Home » Tecnologia » “Alerta de Senha”: novo plugin do Google detecta sites falsos de login

“Alerta de Senha”: novo plugin do Google detecta sites falsos de login

Depois que os golpes em phishing, daqueles que usam e-mails ou sites falsos para obter senhas e outros dados das vítimas se popularizou, a gigante das buscas Google resolveu contra-atacar, anunciou na última quarta-feira (29) uma extensão chamada Alerta de Senha, cuja função é basicamente tentar impedir que os usuários informem suas combinações em qualquer site.

O plugin de código-aberto está disponível apenas no Chrome, e detecta sites falsos de login do Google (como o mostrado na captura abaixo). Segundo a descrição do app, ele “confere o HTML de cada página que você acessa” e digita a senha para ter certeza de que não é nada falso.

No caso de o site ter uma URL diferente de “accounts.google.com” ou até um código distinto, o add-on emite um alerta assim que você escreve a palavra-chave.

destravar-senha destravar-senha_(1)-full-completo-portugues

COMO FUNCIONA

De acordo com um comunicado da empresa, o Chrome memoriza uma versão embaralhada da senha assim que o plugin é instalado e posto para funcionar. Assim, quando você digita o conjunto de caracteres guardado pelo plugin, ele consegue identificá-lo e emitir na hora certa o aviso sugerindo a troca de combinação.

O funcionamento lembra o de um keylogger, aqueles vírus que detectam e enviam tudo que é teclado, mas o Google faz questão de ressaltar que não é nada disso. Na página de ajuda do plugin, por exemplo, a companhia afirma que ele “não salva os dígitos no disco e não envia nenhuma informação a nenhum sistema remoto”, como muitos podem temer.

Os únicos que podem receber algum tipo de dado são os administradores de servidores ligados ao Google for Work. Ainda assim, eles só ficam sabendo de avisos emitidos pelos add-nos instalados nas máquinas dos clientes na hora que eles tentam acessar algum domínio estranho. De qualquer forma, se tiver alguma dúvida, o código é aberto e está disponível no Github para consulta e análise. E se estiver interessado no plugin, dá para instalá-lo por aqui.

Informações via Info

Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    ROG anuncia novo mouse 'ideal para MOBA'

    Confira as especificações Acessório possibilita o uso por destros e canhotos, ajustes de índices de velocidade, configurações de perfis de iluminação e mais.

    Alguém criou cadarços que se amarram sozinhos... usando blocos de LEGO

    Faça você também Um sujeito bastante habilidoso criou uma peça motorizada para ser conectada a um par de tênis.

    PewDiePie lança vídeo em resposta à polêmica sobre seu canal

    "Admito que a piada foi longe demais" Após perder acordo com YouTube e Disney, Felix admite que "brincadeira" com conteúdo ofensivo "foi longe demais".

    Activision demite funcionários do estúdio Infinity Ward, de Call of Duty

    Blizzard e MLG não foram afetados pelos cortes De acordo com relatos, a publisher dispensou cerca de vinte pessoas da produtora de COD: Infinite Warfare.

    PewDiePie perde acordo com Disney após vídeos com conteúdo ofensivo

    "Ele claramente foi longe demais neste caso" Rumores também indicam que a série do comediante com o YouTube Red foi cancelada.

    Shigeru Miyamoto tem ressalvas sobre realidade virtual

    "Quando vejo pessoas jogando em VR, fico preocupado" O homem por trás de Mario e Zelda expressa preocupação quanto a tecnologia que está cada vez mais em voga.

    Criador de Call of Duty fala sobre o futuro da realidade virtual

    A experiência que veio para ficar Durante a Campus Party Brasil 2017, Chance Glasco falou sobre o Rumii, novo software que promete revolucionar as experiências em VR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

Spotify: música de Alok é a primeira a tocar 100 milhões e Ed Sheeran é o músico mais ouvido

O DJ brasileiro Alok, em parceria com Bruno Martini e Zeeba, tornou-se o primeiro brasileiro a ter uma música com.