Bolha imobiliária no Brasil: americano que ganhou Nobel de econiomia acha bem provável

Home » Mercado » Bolha imobiliária no Brasil: americano que ganhou Nobel de econiomia acha bem provável

bolha-imobiliaria-2014-pode-acontecer

O americano Robert Shiller, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em parceria com outros dois pesquisadores, acredita que as fortes altas nos preços do mercado de ações dos EUA e do setor imobiliário em algumas cidades do Brasil podem provocar uma perigosa bolha financeira.
– Ainda não estou soando o alarme, mas em muitos países, as bolsas de valores estão em um nível alto e preços subiram com força em alguns mercados imobiliários – afirmou, em entrevista à revista alemã “Der Spiegel” na edição deste domingo. – Isso pode acabar mal.
Schiller disse estar preocupado com o “boom” do mercado acionário dos EUA, pois a economia ainda está “fraca e vulnerável”, acrescentando que os setores financeiro e de tecnologia podem estar superestimados.
O economista também apontou os valores “drasticamente” altos de propriedades no Rio de Janeiro e em São Paulo, no Brasil, nos últimos cinco anos.
– Lá, me senti um pouco como nos EUA em 2004 – disse, acrescentando que tem ouvido argumentos sobre oportunidades de investimentos e o crescimento da classe média que já havia escutado nos EUA perto do ano 2000.

 

Nos emergentes, países com maior renda per capta, como Israel Hong Kong e Cingapura, têm taxas de juros baixas para evitar a valorização da taxa de câmbio em relação às principais moedas. Já no caso do Brasil, Turquia, Índia e Indonésia, a bolha pode ser caracterizada pela alta inflação, acima da meta do Banco Central. O economista explica que a rápida urbanização nestes países também ajudou a elevar os preços dos imóveis, “já que a demanda supera a oferta”.

bolha-imobiliaria-2014-pode-acontecerEconomista ainda afirma que as “novas bolhas imobiliárias” não estão prestes a estourar neste momento, porque “as forças que as alimentam estão em plena operação”. Por fim, ele afirmou estar testemunhando um “replay em câmera lenta” do que ocorreu na crise financeira norte-americana.

O colapso do mercado imobiliário dos EUA ajudou a motivar a crise financeira global de 2008 e 2009. “Bolhas são assim. E o mundo ainda está muito vulnerável a uma”, disse. As bolhas são criadas quando investidores não reconhecem que os crescentes preços de ativos se distanciaram de fundamentos econômicos.
A professora da PUC Monica Baumgarten de Bolle discorda da opinião do vencedor do Nobel. Apesar de algumas cidades terem vivido forte alta nos preços dos imóveis, com destaque para o Rio de Janeiro, faltam dados para afirmar que o país esteja vivendo uma bolha.
– A gente olhar para a questão dos imoveis simplesmente pela alta e daí concluir que existe uma bolha é olhar um pedacinho só da fotografia e não levar em conta muitas outras variáveis – disse. – Não é bolha, não no sentido que ocorreu nos Estados Unidos, porque teria que se imaginar uma situação em que as pessoas se endividaram excessivamente, de forma abrangente, dos mais pobres aos mais ricos, e isso não é verdade no Brasil. Ainda é uma camada pequena da população que tem acesso aos recursos pra adquirir imoveis.
Essa é a mesma opinião do economista do Ibmec Gilberto Braga. Segundo ele, o cenário de bolha nos EUA é bem diferente do que acontece no Brasil.
– No Brasil, temos alta de preços e especulação e a especulação está ligada à facilidade de crédito, às obras de infraestrutura nas principais capitais, sobretudo nas que vão ser sede da Copa do Mundo. No Rio de Janeiro, agrega-se o fator UPP de retomada de áreas que eram dominadas por traficantes.

Fonte: O Globo

Como anda o mercado imobiliário e a economia, tudo sobre a bolha imobiliária, ranking de empresas, gastos, publicidade, etc.

    BOLHA IMOBILIARIA BRASILEIRA

    Vídeo que integra uma série tratando sobre bolha imobiliária no brasil, que iniciou-se em 2004 com a edição da lei 10.931 que, dentre outras coisas, deu ... BOLHA IMOBILIARIA BRASILEIRA Bolha imobiliária no Brasil americano que ganhou Nobel de econiomia acha bem provável

    BOLHA IMOBILIáRIA?! ONDE?! BUM!!! @CANALDOOTARIO

    Seja meu patrÃo ;-) http://www.patreon.com/canaldootario acesse o site http://canaldootario.com.br bonecos, chaveiros, adesivos ... BOLHA IMOBILIáRIA?! ONDE?! BUM!!! @CANALDOOTARIO Bolha imobiliária no Brasil americano que ganhou Nobel de econiomia acha bem provável

    BOLHA IMOBILIáRIA NO BRASIL - COMO INFLAMOS A BOLHA?

    Bolha imobiliária no brasil?! este vídeo tenta explicar como inflamos a bolha aqui no brasil. nos últimos 20 anos o país passou por várias mudanças. talvez ... BOLHA IMOBILIáRIA NO BRASIL - COMO INFLAMOS A BOLHA? Bolha imobiliária no Brasil americano que ganhou Nobel de econiomia acha bem provável

    PONTO DE VISTA - BOLHA IMOBILIÁRIA

    Programa gravado para a tv câmara campinas. PONTO DE VISTA - BOLHA IMOBILIÁRIA Bolha imobiliária no Brasil americano que ganhou Nobel de econiomia acha bem provável

    O PREçO DOS IMóVEIS NO BRASIL AINDA VAI CAIR MAIS? TEM BOLHA? - TV DINHEIRAMA

    Conrado navarro e richard rytenband discutem e caracterizam o cenário de preços dos imóveis no brasil e explicam as diferenças básicas entre bolha e ... O PREçO DOS IMóVEIS NO BRASIL AINDA VAI CAIR MAIS? TEM BOLHA? - TV DINHEIRAMA Bolha imobiliária no Brasil americano que ganhou Nobel de econiomia acha bem provável

    Tudo sobre Bolha imobiliária no Brasil americano que ganhou Nobel de econiomia acha bem provável, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

2 Comentários

  1. LÁ VEM MAIS UM AMERICANO ,AINDA QUE COM O PRÊMIO NOBEL, QUERER DAR PITACOS SOBRE O BRASIL OU ENTENDER O QUE SE PASSA AQUI. NEM NÓS ENTENDEMOS!. ELES NÃO APRENDEM MESMO. NÃO BASTANDO O SUPORTE QUE DERAM AO GOLPE DE 64 E A ESPIONAGEM RECENTE NO BRASIL AINDA VEM PALPITAR. YANKEES GO HOME!

  2. A bolha está chegando, muita gente aperriada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

dolar-cotacao-agk-corretora

Dólar em 2017: analistas de mercado divergem de valores para o próximo ano

Muitas dúvidas ainda sobre a nossa capenga economia. O ano se aproxima do final e, junto com ele, aparecem diversas.