Bolha Imobiliária já estourou no mercado comercial?

Home » Mercado » Bolha Imobiliária já estourou no mercado comercial?

ffe79891fc95f04d3d90837de53d65a6db802d67320x375

Não é só uma pessoa que afirma tal hipótese, é realmente sentido que o setor comercial é o que mais sofre atualmente.

A matéria da revista Exame de 05 de março trata da previsão de Robert Shiller, nobel de economia, em 2013, caçador de bolhas e que em visita ao país, afirmou que o Brasil estava vivendo uma bolha imobiliária.

A revista contraria esta profecia e diz que a área atingida é apenas a comercial, onde shoppings, prédios comerciais e escritórios não conseguem inquilinos, fazendo com que investidores recuem e aguardem outra época melhor para comercializarem.

Ainda segundo a revista o setor residencial, por ora, ainda não sofre as consequências dessa crise que aos poucos se instala no mercado imobiliário brasileiro. Entretanto, a reportagem pede cautela visto queo humor do mercado oscila com muita velocidade, da noite para o dia.

Com gráficos a revista apresenta a queda no lado comercial e o crescimento no lado residencial, afirmando que a queda do primeiro setor se verifica pela falta de políticas que ampliem a produção, enquanto que no segundo caso o que provoca o aumento das taxas é justamente a geração de emprego e o aumento do crédito imobiliário.

Imoveis-SP-Bolha

  • Os investidores estão sofrendo

Para a revista as empresas que administram shoppings e galpões estão em baixa na Bovespa e o rendimento dos fundos imobiliários piorou.

Aqui pertinho da gente podemos pegar como exemplo o Park Shopping Vitória que ocupou apenas 20% do total de lojas colocadas a disposição dos comerciantes e incluídas aí nesse percentual as lojas âncoras.

Com medo da queda na demanda e com a burocracia brasileira a SIMOM maior empresa americana de administração de shoppings suspendeu a sua pereceria com BR Mails brasileira e adiou os planos de operar no Brasil.

  • E os hotéis?

Ainda segundo a matéria: “o setor hoteleiro está passando ileso pela má fase do mercado imobiliário comercial. Mas algumas cidades têm com o que se preocupar”. Isto acontece porque este setor mantém uma “entrega” controlada de novos hotéis, têm uma média de ocupação de 66% e em muitos casos, mais de 100%, que é quando um hóspede deixa um quarto pela manhã e a tarde ele já está ocupado por outro hóspede.

Mas, o problema é que com a copa do mundo muitas cidades estão recebendo um número maior de empreendimentos hoteleiros o que pode provocar um excesso na oferta no número de leitos que vão ter reflexos negativos no pós-evento. Só a cidade de Gravatá está recebendo este ano mais três novos hotéis, aumentando o número de leitos em 30%.

  • O momento do mercado

Os imóveis comerciais foram lançados num momento de alta da procura, com uma economia estimuladora, com um mercado industrial produtor e agora estão sendo entregues num mercado em queda.

Para Robert Shiller em algum momento os preços cairão e neste momento será confirmada a “bolha” que ele previu.

  • E os corretores imobiliários?

É a hora dos corretores redobrarem esforços no sentido de encontrar clientes para os prédios comerciais, a fim de mostrar aos clientes que mesmo num momento negativo a presença do corretor imobiliário é fundamental para um segmento sair de uma crise.

É a oportunidade para que muitos corretores saiam de suas individualidades se juntem e elaborem uma estratégia comum de promoção dos produtos que estão disponíveis. Com a estratégia de união dos corretores, imobiliárias e consultores teremos a diminuições de esforços, a economia de recursos e a expansão das campanhas promocionais.

É na crise que surgem as oportunidades. E a oportunidade que surge  agora é de que os corretores se unam e formam uma só equipe para ajudar a os investidores a saírem da crise em que se encontram e venderem os seus imóveis comerciais.

“Coretor de Imóveis é o profissional mais próximo dos clientes”. O Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis, que será realizado em Maceió de 04 a 7 de maio será um ótimo espaço para iniciar a discussão de união dos corretores de imóveis, em função do tema que será debatido: “As Cidades do Futuro: Como os corretores de imóveis podem contribuir com o crescimento e desenvolvimento”.

Como será que nós corretores poderemos ajudar neste processo de um crescimento sadio e sem bolhas e de um desenvolvimento sustentável que possa garantir um estágio economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo.

Cabe ao corretor que é o profissional mais próximo do cliente a mandar sinais para seus colegas a fim de que se tenha uma categoria unida, sem egoísmos e sem vaidades, porque no fim, com uma crise, todos perdem.

Por Tomaz de Aquino

Como anda o mercado imobiliário e a economia, tudo sobre a bolha imobiliária, ranking de empresas, gastos, publicidade, etc.

    BRASIL CRISE BOLHA IMOBILIáRIA Já ESTOROU REVELAçãO.....

    Através do youtube capture. BRASIL CRISE BOLHA IMOBILIáRIA Já ESTOROU REVELAçãO..... Bolha Imobiliária já estourou no mercado comercial?

    A BOLHA IMOBILIáRIA ESTOUROU!

    AtenÇÃo: este vídeo foi uma brincadeira de primeiro de abril do nosso canal*** a bolha imobiliária estourou! A BOLHA IMOBILIáRIA ESTOUROU! Bolha Imobiliária já estourou no mercado comercial?

    A BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL - PIRÂMIDES E CICLOS DE CRÉDITOS

    Pode inté ser que haja um bebÊ bolha no mercado imobiliário brasileiro. mas eu garanto que esta bolha não vai estourar. uma bolha só estoura quando ... A BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL - PIRÂMIDES E CICLOS DE CRÉDITOS Bolha Imobiliária já estourou no mercado comercial?

    BOLHA IMOBILIáRIA, ESTOURA OU NãO ESTOURA? QUARTA DE MERCADO

    Confira o bate-papo que acontece com a participação especial de mário giangrade, ceo da incorporadora bko além de andré moraes e convidados. BOLHA IMOBILIáRIA, ESTOURA OU NãO ESTOURA? QUARTA DE MERCADO Bolha Imobiliária já estourou no mercado comercial?

    #18. CORRETOR DE IMóVEIS: MENOS BOLHA IMOBILIáRIA E MAIS VENDAS! | GUILHERME M ..

    Corretor de imóveis, você ainda tem dúvidas se a bolha imobiliária estoura no brasil? seu cliente teme a bolha e você não sabe como deixá-lo mais seguro ... #18. CORRETOR DE IMóVEIS: MENOS BOLHA IMOBILIáRIA E MAIS VENDAS! | GUILHERME M .. Bolha Imobiliária já estourou no mercado comercial?

    Tudo sobre Bolha Imobiliária já estourou no mercado comercial?, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Um comentário

  1. ola bruna voce é muito linda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

dolar-cotacao-agk-corretora

Dólar em 2017: analistas de mercado divergem de valores para o próximo ano

Muitas dúvidas ainda sobre a nossa capenga economia. O ano se aproxima do final e, junto com ele, aparecem diversas.