BMW 320i ActiveFlex 2015: informações e preço

Home » Automoveis » BMW 320i ActiveFlex 2015: informações e preço

BMW 320i ActiveFlex

O BMW 320i ActiveFlex dá um passo à frente e se torna o primeiro veículo turbo flex do mundo.

O frentista deve ter ficado meio ressabiado. Após abastecer o tanque com etanol, atendendo ao pedido, fechou a tampa e voltou para confirmar se aquele veículo era mesmo movido a álcool. Faz uma década que frentistas colocam etanol em automóveis. Mas em carrão importado, é novidade.

BMW 320i ActiveFlex

O BMW 320i ActiveFlex é o primeiro alemão a adotar a tecnologia. Em dez anos, o sistema se alastrou por praticamente todos os automóveis produzidos no Brasil, e já havia alcançado alguns modelos importados da Argentina, do México e até da China. Só não havia chegado às marcas de maior prestígio, um tabu que agora cai.

Se não trouxesse nenhuma inovação técnica importante, haveria a possibilidade de o BMW 320i ser apenas “mais um” entre tantos flex. Não é o caso. Além de ser o pioneiro entre os alemães (embora produzido na Áustria), é o primeiro a combinar a tecnologia bicombustível num motor turbo de injeção direta. E, como nem tudo são flores, o sedã que deverá ser produzido no Brasil a partir de outubro é dono do título de flex mais caro do país: custa de 129 950 a 154 950 reais.

A boa notícia é que, depois que passou a beber álcool, este gringo ficou mais soltinho na pista: em nosso campo de provas, foi de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos – um ano atrás, o 320i a gasolina também esteve por lá e cumpriu a mesma tarefa em 7,9. O ânimo extra também se manifestou nas retomadas de velocidade: de 40 a 80 km/h, por exemplo, baixou o tempo de 4,1 para 3,3 segundos.

O curioso é que não houve ganho nem de potência, nem de torque. O motor 2.0 TwinPower Turbo manteve os 184 cv da versão anterior, assim como os 27,5 mkgf de torque. Essa alegria de viver do 320i flex está disponível já a 1 250 rpm. As respostas são instantâneas e o mesmo vale para o câmbio automático que, apesar de convencional (com conversor de torque), oferece trocas rápidas como a de um sistema com dupla embreagem.

Senti falta, porém, de borboletas para administrar as oito marchas sem tirar as mãos do volante. Acima de 5 000 rpm, o motor emite um ronco bravo. Mas silencia quase por completo se você estiver a 120 km/h em oitava marcha, condição em que o ponteiro do conta-giros fica em cerca de 2 000 rpm nos modos Comfort e Eco Pro.

Bebo socialmente…

Embora tenha gostado da bebida, vale salientar que o sedã mostrou que é moderado no consumo: 8,2 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. O 320i ActiveFlex chega sem tanquinho de gasolina para partida a frio. Graças à injeção direta, que aplica combustível na câmara sob alta pressão (até 200 bar), não há necessidade do subtanque nem de aquecimento prévio do etanol.

Segundo Luiz Estrozi, gerente técnico da BMW, a injeção sob alta pressão é suficiente para inflamar a mistura, num processo semelhante ao que ocorre em motores a diesel. Um sensor identifica o combustível e repassa a informação à central eletrônica. De acordo com Estrozi, o motor liga mesmo sob temperatura ambiente de -10 °C.

BMW 320i ActiveFlex INTERIOR

O desenvolvimento do sistema (que estreia no 320i, mas deve ser aproveitado em outros modelos da linha) foi feito simultaneamente no Brasil e na Alemanha, pela BMW e Bosch. “Só por aqui os protótipos rodaram mais de 250 000 km”, diz Estrozi.

Além da injeção direta e do turbo, o motor conta com tecnologias já empregadas pela empresa, caso do Valvetronic (de controle de abertura das válvulas de admissão) e do Vanos, comando variável tanto na admissão como no escape.

Mas será que todo o esforço é justificável para um automóvel dessa categoria? Quem gasta 130 000 reais está preocupado em economizar combustível? Eduardo Vale, gerente geral da concessionária Osten, de São Paulo, diz: “Ainda é cedo para avaliar a recepção do comprador, já que o veículo foi lançado há pouco tempo, no fim de novembro”.

Para ele, o apelo do carro não deverá ser a economia no abastecimento, mas a questão da sustentabilidade: “O cliente dessa faixa de carro pode não fazer muita questão da economia, mas vai levar um carro mais amigável em relação ao meio ambiente”, diz.

Preço: R$ 129.500

  • Direção, freio e suspensão:

Tradição na Série 3, este trio está calibrado para proporcionar prazer ao volante. A direção é direta e comunicativa, a suspensão é firme e estável e os freios não desapontam.

  • Motor e câmbio:

A transmissão de oito marchas está bem escalonada e faz trocas rápidas. O motor turbo de injeção direta digeriu muito bem o novo combustível.

  • Carroceria:

A Série 3 mantém as linhas bem proporcionadas, tem visual robusto, com frente agressiva, mas ao mesmo tempo agrada a quem gosta do estilo clássico.

  • Vida a bordo:

O nível de equipamentos é bom, embora os mais exigentes possam notar a falta da câmera de ré e do teto solar.

  • Segurança:

Há airbags frontais, laterais e de cabeça. Suspensão e freios transmitem confiança, e os controles de tração e estabilidade fizeram intervenção no momento certo.

  • Seu bolso:

Não espere uma redução significativa de preço quando chegar ser produzido no Brasil.

Lançamentos de carros nacionais e importados, seguros, preços, avaliação, cores, teste e informações técnicas, qual o consumo do veículo, como fazer o financiamento, o que muda em 2017 e qual automóvel vai sair de linha.

    BMW 320I 2.0 16V AUTOMáTICO (ACTIVEFLEX) - 2015

    NovÍssima (2º dono) revisada em concessionÁria. com manual e chave reserva. sedan esportivo apreciado pelo design, ... BMW 320I 2.0 16V AUTOMáTICO (ACTIVEFLEX) - 2015 BMW 320i ActiveFlex 2015 informações e preço

    VRUM - BMW 320I ACTIVEFLEX SPORT GT 2015 [TESTE]

    (vrum-23/11/14)nosso mercado tornou-se mesmo uma tentação. são várias fábricas se programando para inaugurar a produção por aqui. nesse ponto, a ... VRUM - BMW 320I ACTIVEFLEX SPORT GT 2015 [TESTE] BMW 320i ActiveFlex 2015 informações e preço

    EUROBIKE BMW 320I ACTIVEFLEX REVIEW

    CondiÇÕes especiais. faÇa sua proposta: http://www.eurobike.com.br/bmw_3. EUROBIKE BMW 320I ACTIVEFLEX REVIEW BMW 320i ActiveFlex 2015 informações e preço

    BMW 320I M SPORT 2015 ACTIVE FLEX - DETALHES - WWW.CAR.BLOG.BR

    Http://www.car.blog.br. BMW 320I M SPORT 2015 ACTIVE FLEX - DETALHES - WWW.CAR.BLOG.BR BMW 320i ActiveFlex 2015 informações e preço

    AVALIAçãO BMW 320I GP ACTIVEFLEX | CANAL TOP SPEED

    Se inscreva no canal para vídeos semanais de carros , avaliações automotivas e dicas: http://goo.gl/fzmhqj o canal top speed apresenta a bmw 320i ... AVALIAçãO BMW 320I GP ACTIVEFLEX | CANAL TOP SPEED BMW 320i ActiveFlex 2015 informações e preço

    Tudo sobre BMW 320i ActiveFlex 2015 informações e preço, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

ahd

Comparativo: Honda Civic x Audi A3 Sedan 2017

Os poucos carros alemães estãu deixando de ser unanimidade, entenda. Não faz muito tempo, dono de carro de marca japonesa.