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Alimentos para incluir no cardápio no dia a dia sem quebrar a dieta

A maioria das pessoas acha que para fazer DIETA e chegar naquele corpão dos sonhos, é necessário encher a despensa e a geladeira com produtos light, diet, orgânicos e todos esses que usualmente custam um pouquinho a mais. QUE NADA!

Aqui vai uma listinha com alimentos que são fáceis de achar, BARATOS PARA COMPRAR e com os quais você provavelmente já está bem habituada.

 

CAFÉ (0 KCAL)

Conhecidíssimo na mesa do brasileiro, não faltam variedades de café, tanto no tipo quanto no preço. “Ele possui inúmeros fitoquímicos antioxidantes, ou seja, é um aliado no anti-envelhecimento. A dose recomendada diária é de duas a três xícaras. Praticantes de atividade física devem consumir o café no pré-treino visando a aceleração do metabolismo”, diz a NUTRICIONISTA ANDRESSA GOMES PINTO.

 

TAPIOCA (3 COLHERES DE SOPA – 70 KCAL)

Depois que ela foi eleita como a melhor substituta para o pãozinho francês, a tapioca já faz parte da rotina de quem quer moldar a silhueta. Segundo a nutricionista, “por ser feita a partir da fécula da mandioca, não contém glúten. Porém, é importante controlar o índice glicêmico da preparação dependendo do horário que vai ser consumida. Se a tapioca for um lanche da noite, é importante adicionar semente de chia e uma proteína (como frango desfiado) para diminuir a resposta glicêmica. Ah, e ela é uma excelente opção de pré-treino”.

BANANA VERDE (1 COLHER DE SOPA – 13 KCAL)

Encontrada em qualquer feira ou supermercado, a banana verde pode fazer bem mais por você nesse caminho até o sucesso. “Rica em amido resistente, um tipo de fibra, a banana verde pode ser transformada em biomassa de banana verde que é extremamente versátil”, explica a especialista. Clique aqui para aprender a receita com a doutora Liliane Oppermann. A quantidade ideal? “O consumo de 1 colher de sopa de biomassa de banana verde por dia é o suficiente para auxiliar na manutenção do funcionamento intestinal. A biomassa pode ser adicionada em preparações doces (bolos, vitaminas) e salgadas (tortas, cremes)”, revela Gomes Pinto.

 

ABACATE (2 COLHERES DE SOPA – 150 KCAL)

Ele fica ótimo em sucos, doces e até em molho para saladas. É um alimento com alta densidade energética, “porém, a gordura desta fruta é muito boa para a saúde. O abacate é um alimento muito versátil, que pode ser consumido misturado na salada, como sobremesa ou na vitamina. O consumo não deve ultrapassar 2 colheres de sopa por dia”, recomenda a profissional.

OVO (1 UNIDADE COZIDA – 70 KCAL)

Muito bem-vindo tantos em refeições principais quanto em lanchinhos, o ovo também é uma saborosa opção para deixar a dieta mais fácil de ser levada. E nada de jogar a gema fora, hein? De acordo com a Andressa, “a gema do ovo contém um lipídio que auxilia na retenção hídrica. Esse lipídio age diretamente nas membranas das células auxiliando a excreção de substâncias toxicas e a entrada de nutrientes. O fosfolipídeo responsável por este feito também esta relacionado na eliminação de radicais livre e melhora das funções cognitivas. Ou seja, é importante comer o ovo inteiro, sempre incluir a gema e no café-da-manhã pode ser um boa opção”.


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