Alimentos para incluir no cardápio no dia a dia sem quebrar a dieta

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A maioria das pessoas acha que para fazer DIETA e chegar naquele corpão dos sonhos, é necessário encher a despensa e a geladeira com produtos light, diet, orgânicos e todos esses que usualmente custam um pouquinho a mais. QUE NADA!

Aqui vai uma listinha com alimentos que são fáceis de achar, BARATOS PARA COMPRAR e com os quais você provavelmente já está bem habituada.

 

CAFÉ (0 KCAL)

Coffee cup on a wooden table.Conhecidíssimo na mesa do brasileiro, não faltam variedades de café, tanto no tipo quanto no preço. “Ele possui inúmeros fitoquímicos antioxidantes, ou seja, é um aliado no anti-envelhecimento. A dose recomendada diária é de duas a três xícaras. Praticantes de atividade física devem consumir o café no pré-treino visando a aceleração do metabolismo”, diz a NUTRICIONISTA ANDRESSA GOMES PINTO.

 

TAPIOCA (3 COLHERES DE SOPA – 70 KCAL)

tapioca with cheeseDepois que ela foi eleita como a melhor substituta para o pãozinho francês, a tapioca já faz parte da rotina de quem quer moldar a silhueta. Segundo a nutricionista, “por ser feita a partir da fécula da mandioca, não contém glúten. Porém, é importante controlar o índice glicêmico da preparação dependendo do horário que vai ser consumida. Se a tapioca for um lanche da noite, é importante adicionar semente de chia e uma proteína (como frango desfiado) para diminuir a resposta glicêmica. Ah, e ela é uma excelente opção de pré-treino”.

BANANA VERDE (1 COLHER DE SOPA – 13 KCAL)

Fresh and Fried crispy banana,horizontal sizeEncontrada em qualquer feira ou supermercado, a banana verde pode fazer bem mais por você nesse caminho até o sucesso. “Rica em amido resistente, um tipo de fibra, a banana verde pode ser transformada em biomassa de banana verde que é extremamente versátil”, explica a especialista. Clique aqui para aprender a receita com a doutora Liliane Oppermann. A quantidade ideal? “O consumo de 1 colher de sopa de biomassa de banana verde por dia é o suficiente para auxiliar na manutenção do funcionamento intestinal. A biomassa pode ser adicionada em preparações doces (bolos, vitaminas) e salgadas (tortas, cremes)”, revela Gomes Pinto.

 

ABACATE (2 COLHERES DE SOPA – 150 KCAL)

ripe avocado cut in half on a wooden tableEle fica ótimo em sucos, doces e até em molho para saladas. É um alimento com alta densidade energética, “porém, a gordura desta fruta é muito boa para a saúde. O abacate é um alimento muito versátil, que pode ser consumido misturado na salada, como sobremesa ou na vitamina. O consumo não deve ultrapassar 2 colheres de sopa por dia”, recomenda a profissional.

 

OVO (1 UNIDADE COZIDA – 70 KCAL)

Boiled eggsMuito bem-vindo tantos em refeições principais quanto em lanchinhos, o ovo também é uma saborosa opção para deixar a dieta mais fácil de ser levada. E nada de jogar a gema fora, hein? De acordo com a Andressa, “a gema do ovo contém um lipídio que auxilia na retenção hídrica. Esse lipídio age diretamente nas membranas das células auxiliando a excreção de substâncias toxicas e a entrada de nutrientes. O fosfolipídeo responsável por este feito também esta relacionado na eliminação de radicais livre e melhora das funções cognitivas. Ou seja, é importante comer o ovo inteiro, sempre incluir a gema e no café-da-manhã pode ser um boa opção”.

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