Audi TT Ambition 2016

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Audi TT chega na sua terceira geração, o cupê de linhas atraentes e menos femininas, se comparadas às de seu antecessor, foi acelerado e destrinchado em novembro do ano passado, em evento na Espanha. Mas faltava a cereja do bolo: levá-lo para a pista de testes, o que enfim ocorreu após sua estreia no mercado brasileiro, em maio, com preços entre R$ 210.190 (versão Attraction) e R$ 230.190 (Ambition).

Acha que ele se saiu bem? Com 5,9 segundos na aceleração até 100 km/h – a mesma marca declarada pelo fabricante –, tenha certeza de que o modelo com pinta de mini Audi R8 satisfez na tocada e arrancou sorrisos a cada estampido da dupla saída de escapamento durante as trocas de marcha; e também pelo ruído encorpado que ecoa na cabine ao pisar fundo no pedal do acelerador.

O assistente de largada é outro charme em prol da esportividade: controle de tração desligado, manopla do câmbio na posição S, pé no freio e outro no acelerador. O giro sobe junto com a adrenalina! Uma pena a tração integral ter sido deixada de lado pela Audi nessa versão do TT, pois evitaria a patinação dos pneus dianteiros e, pode acreditar, renderia uma melhora em torno de 0,5 s no cronômetro.

Superar os 200 km/h (na pista de testes, lembre-se) não é tarefa difícil para esse esportivo equipado com motor 2.0 com turbocompressor e injeção direta de gasolina. A velocidade no painel, exibida de forma discreta ou ressaltada no novo e belo quadro de instrumentos, sobe muito rápido com o auxílio dos 230 cv e os saborosos 37,7 kgfm a partir de 1.400 rpm. Índices muito bem administrados pela transmissão de dupla embreagem e seis marchas, de trocas quase imperceptíveis e com opção de mudanças por aletas no volante de ótima empunhadura.

Nas retomadas, o vigor do TT se faz presente em qualquer modo de condução (eficiente, conforto ou dinâmico), selecionado por um botão no console. São 3 s para avançar de 60 a 100 km/h. E nada de aliviar a pressão no acelerador nessa velocidade, pois o legal é observar pelo retrovisor o defletor saltar na traseira. Ele se eleva automaticamente a 120 km/h, mas também pode surgir ao apertar uma tecla no painel – faça isso em semáforos, especialmente se atrás estiver outro carro esportivo.

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A competência do cupê é notada inclusive nas frenagens. Os pneus de perfil baixo calçados em rodas de 19″ aderem firme no asfalto e auxiliam os freios a disco a estancar a carroceria de 1.260 kg com rapidez. De 80 km/h à imobilidade, são percorridos 24,9 metros.

Junte todo esse arrojo do TT ao acerto extremamente caprichado das suspensões independentes para ter em mãos um carro muito prazeroso de dirigir nas ruas. Ele não é duro, tampouco sofre para encarar lombadas, mesmo com a cabine cheia. Seu rodar é muito confortável, combinado à alta dose de estabilidade em curvas e a uma direção elétrica bastante responsiva.

A palavra conforto só não é assimilada para quem vai no minúsculo banco de trás. Cabem, sim, dois adultos ali. Só esteja ciente de que, se o percurso for longo, as “vítimas” sairão da cabine parecendo o Corcunda de Notre Dame. Quer uma dica? Ande a dois nesse Audi.

O passageiro vai estranhar a falta de tela multimídia no centro do estiloso painel. Do som ao GPS, tudo fica no cluster. O jeito é brincar com os comandos do ar digital, localizados no centro das saídas de ventilação, ou acenar para o público de fora, pois o TT sabe cativar olhares.

Números de teste…

Aceleração:
0 – 100 km/h: 5,9 s
0 – 400 m: 14,1 s
0 – 1.000 m: 25,4 s
Vel. a 1.000 m: 210,9 km/h
Vel. real a 100 km/h: 98

Retomada:
40-80 km/h (Drive): 2,6 s
60-100 km/h (D): 3 s
80-120 km/h (D): 3,9 s

Frenagem:
100 – 0 km/h: 37,3 m
80 – 0 km/h: 24,9 m
60 – 0 km/h: 14,1 m

Consumo:
Urbano: 10,1 km/l
Rodoviário: 14,5 km/l
Média: 12,3 km/l
Autonomia em estrada: 725 km

Ficha Técnica:

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, comando duplo, turbocompressor, injeção direta de gasolina
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência: 230 cv a 4.500 rpm
Torque: 37,7 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: Automatizado de 6 marchas e dupla embreagem, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
Pneus: 245/35 R19
Comprimento: 4,17 m
Largura: 1,83 m
Altura: 1,35 m
Entre-eixos: 2,50 m
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 305 litros (fabricante); 244 litros (aferido AE)
Peso: 1.260 kg

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