Audi TT vs BMW 428 Gran Coupé 2016

Home » Audi » Audi TT vs BMW 428 Gran Coupé 2016

Colocamos Audi e BMW para brigar na pista. Quem leva: tração traseira ou dianteira?

1-5A maior diferença, no entanto, está na tração. O Audi joga a força nas rodas da frente, o 428 despeja a potência nas rodas de trás. Para tirar a limpo essa história, convocamos o piloto Rodrigo Pimenta, vice-campeão da Copa Montana em 2012. Medimos com nossa telemetria cada metro percorrido, cada segundo da volta para responder a pergunta: qual deles vai tracionar no primeiro lugar?

Antes de jogar essa dupla no campo de batalha é preciso saber como eles são na vida real. A terceira geração do TT está potente e leve. O design está mais afilado, em harmonia com o que o irmão R8 usa na nova geração. Nada mais das formas rechonchudas: agora, o TT quer cortar a paisagem.

A versão usada no nosso teste é a Ambition, que custa R$ 229.990. Além do que a Attraction tem, por R$ 209.990, ela traz rodas de alumínio de 19 polegadas, sistema de ar condicionado integrado às saídas de ar, Audi Drive Select – que deixa as configurações do TT ainda mais esportivas – e faróis full led.

Ele ainda veio com sistema de som opcional Bang & Olufsen que custa R$ 10 mil e vem no mesmo pacote da chave keyless e sensor de estacionamento dianteiro. De série nas duas versões do TT há a tração só na dianteira e o Virtual Cockpit (mais à frente, vamos entrar em detalhes).

1-3Ao desfilar pela cidade, o TT cumpre a missão de cativar olhares. Se as duas gerações anteriores podiam acabar nas mãos de belas mulheres, o novo cupê deve afugentar essas clientes: a tática de deixar o Audi arisco e masculino tem seu preço. O rodar do TT sempre foi firme, mas agora os caras que acertam o chassi passaram do limite. Com as rodas de 19”, o cupê reclama do asfalto.

Uma bela confusão…

1-4Resumindo a confusão: o BMW 428 Gran Coupé é a versão quatro portas do Série 4, que tem só duas, e deriva de um quatro portas, o Série 3. As tecnologias do cupê estão presentes na versão quatro portas. As medidas de carroceria também são iguais – só no teto as coisas mudam. Ele é 1,2 cm mais alto e 11,2 cm mais longo, tudo para ganhar espaço para a cabeça no banco de trás. No 428 Gran Coupé o vidro traseiro vem junto ao abrir o porta-malas, como em um hatch. Há, a propósito, 35 litros a mais se comparado ao irmão duas portas: são 480 l.

As extremidades dos para-choques dianteiros têm filetes que captam o fluxo de ar – direcionado, então, como uma cortina para as laterais do BMW, diminuindo a turbulência e o arrasto. Dentro dos para-lamas dianteiros, na parte perto das portas, outra fenda capta o ar. Ele é jogado pelas guelras laterais para melhorar a aerodinâmica.

1-2O BMW tem suspensão firme, mas dentro do normal para a categoria. Apesar de alguns pontos de ancoragem serem diferentes no conjunto da suspensão multibraços traseira, a BMW afinou o 428 para ficar parecido ao comportamento do duas portas.

Dá para rodar com o carro carregado sem esfolar a coluna vertebral a cada buraco. A direção elétrica tem assistência variável e deixa o 428 fácil de acelerar no dia a dia. Ao ganhar duas portas, o Série 4 não perdeu o espírito esportivo.

Com pimenta…

O piloto Rodrigo Pimenta, de 36 anos, tem a responsabilidade de acelerar Audi TT e BMW 428 Gran Coupé para ver qual se dá melhor: tração dianteira ou tração traseira. Pimenta começa se ajeitando no TT, e já surge um comentário. “Boa posição de dirigir. Está justa, natural”, diz o piloto. Com os controles de estabilidade e tração desligados, Pimenta parte com o Audi. Percebo que o cupê vai plantado no asfalto, sem desvios.

Após duas voltas rápidas, o carro volta aos boxes. “Gostei muito dos freios. A pista é travada e mesmo na segunda volta o sistema não mostrou fadiga.” Na telemetria comprovamos que o TT usa o sistema de distribuição de torque para aliviar as naturais saídas de frente desse tipo de carro. “Ele é bem neutro na entrada de curva, mas nas de baixa é um pouco dianteiro.”

1-1Hora de pular para o BMW. Pimenta também desativa as babás eletrônicas. As manobras agora são mais dramáticas, o 428 Gran Coupé gira com mais esforço para superar o traçado. O piloto precisa controlar para a traseira não escapar nas curvas de alta. “Com o BMW é preciso carregar mais velocidade para dentro da curva e controlar a saída”, explica Pimenta, algo confirmado pela telemetria. Segundo ele, nas frenagens o Gran Coupé balança mais que o TT.

A conclusão: o BMW é mais difícil – e divertido – de dominar, enquanto o Audi é mais acessível para quem não tem tanta experiência em pista. Quem não é piloto dificilmente levaria o mais pesado BMW a ficar apenas 0,18 s atrás do TT. Mesmo assim, levam o prêmio de volta mais rápida o Audi TT e sua tração dianteira.

Minha nada mole vida…

Ok, o Audi é mais rápido no autódromo e no nosso teste. Porém, a vida não é tão simples assim. Viver com um esportivo não é só felicidade. É uma vantagem se o carro atender a algumas necessidades como conforto, praticidade e vida a bordo. Nesse último quesito, o TT mira o futuro. O conceito chamado de Audi Virtual Cockpit concentra-se no motorista. Tudo aparece no cluster de 12,3 polegadas de alta definição. GPS, som, Bluetooth, computador de bordo são comandados pelo esguio volante, que acomoda o airbag num espaço 40% menor.

No console central há o já conhecido botão sensível ao toque da Audi. Ele permite, por exemplo, desenhar as letras de um endereço para o GPS. Para completar, há comandos de voz. Até o ar-condicionado é inteligente, as próprias saídas de ar comportam os comandos de velocidade, temperatura e direção do ar.

O BMW não é uma nave espacial como o TT, justamente porque o 428 Gran Coupé consegue acomodar humanos no banco de trás. Três deles, para ser preciso. Outra vantagem é o porta-malas de 480 litros, 175 l maior que o do Audi. No final das contas o 428 Gran Coupé ganhou este comparativo por ser quase tão rápido quanto o Audi TT e, mesmo assim, ser mais espaçoso e prático de usar. Ser um BMW difícil de domar tem seu charme.

Valores:

TT: R$ 229.990

428 Gran Coupé: R$ 246.950

Ficha técnica:

tabela

    AUDI A5 COUPE VS BMW 4 SERIES COUPE VS MERCEDES C-CLASS COUPE

    Web analyst rob wing is outgrowing his bmw 1 series, and not just because of his passion for bodybuilding. he and his wife are hoping to start a family in the ... AUDI A5 COUPE VS BMW 4 SERIES COUPE VS MERCEDES C-CLASS COUPE Audi TT vs BMW 428 Gran Coupé 2016

    [모트라인] BMW Z4 28I VS AUDI TTS 라이벌 후리기 1부

    안녕하세요 모트라인 노사장 입니다 이번 영상은 독일 후리기 원정 이후 편집 날짜가 부족하여 조금은 퀄리티가 부족할수도 있을겁니다. 이런... [모트라인] BMW Z4 28I VS AUDI TTS 라이벌 후리기 1부 Audi TT vs BMW 428 Gran Coupé 2016

    BMW M6 VS AUDI RS7 | ACCELERATION SOUND & POV | GRAN COUPE VS SPORTBACK

    Bmw m6 gran coupe vs audi rs7 sportback | acceleration sound & pov autotopnl facebook fanpage: http://on.fb.me/1jlg5pq and follow us on instagram: ... BMW M6 VS AUDI RS7 | ACCELERATION SOUND & POV | GRAN COUPE VS SPORTBACK Audi TT vs BMW 428 Gran Coupé 2016

    AUDI A4 QUATTRO 225 HP VS BMW 328 XDRIVE 245 HP

    Все заезды с места. В первых двух: пассажирка в БМВ, Ауди без пассажиров. В третьем пассажирка пересела в... AUDI A4 QUATTRO 225 HP VS BMW 328 XDRIVE 245 HP Audi TT vs BMW 428 Gran Coupé 2016

    AUDI S5 VS BMW 435I REVIEW ACCELERATION SOUND ONBOARD AUTOBAHN 0-250 TEST DRIVE

    Bmw 435i vs audi s5 test review acceleration bmw m5 e39 onboard pov : https://goo.gl/vh6nwq porsche 911 onboard pov ... AUDI S5 VS BMW 435I REVIEW ACCELERATION SOUND ONBOARD AUTOBAHN 0-250 TEST DRIVE Audi TT vs BMW 428 Gran Coupé 2016

    Tudo sobre Audi TT vs BMW 428 Gran Coupé 2016, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

ahd

Comparativo: Honda Civic x Audi A3 Sedan 2017

Os poucos carros alemães estãu deixando de ser unanimidade, entenda. Não faz muito tempo, dono de carro de marca japonesa.