NovasdoDia » Automoveis » Bolha automotiva já é uma realidade, produção de veículos despencou 18% e vendas 7,2%

Bolha automotiva já é uma realidade, produção de veículos despencou 18% e vendas 7,2%

Não há mais como esconder, se a bolha imobiliária parece está apenas murchando, a automotiva vem com força total, com largos sinais que deve estourar.

A produção de veículos no Brasil apresentou uma queda de 18% em maio na comparação com igual mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta manhã pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O número total de veículos produzidos no mês passado foi de 282,5 mil.

A indústria também amarga perdas na comparação do acumulado do ano. Entre janeiro e maio, foram produzidos 1,337 milhão de veículos, uma queda de 13,3% em relação aos 1,559 milhão dos primeiros cinco meses de 2013. Já na comparação com abril, o avanço foi de 1,9%.

Considerando apenas os veículos leves, a produção caiu 18,2% em maio ante igual mês de 2013. Já o recuo no acumulado do ano é de 13,3%. Mais uma vez, queda apenas na comparação mensal, com avanço de 1,5%.

Para o presidente da Anfavea, Luiz Moan, a queda nos números do setor é decorrente do menor nível de confiança por parte dos consumidores, do mau-humor do mercado e da maior seletividade no crédito. Ele não se mostra otimista com as mudanças nessas condições. De acordo com o dirigente, as conversas com o governo indicam que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) irá subir a partir de abril e que não haverá estímulos ao financiamento.

– Não temos expectativas de novos estímulos para financiamento e estamos esperando o IPI integral a partir julho – afirmou.

A alíquota do IPI de carros populares está em 3% e pode subir para 7% a partir de julho.

REVISÃO DAS PROJEÇÕES

A entidade espera fazer uma revisão das projeções de vendas e produção no mês de julho. No entanto, para isso acontecer, é necessário primeiro concluir a revisão do acordo automotivo com a Argentina, o que está previsto para a próxima semana.

– O importante é que não haja restrição no fluxo de comércio e estímulo a produção regional – disse Moan, sem querer entrar em detalhes de qual seria a relação de troca mais adequada.

Apesar da perspectiva de renovação do acordo para o principal destino de exportações dos veículos brasileiros, afrima que há um viés negativo para a revisão das projeções. No início do ano, a Anfavea previa um crescimento de 1,4% na produção no ano em relação a 2013. No ano passado, o número de veículos produzidos no Brasil chegou a 3,71 milhões.

Uma das razões para esse viés negativo é justamente a possibilidade de volta do IPI. Segundo Moan, um estudo feito pela Anfavea mostra que a cada um ponto percentual de aumento na alíquota do imposto, o preço do carro na tabela sobe 1,1% e as vendas, por outro lado, caem 2%. Se o IPI passar de 3% para 7%, no caso dos carros populares, as vendas cairiam 8,8% nas contas da entidade.

VENDAS ACUMULAM QUEDA DE 4,8%

Essa possibilidade de queda já acontece em um cenário de recuo das vendas. A Anfavea divulgou os dados relativos às vendas de automóveis novos. Houve um recuo de 1,2% em maio na comparação com abril. O recuo é de 7,4% na comparação anual (maio de 2014 ante maio de 2013) e de 4,8% no acumulado de janeiro a maio ante igual período de 2013. No caso dos veículos leves, que incluem os automóveis de passeio, houve queda nas vendas de 2,1% no mês, de 7,4% no ano e de 4,8% na comparação dos cinco primeiros meses de 2014.


Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    MT 09 TRACER - PLOTANDO A BOLHA COM ADESIVO VINIL AUTOMOTIVO PRETO FOSCO áSPERO

    Havia riscado toda minha bolha, com o lado verde da espoja, pensa na dor no coração, pra não comprar outra, tentei plotar eu mesmo, mas o resultado ficou ... MT 09 TRACER - PLOTANDO A BOLHA COM ADESIVO VINIL AUTOMOTIVO PRETO FOSCO áSPERO Bolha automotiva já é uma realidade, produção de veículos despencou 18% e vendas 7,2%

    BOLHA S-10 ESTILO KEN BLOCK -AUTOMODELO

    Detalhes da pintura de bolha estilo carro do piloto norte americano ken block. BOLHA S-10 ESTILO KEN BLOCK -AUTOMODELO Bolha automotiva já é uma realidade, produção de veículos despencou 18% e vendas 7,2%

    MORALES ®: BOLHA GOL GTI - AP C/ FARóIS DE MILHA, AUXILIARES E RODA ORBITAL - ..

    MORALES ®: BOLHA GOL GTI - AP C/ FARóIS DE MILHA, AUXILIARES E RODA ORBITAL - .. Bolha automotiva já é uma realidade, produção de veículos despencou 18% e vendas 7,2%

    Tudo sobre Bolha automotiva já é uma realidade, produção de veículos despencou 18% e vendas 7,2%, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Um comentário

  1. Bolha tem que estoura mesmo, no inicio do ano passado os carro era muito mais barato creio numa cota 10%, ainda com redução do ipva, viramos o ano pertecebemos que sr presidente cotou a redução do ipva e ainda por cima as montadoras aumentaros os preço, vimos na realidade que os carro estao muito caro mesmo, nao tendo compradores, e os compradores duvidoso não compra devido medo financia o carro, ainda tem pagar caro, hoje mercado montadora e governo nao abre a mao do lucro dos imposto, ja virando efeito cascatata, nao vendendo carro, empresa estao demetindo, as empresa que trabalhar que fornecer peças para montadora, as montadora tambem, vamos ver onde vai chegar. Lamentavel. Faça uma pesquisa do carro que vc quer do valor do ano passado como acessorio e hoje verá a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *