Audi S3 Sedan 2.0 TFSI 2015

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Audi S3 Sedan 2.0 TFSI 2015-motor

Tração nas quatro rodas, motor 2.0 turbo de 300 cv, máxima de 250 km/h (o limite ampliado é opcional), zero a 100 km/h em 4,9 s, controle de largada, consumo médio declarado de 14,4 km/l. Só de ler as informações principais da ficha técnica, a boca já começou a salivar – ainda mais porque já conheço bem a base do Audi A3 sedan 1.8 TFSI e todo o seu potencial para fazer arte com os pneus.

Como se a chave que estava em minhas mãos não fosse o suficiente, tinha mais de 250 quilômetros à minha frente – e destes, mais da metade percorridos na famosa Autobahn, a autoestrada alemã famosa pelos trechos sem limite de velocidade. O restante? Estradas de montanha em direção à Áustria.

A versão sedã do S3 já está no Brasil e começará a ser vendida agora em julho – e nós fomos a Munique para ter uma prévia do rojão alemão. É amigo, a ressaca pós-Le Mans foi quase tão épica quanto a prova em si…

Resumo da Ópera…

Audi S3 Sedan 2.0 TFSI 2015

Se você é leitor do FlatOut há algum tempo, então já conhece de cor e salteado as principais qualidades da base que formam o S3, pois ele usa a mesma plataforma MQB do Audi Sedan 1.4 TFSI (avaliação aqui) e 1.8 TFSI (avaliação aqui).O grande pulo do gato da MQB é a sofisticação de sua construção, que resultou em um peso muito baixo e alta rigidez à torção: ela emprega 30% de aços de alta resistência (HSS), 17% de aços de ultra alta resistência (UHSS) moldados a quente, chapas formadas por processo de espessura variável (tailor rolled blank), além de alumínio no capô e em alguns componentes de suspensão. Mesmo com todos os componentes mecânicos extras (mais detalhes a seguir), o S3 pesa 1.430 kg – 155 kg mais leve que o CLA45 AMG, por exemplo.

Então, o que há de diferente no S3, além das rodas esportivas aro 18 (a unidade avaliada usava rodas de 19″, opcionais, com pneus Dunlop Sport Maxx RT 235/35), das saias, spoilers, difusores e para-choques esportivos e da dupla saída de escapamento na traseira? Bem, apenas todo o conjunto mecânico – é principalmente por ele que você paga a diferença de R$ 73 mil em relação ao 1.8 TFSI topo de linha (seu preço está estimado pela Audi em R$ 206.800).

No cofre entra a versão mais potente já feita do EA888, o 2.0 TFSI, gerando 300 cv entre 5.500 e 6.200 rpm e 38,7 mkgf de torque entre 1.800 e 5.500 rpm. Ele tem bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, turbo de duplo fluxo com pressão máxima de 1,2 bar, rotor de Inconel (material usado nos escapes de Fórmula 1) e válvula de alívio elétrica, comandos variáveis em duração e levante, pistões de alumínio, anéis e bronzinas com tratamento de baixo atrito, válvulas de escape recheadas com sódio (para melhor dissipação de calor) e um sistema de injeção misto, que combina os sistemas direto e multiponto de acordo com a demanda. A taxa de compressão é consideravelmente alta para um motor turbinado de alto desempenho: 9,3:1.

Atrás dele, foi instalado o câmbio S Tronic de dupla embreagem banhada a óleo e seis marchas (usado em conjuntos mecânicos mais parrudos de torque), e o restante do conjunto foi redimensionado com molas, buchas e amortecedores com calibragem muito mais rígida (e que deixam o S3 25 mm mais baixo), sistema de freios aprimorado e, claro, o sistema de tração nas quatro rodas.

Audi S3 Sedan 2.0 TFSI 2015-2

Aqui, vale uma observação: embora use o nome Quattro, o S3 não tem diferencial central do tipo Torsen, como seus irmãos mais potentes; mas sim o da sueca Haldex – em condições normais, ele funciona como um tração dianteira e, em situações de direção esportiva ou de perda de aderência, a ECU transfere até 50% do torque para as rodas traseiras. É o mesmo sistema do Mercedes-Benz CLA e da Volvo. A distribuição de peso melhorou sensivelmente, de 60-40 para 59-41 – o diferencial traseiro ajudou na conta, mas o bloco mais parrudo e de ferro (o 1.8 TFSI é de alumínio) acrescentou algum peso extra no nariz.

Dentro, o S3 guarda a mesma discrição do seu irmão bem comportado, trazendo pequenos indícios da pimenta extra. As maiores diferenças estão no banco com encosto inteiriço e costuras em forma de diamante, e no volante, que tem base chata, revestimento de couro com costuras contrastantes e borboletas para trocas de marcha maiores e com textura aluminizada. O que mais em relação ao 1.8 topo de linha? O cluster de instrumentos passa a ser cinza e ganha um indicador analógico da pressão do turbo embutido no conta-giros, há soleiras e pedais de alumínio e nada mais.

A ergonomia de direção é perfeita, como em (quase) todo carro alemão: a amplitude de ajustes de altura e distância da coluna de direção e do assento permitem transformá-lo de um mini-SUV a um baby brother da DTM; e os comandos do console central são simples e diretos. A curva de aprendizado é plana.

Em suma, o S3 mantém a filosofia minimalista e funcional da marca – e isso casa perfeitamente bem com a cor preta do sedã que avaliamos. É o tipo de carro que passa quase despercebido para a maioria dos pedestres e motoristas, mas que você sempre dá aquela olhadinha para trás ao se afastar dele depois de estacioná-lo. Especialmente se os metais quentes estiverem tilintando de alegria – pois você o usou da forma para a qual ele foi projetado.

Preço:

R$ 206.800 (estimado pela Audi para julho – o valor não é oficial)

Ficha técnica:

Motor: quatro cilindros em linha, transversal, 1.984 cm³, 16V, cabeçote com duplo comando de válvulas variável, injeção direta combinada a sistema multiponto, gasolina, turbo

Potência: 300 cv entre 5.500 e 6.200 rpm

Torque: 38,7 mkgf entre 1.800 e 5.500 rpm

Transmissão: automatizada de dupla embreagem, seis marchas, tração nas quatro rodas com sistema Haldex

Suspensão: dianteira do tipo McPherson e traseira do tipo multibraços

Freios: Discos ventilados na frente e atrás

Pneus: Dunlop Sport Maxx 235/35 R19

Dimensões: 4,46 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,39 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, porta-malas com 425 litros de capacidade

Peso:  1.430 kg

Itens de série: faróis bi-xenônio, teto solar semi-panorâmico, lanternas e iluminação interna de LED, volante multifuncional, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos com regulagens de distância e altura (elétrica para o motorista), revestimentos de couro, sete airbags, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, controle de largada, sistema multimídia com tela de 7″ e GPS, sistema start-stop, sensor crepuscular e de chuva, direção com assistência elétrica

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