AutoCAD 2016 3D Avançado

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auto-cad-pdf-epubAutoCAD 2014 3D Avançado – Modelagem e Render com Mental Ray – eBook

O livro tem a meta de mostrar que conectividade é a base de trabalho do AutoCAD, que incorpora ferramentas de trabalho on-line, cada vez mais comuns no dia a dia. Com o recurso Autodesk 360, por exemplo, é possível acessar projetos em qualquer local e de qualquer computador ou dispositivo móvel.
Nesse sentido, o livro explora didaticamente os recursos do programa, com destaque para as novidades da versão 2014, trazendo exercícios e exemplos ricamente ilustrados. Aborda ferramentas de trabalho 2D e 3D, recursos de modelagem, criação de imagens realistas, entre outros recursos mais avançados, como a comunicação com banco de dados, publicação de arquivos na Internet e em PDF. Por fim, ensina a ajustar o AutoCAD às necessidades pessoais e aperfeiçoar tarefas rotineiras, explicando a migração simplificada de configurações.
O livro cobre os tópicos da prova de Certificação em AutoCAD da Autodesk, relacionando os tópicos dos exames de certificação e os capítulos correspondentes do livro para que você possa organizar seu estudo e preparar-se para os testes.

As respostas dos exercícios, exemplos de desenhos com o sistema de parametrização, arquivos de interface de usuário com exemplos de Action e rotinas em AutoLISP a serem incorporadas ao AutoCAD estão disponíveis em para download.

  • Sumário do eBook

Capítulo 1 – Visão Geral do 3D 
1.1 Projeto 3D
1.2 Acesso aos comandos e menus no ambiente 3D
1.3 Carregar barras de ferramentas
1.4 Tipos de objeto 3D
1.4.1 Superfícies
1.4.2 Objetos Mesh
1.4.3 Aramado
1.4.4 Sólidos
1.5 Revisão de comandos para polylines e regiões
1.5.1 Pedit
1.5.2 Boundary
1.5.3 Region
Exercício 1 – Transformar em polyline e em regiões
Exercício 2 – Aparar as arestas e criar a polyline da engrenagem

Capítulo 2 – Interface de Trabalho e Configurações 3D 
2.1 Workspace
2.1.1 Workspace 3D Modeling x AutoCAD Classic
Exercício 1 – Salvar Workspace
2.2 Ajustes do sistema de trabalho em 3D
2.2.1 3D Crosshairs
2.2.2 Display ViewCube ou UCS Icon
2.2.3 Dynamic Input
2.2.4 3D Objects
2.2.5 3D Navigation
2.3 Ribbons e barras de ferramentas
2.3.1 Ribbon Solid para modelagem de sólidos
2.3.2 Ribbon para modelagem Mesh
2.3.3 Ribbon para modelagem de superfícies
2.3.4 Ribbon para Render
2.3.5 Ribbon para edição 2D e 3D
2.3.6 Ribbons de navegação e controle de UCS
2.3.7 Barras de visualização e navegação
2.3.8 Barras de Smooth Mesh
2.3.9 Barras de Surfaces
2.3.10 Barras de apresentação de tela e render
2.3.11 Barras de ferramentas de edição
2.3.12 Barras de controle de UCS e viewports
Exercício 2 – Carregar barras de ferramentas

Capítulo 3 – Vistas, Estilos de Visuais e Câmeras 
3.1 Navegação 3D
3.2 ViewCube
3.2.1 Configuração do ViewCube
3.3 Navigation Bar
3.4 SteeringWheels
3.5 Vistas predefinidas
Exercício 1 – Manipulação de vistas
3.6 Navigate
Exercício 2 – Controle do tipo de visualização 3D
3.7 Free Orbit
3.8 Estilos de apresentação
3.9 Tool Palettes Visual Style
3.10 Criar uma vista de câmera
Exercício 3 – Criação de vistas
3.11 Editar a câmera
3.12 Salvar uma vista
Exercício 4 – Ativar vistas nas viewports do Layout

Capítulo 4 – Objetos 3D – Etapa 1 
4.1 Criação de objetos 3D dinamicamente
Exercício 1 – Desenho dinâmico
4.2 Sólidos básicos
4.2.1 Box
4.2.2 Cylinder
4.2.3 Cone
4.2.4 Sphere
4.2.5 Pyramid
4.2.6 Wedge
4.2.7 Torus
Exercício 2 – Modelagem de um móvel
Exercício 3 – Modelagem de uma escada em L
4.3 Criar um Polysolid
4.3.1 Configuração do Polysolid
4.3.2 Converter um objeto em Polysolid
4.3.3 Desenhar segmentos de linha ou arco com Polysolid
4.4 Comando Helix – Aspiral
Exercício 4 – Modelagem de sacada
Exercício 5 – Uso de molas
Exercício 6 – Montar estrutura tubular

Capítulo 5 – Variáveis 3D 
5.1 Visão geral
5.2 Isolines – Controle do número de linhas em objetos 3D
Exercício 1 – Controle do número de linhas
5.3 Facetres
Exercício 2 – Controle de suavização de faces
5.4 Controle da exibição do ícone de luz
5.5 Conversão do tipo de luz
5.6 Conversão automática de sistemas
5.7 Conversão de sólidos em objetos Mesh
5.8 Controle da exibição do ícone da câmera
5.9 Controle do tipo de Surface a ser criado
5.10 Relacionamento com os objetos
5.11 Comportamento da visualização
5.12 Controle do Trim
5.13 Filtro de faces
5.14 Controle do Osnap 3D
5.15 Defaultgizmo – Controle dos modificadores 3D
5.16 Geomapmode – Controle do estilo de mapa
5.17 Vprotateassoc – Controle da rotação das viewports
5.18 Delobj – Controle de exclusão de objetos

Capítulo 6 – Objetos 3D – Etapa 2 
6.1 Seguir um caminho – Sweep
Exercício 1 – Criar os objetos de uma tubulação industrial
Exercício 2 – Desenhar a base de uma cadeira
6.2 Extrude
6.2.1 Extrude de formas abertas
6.3 Objetos 3D por transição entre formas – Loft
Exercício 3 – Criar um puxador usando Loft
6.4 Revolve – Objetos por revolução
Exercício 4 – Modelar um bule de chá
Exercício 5 – Modelar um ventilador de teto
6.5 Presses or pulls (empurrar ou puxar)

Capítulo 7 – Modelagem por Superfícies 
7.1 Introdução ao uso de superfícies
7.2 Criação de superfície ou sólidos
7.3 Continuidade e magnitude da superfície
7.4 Superfícies associativas
7.5 Surfnetwork – Superfície por malha de lados
7.6 Planesurf – Superfície plana
7.7 Blend – Ligar superfícies
7.8 Surfpatch – Corrigir superfície
Exercício 1 – Fechamento da superfície com Patch
7.9 Surfoffset – Cópias paralelas
Exercício 2 – Aplicar Offset e Blend na superfície
7.10 Associação de superfícies
7.11 Surffillet – Fillet na superfície
Exercício 3 – Fillet entre superfícies
7.12 Extract Intersections – Extrair objetos de intersecção
7.13 Offset Edges – Gerar contornos em faces
7.14 Surftrim – Aparar superfícies
7.15 Surfuntrim – Remover o Trim
7.16 Surfextend – Estender superfícies
7.17 Surfsculpt – Esculpir superfícies
7.18 Surfacemodelingmode – Modo de construção
7.19 3Deditbar – Barra de edição 3D
7.20 Convert to Nurbs – Converter em Nurbs
7.21 Show CV
7.22 Cvhide – Esconder os pontos de controle
7.23 Reconstruir a superfície
7.24 Add CV – Adicionar vértices
7.25 Cvremove – Remover vértices
7.26 Projetar geometrias na superfície
7.26.1 Project to UCS – Projetar usando UCS
7.26.2 Project to View – Projetar na direção da vista atual
7.26.3 Project to two points – Projetar na direção definida por dois pontos
7.27 Analysis – Analisar superfícies
7.27.1 Guia Zebra
7.27.2 Guia Curvature
7.27.3 Guia Draft Angle
7.28 3Dface – Faces 3D
Exercício 4 – Completar a edição da superfície

Capítulo 8 – Objetos Mesh 
8.1 Modelagem por objetos Mesh
8.2 Configuração de objetos Mesh primitivos
8.3 Criar objetos Mesh primitivos
8.3.1 Mesh Box
8.3.2 Mesh Cone
8.3.3 Mesh Cylinder
8.3.4 Mesh Pyramid
8.3.5 Mesh Sphere
8.3.6 Mesh Wedge
8.3.7 Mesh Torus
8.4 Formas por geração de malhas facetadas
8.4.1 Definição da densidade da malha
8.4.2 Revolved Mesh
8.4.3 Tabulated Mesh
8.4.4 Ruled Mesh
8.4.5 Edge Mesh
8.5 Meshsmooth – Converter em objetos Mesh
8.5.1 Meshoptions – Configuração do Meshsmooth
8.6 Aplicar mais suavização
8.7 Remover níveis de Smooth
8.8 Refinar a malha do objeto Mesh
8.9 Meshcrease – Incluir cantos
8.10 Meshuncrease – Remover cantos
8.11 Meshsplit – Cortar faces
8.12 Extrude Faces
8.13 Merge Face – Mesclar faces
8.14 Inverter triangulação
8.15 Close Hole – Fechar furos
8.16 Juntar faces em um ponto
8.17 Converter em sólido facetado ou suavizado
8.18 CONVTOSURFACE – Converter em superfície facetada ou suavizada
8.19 Subobjetos – Modelar por subobjects
Exercício 1 – Modelar uma proteção de roda para bicicleta ou moto

Capítulo 9 – Sistema de Coordenadas – UCS 
9.1 Definição do sistema de coordenadas
9.2 Uso de UCS dinâmico (Dynamic UCS)
9.2.1 Mudar o modo de apresentação da barra de status
9.2.2 Ativar o UCS dinâmico
Exercício 1 – Desenhar diretamente nos lados de um objeto 3D
9.3 UCSs ortogonais
Exercício 2 – Uso de Orthographic UCSs
9.4 UCS por três pontos
9.5 UCS Face
9.6 UCS Object
9.7 UCS View
9.8 UCS Preview
9.9 UCS aplicado sobre X, Y ou Z
9.10 Salvar um UCS definido pelo usuário
9.11 Restaurar UCS salvo
9.12 Voltar ao Sistema Global de Medidas
9.13 Trabalhar com hachuras e cotas no objeto 3D
9.14 Atualizar a UCS pela mudança de vista predefinida
9.15 Manipulação direta do UCS

Capítulo 10 – Modificações de Objetos 3D
10.1 Edição de sólidos
Exercício 1 – Compreender o uso de subobjects
10.2 Filtro de seleção para subobjetos
10.3 Grip Tools – Gizmo
10.4 Usar grips para editar
Exercício 2 – Selecionar objetos ocultos
10.5 Grip Tools
10.6 Slicing – Criar sólidos por corte
10.6.1 Corte por três pontos
10.6.2 Corte por superfície
10.7 Aplicar Fillet
10.8 Aplicar Chamfer
10.9 Convtosolid – Converter em sólido
Exercício 3 – Converter em Mesh e em Solid
10.10 Extract Edges – Extrair lados
10.11 Criar sólidos por Thicken com base em um Planar Surface
Exercício 4 – Modelar uma embalagem
Exercício 5 – Modelagem a partir de uma superfície plana

Capítulo 11 – Operações Boolianas 
11.1 Visão geral
11.2 Union – União
11.3 Subtract – Subtração
11.4 Intersect – Intersecção
11.5 Interfere – Interferências
Exercício 1 – Modelagem de um secador de cabelos
Exercício 2 – Modelagem de um aro de roda
Exercício 3 – Modelar os detalhes do secador de cabelos
Exercício 4 – Modelagem de um gaveteiro

Capítulo 12 – Modificadores 3D 
12.1 Visão geral
12.2 3D Move
12.3 3D Rotate
12.4 3D Align
12.5 Align
12.6 3D Mirror
12.7 3D Array
12.7.1 Rectangular
12.7.2 Polar
12.8 3D Scale

Capítulo 13 – Edições de Sólidos 
13.1 Visão geral
13.2 Edição das faces de sólidos
13.3 Extrude Faces
13.4 Move Faces
13.5 Offset Faces
13.6 Delete Faces
13.7 Rotate Faces
13.8 Taper Faces
13.9 Copy Faces
13.10 Color Faces
13.11 Copy Edges
13.12 Color Edges
13.13 Imprint
13.14 Clean
13.15 Separate
13.16 Shell
Exercício 1 – Edição de faces

Capítulo 14 – Modelagem 
14.1 Visão geral
14.2 Modelar um puxador
14.3 Modelar a plataforma de uma estação de trem
14.4 Modelar a base de uma batedeira
14.5 Modelar uma janela curva
14.6 Modelar uma guarita
14.6.1 Modelagem do piso
14.6.2 Modelagem das paredes
14.6.3 Modelagem do detalhe inferior
14.6.4 Modelagem do apoio do balcão
14.6.5 Modelagem do balcão
14.6.6 Modelagem do vidro
14.6.7 Modelagem da cúpula e detalhe superior
14.6.8 Cobertura
14.7 Modelar um capô de carro personalizado

Capítulo 15 – Cortes 3D e Vistas 2D 
15.1 Visão geral
15.2 Desenho de vistas 2D
Exercício 1 – Criar vistas 2D
15.3 Gerar arquivos com base no Inventor
15.4 Section Plane – Planos de corte
15.5 Flatshot – Vistas 2D
Exercício 2 – Gerar as vistas de documentação do secador

Capítulo 16 – Render – Configuração 
16.1 Sobre a renderização
16.2 Barra de ferramentas e Ribbon
16.2.1 Barra de ferramentas
16.2.2 Ribbon Render
16.3 Padrões predefinidos de Render
16.4 Janela de resumo da renderização
16.5 Janela de configuração do Render
16.5.1 Render Context – Contexto do Render
16.5.2 Materials – Materiais
16.5.3 Samples – Amostras
16.5.4 Shadows – Sombras
16.5.5 Ray Tracing
16.5.6 Indirect Illumination
16.5.7 Global Illumination
16.5.8 Final Gather
16.5.9 Light Properties
16.5.10 Processing
16.5.11 Diagnostic
16.6 Fases da renderização
Exercício 1 – Configurar renderização e GI
16.7 Renderização on-line

Capítulo 17 – Trabalhar com Materiais 
17.1 Visão geral
Exercício 1 – Compreenda o uso dos materiais
17.2 O Materials Browser
17.3 Carregar um material existente para o documento
Exercício 2 – Carregar materiais para o documento
17.4 Aplicar materiais
17.5 Propriedades de um novo material
17.6 Mapas
17.6.1 Mapas procedurais adicionam realismo ao material
17.7 Ajuste do tamanho do mapa ou textura do material
17.8 Aplicar materiais por camadas
17.9 Criar uma paleta personalizada de materiais
17.10 Falta de mapa de texturas
Exercício 3 – Criar um material do tipo vidro
Exercício 4 – Criar um material do tipo metal
Exercício 5 – Criar um material do tipo pintura de parede
17.11 Tipo de amostra
Exercício 6 – Aplicar materiais em suas modelagens

Capítulo 18 – Mapeamento
18.1 Visão geral
18.2 Tipos de mapeamento
18.3 Mapeamento box
18.4 Mapeamento planar
18.5 Mapeamento esférico
18.6 Mapeamento cilíndrico
18.7 Copiar o mapeamento para outros objetos
18.8 Resetar o mapeamento
18.9 Aplicar material e mapeamento apenas a uma face selecionada

Capítulo 19 – Background – Imagens de Fundo 
19.1 Visão geral
19.2 Definição de vistas
19.3 Salvar uma vista
19.4 Imagem de fundo
19.4.1 Cor sólida para background
19.4.2 Gradiente para background
19.4.3 Imagem para background
19.4.4 Luz solar e céu (Sun & Sky)
19.5 Background
19.6 Adicionar background a uma vista ou câmera existente
Exercício 1 – Definir imagem de fundo

Capítulo 20 – Luzes 
20.1 Visão geral
20.2 Tipos de iluminação
20.2.1 Luzes fotométricas
20.3 Iluminação solar
Exercício 1 – Configurações do Render
20.3.1 Configurações gerais da luz solar
20.3.2 Geographic Location
20.4 Localização geográfica
20.4.1 Localização geográfica a partir do arquivo Klm ou Kmz
20.4.2 Remove Location – Remover localização
20.4.3 Georeorientmarker – Reorientar orientação
20.4.4 Mark Position – Marcador de posição
20.4.5 Mark Position – Marcador de posição
20.4.6 Localização geográfica a partir do mapa on-line
20.5 Sky – Luz do céu
20.6 Luz Point – Incandescente
20.7 Luz Spotlight
20.8 Distant Light – Luz distante
20.9 Light List – Lista de luzes
20.10 Propriedades da luz Point
20.10.1 Photometric properties
20.10.2 Photometric Web
20.10.3 Attenuation – Atenuação da luz
20.10.4 Rendered Shadow Details
20.11 Propriedades da luz Spot
20.12 Propriedades da luz Distant
Exercício 2 – Iluminação

Capítulo 21 – Render Environment – Neblina
21.1 Aplicação do efeito de neblina à cena

Capítulo 22 – Animação 
22.1 Visão geral
22.2 ShowMotion
Exercício 1 – Definir vistas para criar transições
22.3 Usar o ShowMotion
22.4 Motion Path Animation – Animação por caminho
Exercício 2 – Carregar o painel Animations
Exercício 3 – Animação por caminho
Exercício 4 – Fazer os ajustes da animação
Exercício 5 – Gerar animação
22.5 Gerar animação com base nas alterações de vista na tela
Exercício 6 – Gerar animação a partir dos movimentos de vista da tela

Capítulo 23 – Configuração de Impressão, Exportação e Importação de Imagens 
23.1 Visão geral
23.2 Configurar o layout de impressão
Exercício 1 – Preparar o layout de impressão
Exercício 2 – Configuração da página de impressão
23.3 Definir a viewport
Exercício 3 – Ajustar a viewport para impressão
Exercício 4 – Configurar a viewport para imprimir com objetos 3D
23.4 Raster Image – Importar imagem
Exercício 5 – Importar uma imagem
23.5 Exportar para outros aplicativos
Exercício 6 – Exportar
23.6 Impressão 3D
23.7 FBX

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