Afinal, o que é Bolha Imobiliária, será que está prestes a estourar?

Home » Mercado » Afinal, o que é Bolha Imobiliária, será que está prestes a estourar?

vvlq

Usando como exemplo o que aconteceu no mercado americano e com base na premissa de que um gráfico vale mais do que mil palavras, bolha imobiliária é isso:

Este é um gráfico dos preços dos imóveis em Las Vegas desde 2001. Os preços mais do que dobraram e voltaram ao mesmo patamar de antes da bolha. Houve uma queda de mais de 60% para quem comprou lá no pico. O mercado de Las Vegas foi um dos que mais sofreu com a crise americana. Na média, o mercado americano caiu 27% do pico ao fundo da crise.

Mas ter um mercado com preços nas nuvens não necessariamente significa que se está em uma bolha. A bolha se caracteriza por um mercado com preços muito maiores e principalmente por causas insustentáveis no longo prazo que, consequentemente, resultam em uma forte queda em um período seguinte.

Real-Estate-Loans_thumb[2]No caso americano o fator insustentável número 1 e que inflou (e desinflou) os preços foi o financiamento imobiliário. Foram “só” US$ 6 trilhões a mais de crédito entre 2003 e 2008.

É como se o PIB de um Brasil e meio a mais fosse dado a mais em crédito às famílias americanas para comprar imóvel!

Mas, de novo, o crescimento em si do crédito não explica a bolha. Há também os empréstimos mal feitos. E isso aconteceu à vontade nos EUA. Emprestou-se para quem não podia pagar.

Os empréstimos chegaram a 90% do PIB americano e pior, na média, as famílias americanas endividadas estavam pagando cerca de 36% de tudo que o ganhavam em parcelas de financiamento imobiliário.

Se a média era 36%, tinha muita gente comprometendo 40%, 50% e 60% da renda em pagamento de financiamentos imobiliários.

Nesse contexto, como se faz para pagar todas as outras contas da família, como alimentos, água, luz, saúde, carro e cartão de crédito? Não tem jeito. O orçamento dessas famílias foi para o buraco.

Quando o mercado percebeu que a corda ia arrebentar, houve um dos maiores recuos da história de crédito (o dinheiro literalmente sumiu!) e o combustível para os aumentos de preço acabou.

As famílias (e os especuladores) saíram correndo para tentar salvar algo vendendo suas propriedades a qualquer preço para se livrar das dívidas. E o resto é a história contada no primeiro gráfico que mostrei.

E no Brasil? O forte crescimento dos preços dos imóveis (quintuplicaram desde 2001) e o aumento de 5x na participação de financiamentos no PIB desde 2007 configuram a formação de uma bolha prestes a estourar?

Como anda o mercado imobiliário e a economia, tudo sobre a bolha imobiliária, ranking de empresas, gastos, publicidade, etc.

    RáDIO COMERCIAL - REBENTA A BOLHA - VENCEDOR DO EUROMILHõES QUE AFINAL NãO GA ..

    De 2ª a 6ª feira às 8h40. RáDIO COMERCIAL - REBENTA A BOLHA - VENCEDOR DO EUROMILHõES QUE AFINAL NãO GA .. Afinal, o que é Bolha Imobiliária, será que está prestes a estourar?

    BOLHA IMOBILIáRIA NO BRASIL: AFINAL, ELA EXISTE OU NãO?

    Existe bolha no brasil? sim, e ela tem características diferentes da bolha americana. acompanhe o blog do ricardo torres: tradingcafe.wordpress.com. BOLHA IMOBILIáRIA NO BRASIL: AFINAL, ELA EXISTE OU NãO? Afinal, o que é Bolha Imobiliária, será que está prestes a estourar?

    (2-2-2016) - REBENTA A BOLHA: VENCEDOR DE EUROMILHõES QUE AFINAL NãO GANHOU - ..

    Rebenta a bolha: vencedor de euromilhões que afinal não ganhou - 2-2-2016 - hq mais humor em http://www.quaseoficial.pt três minutos de improviso e ... (2-2-2016) - REBENTA A BOLHA: VENCEDOR DE EUROMILHõES QUE AFINAL NãO GANHOU - .. Afinal, o que é Bolha Imobiliária, será que está prestes a estourar?

    IM - ESTAMOS EM UMA BOLHA FINANCEIRA?

    A série especial sobre mercado imobiliário começa traçando um cenário atual do mercado: afinal, estamos ou não em uma bolha financeira? assista a ... IM - ESTAMOS EM UMA BOLHA FINANCEIRA? Afinal, o que é Bolha Imobiliária, será que está prestes a estourar?

    [AANTD #02] LESõES DE PELE

    Você sabe o que é uma mácula? e uma pápula? qual a diferença entre uma bolha e uma vesícula? e afinal, o que é uma liquenificação? descubra essas e ... [AANTD #02] LESõES DE PELE Afinal, o que é Bolha Imobiliária, será que está prestes a estourar?

    Tudo sobre Afinal, o que é Bolha Imobiliária, será que está prestes a estourar?, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

4 Comentários

  1. MONTE DE BOSTA…A BOLHA TÁ NO CÚ DE QUEM ESCREVEU ESSE LIXO NESSE SITE DE MERDA!!!

    • Esse filho da puta escreve sobre bolha imobiliária desde o ano passado. Será que ele quer que exista uma pra comprar o seu imóvel? Já perdi a conta de quantos artigos esse site publicou falando que existe uma bolha imobiliária no Brasil.

  2. O Índice de Confiança da Construção (ICST), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve forte queda no trimestre terminado em outubro, influenciado por avaliações mais negativas quanto ao presente e por uma deterioração nas expectativas. O indicador teve queda de 14,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. No trimestre encerrado em setembro tinha registrado queda de 12,3% e, em agosto, de 9,9%. Tomando-se apenas o mês de outubro, o recuo foi ainda maior, de 19,9%.

    “Os empresários da construção estão apontando a demanda insuficiente como o principal fator de limitação à melhoria da atividade setorial. A demanda está fraca tanto nos segmentos que dependem das decisões privadas quanto nos segmentos de infraestrutura. Assim, o ciclo de obras que se encerra não tem perspectiva imediata de retomada”, destacou, em nota, Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre.

    A piora da confiança decorreu tanto da percepção em relação à situação atual dos negócios quanto das perspectivas para os próximos meses. Em bases trimestrais, a variação do Índice da Situação Atual (ISA) passou de -9,7% no trimestre encerrado em setembro, para -12,9%, em outubro. Em termos mensais, o índice também apresentou forte queda ao variar de -15,1% em setembro, para -18,6% em outubro.

    O Índice de Expectativas (IE) seguiu a mesma tendência ao variar -16,5% no trimestre terminado em outubro depois de registrar -14,5% em setembro. Na base mensal, a variação passou de -16,8% em setembro, para -21,0% em outubro.

    Dos 11 segmentos pesquisados, nove apresentaram piora da confiança. Os destaques negativos foram, principalmente, do setor de infraestrutura: Obras para Telecomunicações, cuja taxa passou de 9,3% em setembro, para -10,7% em outubro; Obras para Geração e Distribuição de Energia Elétrica, de -7,5% para -15,4%; e Obras Viárias, de -13,2% para -20,4%.

    Das 700 empresas consultadas, 19,3% avaliaram a situação atual como boa no trimestre findo em outubro de 2014, contra 26,5% no mesmo período do ano anterior; já 23,8% das empresas o avaliaram como ruim (contra 17,0% há um ano).

    Já a proporção de empresas prevendo melhora do ambiente de negócios no trimestre terminado em outubro foi de 25,0%, contra 37,8% há um ano, enquanto a parcela das que preveem piora foi de 15,8%, contra 5,6%, em outubro de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

dolar-cotacao-agk-corretora

Dólar em 2017: analistas de mercado divergem de valores para o próximo ano

Muitas dúvidas ainda sobre a nossa capenga economia. O ano se aproxima do final e, junto com ele, aparecem diversas.