Cancelamento automático de TV por assinatura, telefone e internet entra em vigor, veja como proceder

Home » TV Por Assinatura » Cancelamento automático de TV por assinatura, telefone e internet entra em vigor, veja como proceder

empresas-adequem-sistemas-estabelecido-prazo_ACRIMA20131010_0003_15

Manual de como proceder. Cliente poderá rescindir contrato pela web, sem ligar para call center; veja outras regras que entram em vigor

A partir desta terça-feira (8) os consumidores poderão cancelar assinaturas de TV, telefone einternet sem precisar ligar para a central de atendimento  – ou, pelo menos, sem precisar convencer um atendente.

As operadoras desses serviços deverão oferecer a possibilidade de cancelamento automático em seus sites e, nas centrais de atendimento telefônico, por meio de uma opção que precise apenas ser digitada. Caso o consumidor prefira falar com um atendente, esse terá de cancelar o serviço no momento do pedido.

De acordo com as novas regras, divulgadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em fevereiro, o contrato deverá ser rescindido em no máximo dois dias úteis.

Também na terça-feira (8) começam a valer outras cinco regras estabelecidas pela agência reguladora para esses serviços.  Veja quais são elas:

Operadora terá de ligar de volta se ligação cair

 

– Operadora deve entrar em contato com o consumidor se ligação cair

Caso a ligação do consumidor para  a central de atendimento caia, a operadora deverá ligar de volta. Se o retorno não for possível, ela deve mandar uma mensagem de texto com o número do protocolo. As conversãs devem ser gravadas e o consumidor pode solicitá-las em até seis meses.

– Operadora deve resolver problema com a conta em até 30 dias

Quando o consumidor questionar o valor de uma conta, a operadora deve dar uma resposta em até 30 dias ou terá de corrigir a fatura automaticamente. Caso o consumidor já tenha pago o valor questionado, tem direito a receber a quantia em dobro. É possível questionar as faturas até três anos após a emissão.

– Crédito de celular pré-pago tem validade mínima de 30 dias

Todo crédito de celular deve ter validade mínima de 30 dias e o consumidor deve ser avisado pouco antes de o prazo expirar. As operadoras também devem oferecer opções com validade de 90 e 180 dias, inclusive nas recargas em supermercados e outros locais fora da loja  própria.

– Promoção vale para todos, inclusive assinantes

Quem já é assinante pode se beneficiar das promoções feitas pelas operadoras. Atualmente, muitas limitam essas ofertas a quem não é cliente. O consumidor deve ficar atento a uma eventual multa por mudança de plano.

– Operadora deve explicar melhor os contratos

As operadoras tem de deixar claro, por exemplo, se um valor inicial é ou não promoção e, caso seja, quando sobe e para quanto.

– Fim da cobrança antecipada

Os consumidores só podem ser cobrados por um serviço após utilizá-lo. Hoje, algumas operadoras fazem cobrança antecipada de serviços que serão prestados até o fim do mês. Com a mudança, o cliente que cancelar o serviço no meio de um mês só pagará ovalor proporcional.

Além dessas cinco mudanças, em março de 2015 entram em vigor outras duas normas:

– Faturas antigas, contratos e histórico têm de ficar disponíveis na internet

As operadoras terão de disponibilizar em seus sites os contratos, as faturas de até seis meses atrás e o histórico de utilização de cada cliente, que poderá acessar e baixar as informações mediante uso de senha. Caso o consumidor rescinda o contrato, os dados poderão ser acessados até seis meses depois.

Gravações de atendimento e protocolos estarão disponíveis na internet

As operadoras também deverão disponibilizar em seus sites o histórico de demandas de cada consumidor nos últimos seis meses. O consumidor poderá solicitar as gravações de atendimentos feitos via central telefônica. Caso o contrato seja rescindido, os dados poderão ser acessados até seis meses depois.

Preços deverão ser apresentados de forma padronizada

Todas as operadoras terão de disponibilizar, de forma padronizada, os preços de seus serviços e as condições de oferta. O objetivo é facilitar a comparação de preços por parte do consumidor.

Por fim, em setembro de 2015 as operadoras terão de unificar o atendimento no caso decombos: ou seja, o consumidor poderá resolver questões relativas a quaisquer dos serviços do pacote em uma única central de atendimento.

O regulamento dos direitos do consumidor de serviços de telecomunicação pode ser consultado no site da Anatel.

Tudo sobre operadoras de TV a Cabo, Sky, GVT, Claro TV, Oi TV, Net, Vivo, etc.

    LAVA E SECA VALE A PENA? | SAMSUNG 8,5 KG | BRUNA DALCIN

    No vídeo de hoje falei de mais uma grande amiga minha aqui no apê: a lava e seca! contei sobre os prós e os contras dela, mostrei como funciona e muito ... LAVA E SECA VALE A PENA? | SAMSUNG 8,5 KG | BRUNA DALCIN Cancelamento automático de TV por assinatura, telefone e internet entra em vigor, veja como proceder

    COMO FICAR INVISíVEL NO WHATSAPP E ESCONDER O STATUS DE ONLINE

    Preserve a sua privacidade no whatsapp! fique offline no whatsapp. veja como esconder de seus contatos o seu status de online e ocultar a mensagem “visto ... COMO FICAR INVISíVEL NO WHATSAPP E ESCONDER O STATUS DE ONLINE Cancelamento automático de TV por assinatura, telefone e internet entra em vigor, veja como proceder

    A POSSIBILIDADE DE VIDA ALIENíGENA INTELIGENTE E A FICçãO CIENTíFICA (COM AL ..

    A possibilidade de vida alienígena inteligente e a ficção científica (hangout com alexey dodsworth) A POSSIBILIDADE DE VIDA ALIENíGENA INTELIGENTE E A FICçãO CIENTíFICA (COM AL .. Cancelamento automático de TV por assinatura, telefone e internet entra em vigor, veja como proceder

    JOGOS GRáTIS DA LIVE GOLD DE DEZEMBRO 2016 GAMES WITH GOLD/ XBOX 360

    Jogos grátis da live gold de dezembro 2016 games with gold/ xbox 360 [review de jogos] skynet games ... JOGOS GRáTIS DA LIVE GOLD DE DEZEMBRO 2016 GAMES WITH GOLD/ XBOX 360 Cancelamento automático de TV por assinatura, telefone e internet entra em vigor, veja como proceder

    UNBOXING DE NUESTRA NUEVA CAMARA XIAOMI YI!! | JE

    Just entreteniment© - entretenimiento gratis video en ingles: (no disponible) je: unboxing de nuestra nueva camara xiaomi yi! UNBOXING DE NUESTRA NUEVA CAMARA XIAOMI YI!! | JE Cancelamento automático de TV por assinatura, telefone e internet entra em vigor, veja como proceder

    Tudo sobre Cancelamento automático de TV por assinatura, telefone e internet entra em vigor, veja como proceder, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

4dez2016-os-criadores-de-conteudo-gabriel-totor-caue-moura-pathy-dos-reis-e-nathalia-arcuri-discutem-o-futuro-do-youtube-na-comic-con-experience-2016-em-sao-paulo

A TV por Assinatura está morrendo para a nova geração, diz Youtuber

Os youtubers contaram experiências próprias de tentativas fracassadas de desenvolver conteúdo para a televisão. “A televisão está preocupada em tirar.