“Alerta de Senha”: novo plugin do Google detecta sites falsos de login

Home » Tecnologia » “Alerta de Senha”: novo plugin do Google detecta sites falsos de login

Depois que os golpes em phishing, daqueles que usam e-mails ou sites falsos para obter senhas e outros dados das vítimas se popularizou, a gigante das buscas Google resolveu contra-atacar, anunciou na última quarta-feira (29) uma extensão chamada Alerta de Senha, cuja função é basicamente tentar impedir que os usuários informem suas combinações em qualquer site.

O plugin de código-aberto está disponível apenas no Chrome, e detecta sites falsos de login do Google (como o mostrado na captura abaixo). Segundo a descrição do app, ele “confere o HTML de cada página que você acessa” e digita a senha para ter certeza de que não é nada falso.

No caso de o site ter uma URL diferente de “accounts.google.com” ou até um código distinto, o add-on emite um alerta assim que você escreve a palavra-chave.

destravar-senha destravar-senha_(1)-full-completo-portugues

COMO FUNCIONA

De acordo com um comunicado da empresa, o Chrome memoriza uma versão embaralhada da senha assim que o plugin é instalado e posto para funcionar. Assim, quando você digita o conjunto de caracteres guardado pelo plugin, ele consegue identificá-lo e emitir na hora certa o aviso sugerindo a troca de combinação.

O funcionamento lembra o de um keylogger, aqueles vírus que detectam e enviam tudo que é teclado, mas o Google faz questão de ressaltar que não é nada disso. Na página de ajuda do plugin, por exemplo, a companhia afirma que ele “não salva os dígitos no disco e não envia nenhuma informação a nenhum sistema remoto”, como muitos podem temer.

Os únicos que podem receber algum tipo de dado são os administradores de servidores ligados ao Google for Work. Ainda assim, eles só ficam sabendo de avisos emitidos pelos add-nos instalados nas máquinas dos clientes na hora que eles tentam acessar algum domínio estranho. De qualquer forma, se tiver alguma dúvida, o código é aberto e está disponível no Github para consulta e análise. E se estiver interessado no plugin, dá para instalá-lo por aqui.

Informações via Info

Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

Novidades Tecnologia 2016 / 2017

    Xbox One terá mudanças em sua dashboard

    Um guia para o "guia" A Microsoft vai mudar o que o seu botão "home" via fazer -- e aqui estão algumas imagens do resultado final.

    Nintendo Switch será compatível com cartões Micro SDXC de 2 terabytes (quando eles existirem)

    Muito espaço para seus games de Switch Apesar de tamanha capacidade ainda não estar disponível no mercado, a Nintendo confirmou que esse modelo poderá ser usado no novo console futuramente.

    Atari vai anunciar novo hardware em breve

    Em parceria com a Gameband Empresa fechou parceria com a Gameband, que produz dispositivos para utilizar no pulso.

    Anatel nega implementação de limite de internet fixa, diz site

    Agência negou afirmação de Kassab sobre mudança Ao G1, Juarez Quadros, presidente da agência, declarou que consumidor não vai ser afetado por mudanças.

    Astronautas que vão para Marte podem ficar loucos durante a viagem

    Marte Ataca! Enorme distância da Terra e muita proximidade com integrantes da equipe podem trazer efeitos adversos.

    Ministro confirma que limite na internet fixa vai começar em 2017

    Anatel já havia se pronunciado anteriormente sobre o caso Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), declarou que "as empresas [operadoras] têm seus limites".

    Fundador da Epic Games declara que 'mercado de consoles terá grande retrocesso'

    "Vai ser uma verdadeira e árdua tarefa para os gigantes da indústria" Tim Sweeney, fundador da empresa responsável por Paragon e Unreal Tournament, declarou que mudança "não é sazonal".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Não deixe de ver isso

SYNC Connect da Ford trará Wi-fi para dentro dos carros da marca

A montadora Ford vai incorporar um  acesso Wi-Fi ao seu sistema de conectividade SYNC da série 3, que permitirá a.