BMW R 1200R 2016 dá show de modernidade

Home » BMW » BMW R 1200R 2016 dá show de modernidade

1200r2

O estilo naked e a motorização boxer tem sido receita de sucesso para a BMW desde os primórdios da marca bávara, há quase cem anos. Mas, isso não significa que a fabricante alemã precise necessariamente investir em motos com estilo retrô. Prova disso é a nova geração da R 1200R, que abre mão do visual clássico da versão anterio cardápio eletrônico, sempre presente nos modelos mais recentes da casa de Munique.

O design mais moderno da nova naked alemã, apresentada no Salão de Colônia, em outubro de 2014, pode ser notado pelas linhas angulosas do tanque, que tem capacidade para 18 litros, e pelo subquadro tubular que agora fica à mostra. De aparência mais estreita, a R 1200R abandonou também a suspensão dianteira Telelever – e a estrutura robusta em volta dela – para adotar um garfo invertido (upside-down) de 140 mm de curso, que reforça a esportividade da moto. Já o farol redondo deu lugar a uma moderna peça poligonal com duas lâmpadas uma sobre a outra. O escape, por sua vez, está com formas mais atuais e agora está do lado direito, com o monobraço traseiro segurando a roda pelo lado esquerdo.

O novo perfil da moto e alguns elementos incorporados, como o conjunto óptico e a suspensão dianteira, são nitidamente inspirados pela Concept Roadster. O modelo, mostrado pela BMW em meados do ano passado, causou impacto quando revelado e muitos chegaram a acreditar que entraria em produção. Ao que tudo indica, entretanto, o protótipo serviu com estudo de design e funcionalidade para a R 1200R, que já está disponível no mercado europeu.

Novo boxer…

A R 1200 R era o único modelo da família bávara que ainda não havia recebido a nova geração do motor boxer de 1.170 cm³ com arrefecimento líquido em seus dois cilindros opostos. Assim como em suas “irmãs”, o emprego do propulsor trouxe mais potência e torque: agora são 125 cv a 7.750 e pode oferecer até 12,7 kgf.m a 6.500 giros. O novo boxer também é mais compacto e favorece à proposta de naked ágil que a BMW imprimiu em sua “roadster”. O câmbio, todavia, continua sendo de seis marchas e a transmissão final por eixo-cardã.

No campo da ciclística, mais mudanças. Começando pelo novo quadro tubular em aço, feito para acomodar o motor como parte da estrutura. Já o subquadro agora tem uma função a mais: além de suportar a rabeta com rigidez, ele também complementa o design da moto, uma vez que não é mais coberto pelos painéis plásticos. Reforçando a postura esportiva que a naked adotou, os discos de freio, duplos com 320 mm de diâmetro na frente e único de 276 mm atrás, passam a ser mordidos por pinças Brembo de fixação radial. O ABS é de série e pode ser desligado.

Para completar, o assento, antes arredondado e em dois níveis, foi substituído por duas peças separadas para piloto e garupa. Com isso, sua altura diminuiu 10 mm e o condutor agora vai acomodado a 790 mm do chão. A nova R 1200R pesa 231 kg em ordem de marcha.

Mais moderna e eletrônica…

Uma vez que a BMW já conta com a R nineT em seu line-up para atender aos fãs de modelo com apelo clássico, a marca bávara aproveitou a reestilização da R 1200R para incorporar nela seu famoso catálogo de eletrônica. Além do ABS, a naked traz como item de série o controle de tração da BMW (ASC) e dois modos de pilotagem: “Road” e “Rain”, que regulam a entrega de potência.

A marca bávara ainda oferece à parte um pacote “Pro”, com dois modos extras de pilotagem: “Dynamic” e “User”, e um controle de tração ainda mais completo (Dynamic Traction Control), que leva em conta a inclinação da moto ao atuar. Outra novidade opcional é a geração mais recente do Dynamic ESA (Eletronic Suspension Adjustment). Com duas opções de configuração, “Road” e “Dynamic”, a suspensão se adapta automaticamente ao piso para garantir conforto e estabilidade. Fechando a gama de extras sob encomenda, há também o câmbio assistido que permite subir as marchas sem a necessidade de acionar a embreagem.

A nova R 1200 R já está disponível na Europa e na Alemanha, seu país de origem, ao preço de 12.800 euros (cerca de R$ 44.000). Lá, ela é mais barata do que a S 1000 R e a R nineT, que custam 13.100 euros e 14.700 euros, respectivamente. No Brasil, a geração anterior da R 1200R foi vendida em 2013 pelo preço de R$ 61.500. Como a nova versão deverá chegar ao Brasil, embora a BMW não confirme oficialmente, podemos esperar uma etiqueta de preço com valor entre os R$ 62.900 cobrados aqui pela R nineT e os R$ 67.800 da S 1000 R, sendo que esta última está disponível no nosso mercado apenas em sua versão mais completa.

Preço:

Estimado por R$ 62.900

1200r

Uma das marcas mais admiradas do planeta. A BMW hoje é dona também das marcas Mini e Rolls-Royce Motor Cars e anteriormente também da Land Rover, o atual Range Rover foi desenvolvido em grande parte pela marca germânica. Hoje a Land-Rover pertence ao Grupo Tata. Atualmente, o grupo BMW orientou firmemente sua visão para o setor de alto padrão do mercado internacional de automóveis e motos, reunindo quatro marcas: BMW, Mini, Rolls-Royce Motor Cars e BMW Motorrad. O grupo BMW tem atualmente 30 fábricas em 14 países

    R1200R 2016 START UP

    R1200r mororrad start up. apologies for the one handed finger obstruction. R1200R 2016 START UP BMW R 1200R 2016 dá show de modernidade

    BMW R 1200 R MIT QUICKSHIFTER | 125 PS | TESTFAHRT AN DEN BMW TAGEN 2016

    Probefahrt mit der neuen bmw r1200r (125ps) mit quickshifter und testen des rain-mode bei regen an den bmw motorrad tagen 2016 in ... BMW R 1200 R MIT QUICKSHIFTER | 125 PS | TESTFAHRT AN DEN BMW TAGEN 2016 BMW R 1200R 2016 dá show de modernidade

    ESSAI BMW R 1200 R 2015 : MADAME POLYVALENCE

    La r 1200 r est l'un des piliers de bmw. connu pour être « the roadster » de la polyvalence, il se prend pour 2015 une grosse refonte autant sur le plan ... ESSAI BMW R 1200 R 2015 : MADAME POLYVALENCE BMW R 1200R 2016 dá show de modernidade

    BMW R1200R TEST - MOTORCYCLETV REVIEW

    The most comprehensive video test of the bmw r 1200 r. motorcycletv lives with and rides the r1200r for this extensive test. find everything you want and ... BMW R1200R TEST - MOTORCYCLETV REVIEW BMW R 1200R 2016 dá show de modernidade

    BMW R 1200 RS VS R 1200 R TEST | BOXER VERGLEICH 2016 - BMW MOTORRAD TEST-CAMP A ..

    Schwerer boxer-kampf im sonnigen almeria! welches bike macht das rennen? die verkleidete r 1200 rs oder die nackte r 1200 r ? beim bmw motorrad ... BMW R 1200 RS VS R 1200 R TEST | BOXER VERGLEICH 2016 - BMW MOTORRAD TEST-CAMP A .. BMW R 1200R 2016 dá show de modernidade

    Tudo sobre BMW R 1200R 2016 dá show de modernidade, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

download-73

BMW M140i: hot hatch vem com motor turbo de seis cilindros

A partir de dezembro, a linha série 1 da BMW passará a contar com mais uma versão: é a M140i..