Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2016

Home » Audi » Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2016

O Sedan vendido no Brasil desde o primeiro semestre do ano passado e com a produção nacional programada para 2016 (por ora é importado da Hungria), em São José dos Pinhais (PR), o Audi A3 Sedan equipado com o bloco de 1.4 litro TFSI comprova que nos dias atuais não devemos julgar um carro pelo tamanho e nem pela potência de seu motor.

Movido apenas a gasolina, o propulsor de 122 cv do sedã gera a mesma potência do motor de 1.6 litro de um Citroën C3 abastecido com etanol, por exemplo. No entanto, o torque máximo de 20,4 kgfm – superior ao da maioria dos motores 2.0 aspirados – é entregue de maneira linear entre 1.400 e 4 mil rpm. O conjunto motriz é complementado pela excelente caixa automatizada S Tronic de sete marchas e dupla embreagem.

Segundo a Audi, o A3 Sedan 1.4 TFSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e atinge velocidade máxima de 212 km/h (confira na tabela mais abaixo os dados de consumo e aceleração aferidos pelo tradicional Teste Carsale-Mauá, realizado pela equipe de engenheiros do Instituto Mauá de Tecnologia).

Por fora, o A3 Sedan 1.4 TFSI é praticamente idêntico às versões com motor 1.8 TFSI de 180 cv. As diferenças mais notórias são as rodas de liga leve de aro 16 (nas configurações mais potentes o conjunto é de 17 polegadas) e a ausência dos faróis de neblina. Mesmo assim, o sedã não deixa de chamar a atenção por onde passa graças ao conjunto óptico com luzes diurnas em LED, que emolduram a característica grade frontal dos modelos da marca das quatro argolas. Na traseira, cujo caimento do teto lembra as linhas de um cupê, o destaque fica para as belas lanternas horizontais também com iluminação em LED.

Do lado de dentro, o acabamento é mais simples que o das versões equipadas com o motor 1.8 turbo. Os bancos são revestidos de tecido, não há apliques em fibra de carbono nas portas e nem no painel. Há apenas uma discreta peça de alumínio no console central. A qualidade dos materiais e da montagem, no entanto, seguem o bom padrão de qualidade da Audi.

Opcionais comprometem o custo-benefício…

Desde a versão de entrada (a partir de R$ 97.990), o A3 Sedan já sai de fábrica equipado com ar-condicionado analógico, bancos dianteiros e volante com regulagens de altura e profundidade, sete airbags (frontais, laterais, cortina e para o joelho do motorista), freios com ABS (anti-travamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), controles de estabilidade e tração, sistema start-stop, sensor de chuva, faróis bi-xenônio com acendimento automático e direção elétrica. O sistema de áudio, entretanto, não dispõe de Bluetooth e demais conexões (USB, SD, iPod).

Já a versão testada, a Attraction (R$ 106.990), acrescenta volante multifuncional com borboletas para a troca de marchas, sistema de áudio com as conexões ausentes na versão mais barata e subwoofer na tampa traseira, além de permitir o acesso à lista de opcionais oferecida pela Audi. O carro cedido para a avaliação contava com o teto solar Open Sky (R$ 5.500), sistema multimídia MMI com GPS (R$ 10.500) e o Pacote Conforto (R$ 8.500), que adiciona bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro e controle de cruzeiro, totalizando salgados R$ 131.490. Vale lembrar que desde o começo do mês a Audi tem anunciado a versão Attraction por R$ 99.990. Segundo o site da marca, esse preço estará disponível até o próximo dia 12 de março ou quando o estoque das unidades de ano/modelo 2014/2015 for totalmente vendido.

Desempenho de 2.0 com consumo de 1.0…

Apesar da lista de itens de série um pouco modesta e dos opcionais de preços elevados, o A3 Sedan cativa mesmo é ao volante. A posição de dirigir é facilmente encontrada, embora os ajustes do banco sejam todos manuais, e a localização dos instrumentos é rapidamente “decorada” pelo motorista – está aí a vantagem de um interior minimalista, com poucos botões. A ergonomia do sedã é irretocável. Após dar a partida, colocar o câmbio na posição Drive e desativar o freio de estacionamento elétrico, a sensação inicial é de estar no comando de um carro com motor 2.0. As arrancadas são espertas e o sedã de 1.215 quilos mostra boa agilidade no trânsito urbano. A suspensão tem acerto mais durinho, como em todos os Audis, e o rodar é confortável devido o conjunto de rodas de 16 polegadas calçadas em pneus de perfil mais alto.

Preço: R$ 106.990

Ficha Técnica:

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo, injeção direta, gasolina; Potência: 122 cv de 5.000 rpm a 6.000 rpm; Torque: 20 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm; Transmissão: câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira; Freios: discos nas quatro rodas com ABS e EBD; Peso: 1.215 kg; Capacidades: porta-malas 425 litros, tanque 50 litros; Dimensões: comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm

Medições:

Aceleração
0 a 60 km/h: 4,4 s
0 a 80 km/h: 6,8 s
0 a 100 km/h: 9,7 s

Retomada
40 a 100 km/h em S: 7,2 s
80 a 120 km/h em S: 6,8 s

Frenagem
100 km/h a 0: 36,5 m
80 km/h a 0: 22,5 m
60 km/h a 0: 12,9 m

Consumo
Ciclo cidade: 10,2 km/l
Ciclo estrada: 16,5 km/l

AUDI-2

    AVALIAçãO AUDI A3 SEDAN 1.4 TFSI | CANAL TOP SPEED

    Se inscreva no canal para vídeos semanais de carros , avaliações automotivas e dicas: http://goo.gl/fzmhqj o canal top speed desta vez testa o sedan ... AVALIAçãO AUDI A3 SEDAN 1.4 TFSI | CANAL TOP SPEED Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2016

    AVALIAçãO AUDI A3 SEDAN 1.4 TFSI (122 CV)

    Avaliação completa do audi a4 sedan 1.4 tfsi importado. o modelo traz sob o capô um motor 1.4 turbo com injeção direta que gera 122 cv de potência e 20,4 ... AVALIAçãO AUDI A3 SEDAN 1.4 TFSI (122 CV) Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2016

    AVALIAçãO: AUDI A3 SEDAN 1.4 TFSI FLEX NACIONAL 2016

    Dirigindo- test drive : 6:59min. AVALIAçãO: AUDI A3 SEDAN 1.4 TFSI FLEX NACIONAL 2016 Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2016

    CONFIRA O TESTE DO AUDI A3 SEDAN 1.4

    O a3 sedan 1.4 tfsi s tronic tem preço inicial de 94 mil e 800 reais. já a versão attraction, essa que o enio testou, custa 99 mil e 900 reais. esbarrando na ... CONFIRA O TESTE DO AUDI A3 SEDAN 1.4 Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2016

    2014 AUDI A3 SEDAN 1.4 TFSI (140HP) - 0-200 KM/H ACCELERATION (1080P)

    Fast autobahn acceleration test with the all new 2014 audi a3 sedan/limousine equipped with the 1.4 tfsi (cylinder on demand) delivering 140 hp and 250 ... 2014 AUDI A3 SEDAN 1.4 TFSI (140HP) - 0-200 KM/H ACCELERATION (1080P) Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2016

    Tudo sobre Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2016, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

ahd

Comparativo: Honda Civic x Audi A3 Sedan 2017

Os poucos carros alemães estãu deixando de ser unanimidade, entenda. Não faz muito tempo, dono de carro de marca japonesa.