS ELÉTRICO

    Suzuki intruder 1400 - caos elÉtrico. SUZUKI INTRUDER 1400 - CAOS ELÉTRICO Caos elétrico sistema chega no limite e ONS manda interromper rede

    DARK SOULS - COMO FAZER UPGRADES EM ARMAS ( C/ COMENTARIO) [HD]

    Nesse video eu mostro como fazer upgrades em todos os equipamentos. algumas infomacoes adicionais: almas do chefes e suas correspondentes armas: ... DARK SOULS - COMO FAZER UPGRADES EM ARMAS ( C/ COMENTARIO) [HD] Caos elétrico sistema chega no limite e ONS manda interromper rede

    CAOS AEROPORTO

    A madrugada desta quinta-feira (10) foi de grandes transtornos para os passageiros que precisaram viajar de avião. no aeroporto, teve confusão porque quase ... CAOS AEROPORTO Caos elétrico sistema chega no limite e ONS manda interromper rede

    Tudo sobre Caos elétrico sistema chega no limite e ONS manda interromper rede, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

2 Comentários

  1. 19/01/2015 17h27 – Atualizado em 19/01/2015 17h53

    ‘Isso que aconteceu hoje é racionamento de energia’, diz CBIE

    Avaliação é do diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires.
    ONS ainda não explicou corte de energia em diversos estados.

    Para o especialista em energia Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), a falta de energia ocorrida na tarde desta segunda-feira (19) pode ser classificada como racionamento forçado por geração insuficiente ou estrutura de transmissão insuficiente para atender a demanda.

    Houve corte no fornecimento em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás e Distrito Federal. Segundo as empresas, o corte foi orientado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável pela gestão de energia no país.

    O ONS ainda não se pronunciou sobre a falta de energia.

    “O governo gosta de chamar de apaguinho porque não demora muito tempo. O fato concreto é que isso que aconteceu hoje é racionamento de energia. Não estamos tendo energia suficiente paa atender [a demanda]. Não está chovendo, está muito calor. Daí não tem outro jeito”, afirma Pires.

    Embora ressalte que é preciso ainda aguardar as explicações do ONS, ele diz que um corte de energia por determinação do operador só costuma ocorrer em situações de problema na geração ou na transmissão.

    “O sistema de transporte de energia eléttica não aguentou trazer a carga suficiente para atender esse horário de pico”, avalia Pires. Ele lembra que o horário de pico de consumo mudou nos últimos anos e passou a ser o período da tarde, entre 15h e 16h, em razão do uso mais intenso do ar-condicionado.

    Corte seletivo evita mal maior
    Segundo o especialista, entretanto, o “apagão intencional” seria uma forma de “evitar um mal maior”.

    “O ONS agiu de maneira correta. Como o sistema é interligado e funciona como uma espécie de dominó, se a ONS não promove um corte seletivo, corre-se o risco de derrubar o sistema todo”, diz o diretor do CBIE.

    Ele explica que a decisão pelo racionamento da oferta costuma permitir que as distribuidoras façam cortes baseadas em algum tipo de critério, com áreas com maior número de hospitais e com menor impacto em termos de segurança pública.

    “Infelizmente, se continuar sem chuva e muito calor, não vamos conseguir aumentar a oferta de energia, e vamos continuar tendo esses tipos de eventos muitas vezes”, opina Pires.

    Ricardo Savoia, Diretor de Regulação e Gestão em Energia da Thymos, também avalia que a falta de luz nesta segunda esteja relacionada a problemas de capacidade para atender a demanda no horário de pico.

    “Existe uma preocupação enorme de pico de demanda e o cenário de racionamento não está descartado. Em janeiro já se chegou muito próximo da demanda máxima do ano passado”, afirma o analista.

  2. Um apagão em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Paraná e no Espírito Santo desligou parte da energia elétrica desses Estados nesta segunda-feira (19).

    O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) não confirma os locais atingidos, mas, por meio de sua assessoria, assegurou que há áreas no país em que o fornecimento foi interrompido. O órgão também não disse os motivos do corte.

    O Ministério de Minas e Energia informou que não tem conhecimento do ocorrido, mas que está buscando mais informações sobre o problema.

    Há possibilidade de que outros Estados tenham sido afetados.

    Em nota oficial, em sua página na internet, a Eletropaulo disse que o desligamento de seus clientes teria ocorrido por orientação do próprio ONS, que “cortou mais de 700 MW (megawatts) de energia”. No entanto, pouco depois, a empresa informou que a totalidade de sua carga de energia foi restabelecida às 15h50.

    A assessoria de imprensa da Light confirmou que foi orientada pelo ONS a interromper o fornecimento em alguns locais, o que teria acontecido a partir das 14h53.

    Também houve cortes em Minas Gerais a pedido da ONS, segundo a Cemig (companhia energética do Estado). A empresa ainda não divulgou quantos megawatts foram cortados e os locais afetados.

    No Paraná, a Copel disse que cortou 320 megawatts por determinação do operador. Segundo a empresa, todo o Estado foi afetado.

    No Espírito Santo, a EDP Escelsa informou ter feito, também por determinação da ONS, “redução de carga no seu sistema”, na tarde desta segunda que atingiu o fornecimento de energia em parte de oito municípios do Estado. A capital do Estado, segundo a empresa, não foi afetada.

    RELATÓRIO

    Em seu relatório técnico divulgado na sexta-feira (16) com metas e diretrizes para operação do sistema elétrico ao longo desta semana, o ONS ressalta que, havia risco de “perda de carga” durante a execução de intervenções na rede.

    Essas “contingências”, classificadas como “simples”, teriam efeito local e não afetariam o Sistema Interligado Nacional como um todo. Ou seja, não causariam um apagão generalizado.

    Mesmo assim, essas chamadas “contingências” somente seriam liberadas “em períodos mais favoráveis, ou seja, nos horários em que a ocorrência de uma eventual contingência resulta no menor montante de perda de carga”, segundo destacou o documento.

    As chamadas “intervenções” são, segundo o ONS, reparos programados na rede por agentes de distribuição, geração ou transmissão. O procedimento serve para que sejam feitos serviços na rede elétrica justamente para garantir a segurança dos equipamentos e o atendimento de metas.

    METRÔ

    A falha de energia fechou parte da linha 4-amarela do metrô de São Paulo. Segundo a assessoria da Via

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

renan-chutado

Renan Calheiros é chutado da Presidência do Senado

É para glorificar de pé! O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta segunda-feira, 5, ao pedido da.