Avião da Chapecoense se partiu em três na hora do acidente, aeronave já tinha 17 anos

Home » Atualidades » Avião da Chapecoense se partiu em três na hora do acidente, aeronave já tinha 17 anos

lamia-cp2933-750x427

Conheça um pouco mais sobre o avião CP 2933, da companhia LaMia, que transportava o time da chapecoense até Medelliín se partiu em três ao tentar fazer um pouso de emergência. O piloto, atendendo aos padrões, descartou o combustível antes do procedimento, evitando a explosão.

A aeronave era do modelo Avro RJ85 e tinha 17 anos. O modelo já não é produzido desde 2002. De origem britânica, nasceu como British Aerospace 146 e tinha uma configuração com asas altas e quatro turbinas.

A Chapecoense iria jogar a final da Copa Sul-americana nesta quarta-feira, em Medellín. O plano inicial da delegação era fretar um voo direto para Medellín, mas teve seu pedido negado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC).

O time saiu de Garulhos em um voo comercial até de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Lá, embarcaram na aeronave da LaMian, que decolou com 80 pessoas a bordo: 71 passageiros e 9 tripulantes. Cinco sobreviventes foram confirmados.

Segundo a imprensa local, o avião com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 1h15, horário de Brasília, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

A LaMia faz frequentemente transporte de equipes de futebol pela América Latina, e esse mesmo avião já havia sido usado pelo time catarinense para a partida contra o Junior de Barranquila, em outubro, pelas quartas de final da mesma competição.

A aeronave levou também a seleção Argentina de Belo Horizonte para Buenos Aires, depois da partida contra o Brasil pelas eliminatórias da Copa, no último dia 10.

O Avro RJ85 não tinha um acidente fatal desde 2002, segundo o site Aviation Safety, sobre segurança aérea, mas a versão anterior, BAe 146, registrou três acidentes nos últimos três anos, com companhias do Leste Europeu e também na África. No total, há registro de 17 acidentes fatais.

Lamia

A companhia Lamia surgiu na Venezuela em 2013 e operou uma pequena frota de aviões regionais até deixar de voar. No ano passado, ressurgiu na Bolívia apenas com o RJ85 de prefixo cP-2933 acidentado na noite do dia 28 de novembro.

lamia-cia-avia

O exemplar que levava o time brasileiro para Medellín, na Colômbia, foi fabricado em 1999 e entregue originalmente para a companhia regional americana Mesaba. Em 2007 foi repassado para a empresa irlandesa CityJet e chegou a voar com as cores da Air France. Em 2013, foi comprado pela Lamia para operar na Venezuela. No ano passado, ele passou a voar na Bolívia.

 Durante os 23 anos de produção foram fabricados 387 unidades do quadrirreator, mas a linha de montagem foi encerrada em 2001, época em que novos jatos como o brasileiro E190, mais econômicos e modernos, tornaram o modelo inglês caro de operar. No Brasil, inclusive, o jato chegou a voar logo no início da carreira, na extinha companhia regional Taba, que operava na região amazônica, mas sofreu pelo calor e umidade do local e logo foi devolvido. No começo dos anos 90, a companhia Air Brasil, do grupo mineiro Líder Aviação, chegou a trazer ao país dois exemplares para início de operação, porém, o projeto acabou cancelado antes de chegar ao mercado.
Aqui você fica por dentro o que acontece no Brasil e no mundo, celebridades, famoso que morreu ou faleceu na data de hoje, política, quem é o corrupto e ladrão do momento, crise econômica, qual partido que mais rouba, o próximo a ir pra cadeia, dinheiro sujo, charges e curiosidades.

    CONHEçA OS JOGADORES E JORNALISTAS QUE ESTAVAM NO AVIãO DA CHAPECOENSE

    O voo que transportava a equipe da chapecoense partiu de santa cruz de la sierra, na bolívia, em direção a medellín, na noite de segunda-feira (28). CONHEçA OS JOGADORES E JORNALISTAS QUE ESTAVAM NO AVIãO DA CHAPECOENSE Avião da Chapecoense se partiu em três na hora do acidente, aeronave já tinha 17 anos

    JOGADORES DA CHAPECOENSE MINUTOS ANTES DO AVIÃO CAIR (VÍDEO INÉDITO)

    O avião que transportava a delegação da chapecoense para medellín, na colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29). segundo ... JOGADORES DA CHAPECOENSE MINUTOS ANTES DO AVIÃO CAIR (VÍDEO INÉDITO) Avião da Chapecoense se partiu em três na hora do acidente, aeronave já tinha 17 anos

    MAPA MOSTRA ACIDENTE DA CHAPECOENSE COM AVIãO! 29/11/2016

    O avião que transportava a equipe da chapecoense sofreu um acidente na colômbia, por volta da 0h30min (horário de brasília) desta terça-feira. o voo da ... MAPA MOSTRA ACIDENTE DA CHAPECOENSE COM AVIãO! 29/11/2016 Avião da Chapecoense se partiu em três na hora do acidente, aeronave já tinha 17 anos

    IMAGENS DA QUEDA DO AVIÃO COM O TIME DA CHAPECOENSE A MAIOR TRAGÉDIA DO FUTEBO ..

    Veja tambÉm mÃe do goleiro danilo enxuga as lÁgrimas do repÓrter da esport tv https://youtu.be/2jjwmrhge2w o avião que levava a ... IMAGENS DA QUEDA DO AVIÃO COM O TIME DA CHAPECOENSE A MAIOR TRAGÉDIA DO FUTEBO .. Avião da Chapecoense se partiu em três na hora do acidente, aeronave já tinha 17 anos

    IMAGENS DO TIME DA CHAPECOENSE DENTRO DO AVIãO

    Imagens do time da chapecoense dentro do avião. nas imagens gravadas pouco antes da decolagem os jogadores estão empolgados e felizes. o acidente o ... IMAGENS DO TIME DA CHAPECOENSE DENTRO DO AVIãO Avião da Chapecoense se partiu em três na hora do acidente, aeronave já tinha 17 anos

    Tudo sobre Avião da Chapecoense se partiu em três na hora do acidente, aeronave já tinha 17 anos, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

2 Comentários

  1. Muito falha esta reportagem. Este modelo de avião não descarta combustivel. O avião apresentou falha elétrica devido a falta de combustivel. E nem sequer reabasteceram a aeronave em Bogotá que era o correto, já que a aeronave não tinha autonomia para este trecho percorrido. Mais uma vez seres humanos são vitimas da ganancia de gente que só pensa em ganhar dinheiro não se importando com outros.

  2. Com capacidade para até 100 pessoas, é uma aeronave regional fabricada no Reino Unido pela British Aerospace. Quadrimotor do tipo narrow-body, é muito utilizado para voos curtos na Europa. O RJ-85 tem envergadura de 26 metros, comprimento de 28,5 metros e altura de 8,6 metros.

    O British Aerospace 146 (BAe 146) foi produzido por 19 anos, entre 1983 e 2002, tendo sido construídas 387 unidades, consagrando-se como o jato civil britânico mais bem sucedido.

    Em nota oficial publicada pelo aeroporto, o avião reportou falhas elétricas a torre de controle da Aeronáutica Civil.

    O avião que transportava a equipe da Chapecoense sofreu um acidente na Colômbia, por volta da 0h30min (horário de Brasília) desta terça-feira. O voo da companhia Lamia partiu de Guarulhos, em São Paulo, às 15h15min de segunda-feira e tinha como destino o aeroporto José María Córdova, em Medellín, na Colômbia.

    A cerca de 30 quilômetros do destino, após uma escala em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, a aeronave com 81 pessoas caiu na localidade de Cerro Gordo no município de La Unión, no departamento de Antioquia, na Colômbia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

renan-chutado

Renan Calheiros é chutado da Presidência do Senado

É para glorificar de pé! O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta segunda-feira, 5, ao pedido da.