NovasdoDia » Tecnologia » 4G no Brasil é pouca mas é a terceira mais rápida do mundo

4G no Brasil é pouca mas é a terceira mais rápida do mundo

Conforme relatório  a cobertura de 4G ainda é pobre no Brasil, no entanto analisando o estado das conexões de 4G em 16 países, o Brasil ficou em 3º lugar na lista de melhor velocidade média.

Surpreendentemente, países com tradição de conexões velozes, como a Coreia do Sul ficaram para trás. O país asiático, por exemplo, ocupa a 8ª colocação. Os Estados Unidos, por sua vez, ficaram em 15º, ganhando apenas das Filipinas.

Daqueles que têm cobertura 4G, o tempo no qual a cobertura está disponível é de apenas 47% do tempo. O Brasil, nessa lista, ocupa o 14º lugar. Na Coreia do Sul, líder em cobertura, as operadoras permitem que seus assinantes passem 91% do tempo em locais com cobertura de 4G.

O 4G mais rápido do mundo

Outra surpresa na lista foi no ranking que analisa as operadoras. A companhia que oferece maior velocidade no mundo todo é a brasileira Claro. Segundo o relatório, a velocidade média oferecida por ela é de 27,8 Mbps. O número é bem mais alto do que a velocidade da segunda colocada, a australiana Telstra Mobile, com 23,8 Mbps.

A segunda operadora brasileira melhor posicionada é a Vivo, que ocupa a 31ª posição na lista. As outras operadoras brasileiras não constam entre as quarenta melhor posicionadas.

Ao mesmo tempo em que a OpenSignal mede a velocidade, ela faz um gráfico relacionando a rapidez da conexão com a oferta de sinal. Apesar de estar na primeira colocação de velocidade, a operadora Claro consegue oferecer o 4G durante apenas 42% do tempo. Ou seja, o assinante que paga pelo plano passa mais tempo sem a cobertura do 4G do que com ele. Por conta disso, ocupa um quadrante chamado de “Cobertura pobre e alta velocidade”.

A Vivo, que oferece uma velocidade menor do que a Claro, no entanto, tem cobertura mais estável. Durante 51% do tempo, o assinante tem acesso ao 4G. Mesmo assim, a cobertura é instável, o que coloca a Vivo em um quadrante chamado de “Cobertura pobre e baixa velocidade”.

O 4G no Brasil

Um dos motivos para a alta velocidade no Brasil é o baixo número de usuários na rede. O funcionamento de uma rede móvel é parecida com uma estrada. Assim que mais pessoas tentam trafegar por ela, o trânsito fica mais lento. A ausência de pessoas em uma estrada, como é o caso atual da rede 4G no Brasil, faz com que a velocidade máxima a ser atingida seja mais alta.

A implantação de rede 4G no Brasil está sendo feita aos poucos. O governo havia estabelecido o objetivo de ter a rede nas capitais da Copa do Mundo até dezembro de 2013. As operadoras aproveitaram a deixa e já instalaram a rede em outras cidades.

Informações via Info


Novidades do mundo tecnológico, review de smartphone, celular, dispositivos eletrônicos, como desbloquear e destravar senhas, além de preço e ficha técnica do aparelho.

    VLOG SAMSUNG GALAXY J7 - PROBLEMAS COM 4G - PORTUGUêS

    Neste vídeo falo do problema que alguns smartphones samsung j7 estão apresentando com o travamento do 4g. regras para o seu comentário não ser ... VLOG SAMSUNG GALAXY J7 - PROBLEMAS COM 4G - PORTUGUêS 4G no Brasil é pouca mas é a terceira mais rápida do mundo

    XPERIA XA - TELA SEM BORDAS E DESIGN EM ALUMíNIO! UNBOXING E IMPRESSõES (EM PO ..

    Conheça o xperia xa, lançamento da sony que chegou ao brasil! o xperia xa chama a atenção pelo seu design: sua tela praticamente não possui bordas, ... XPERIA XA - TELA SEM BORDAS E DESIGN EM ALUMíNIO! UNBOXING E IMPRESSõES (EM PO .. 4G no Brasil é pouca mas é a terceira mais rápida do mundo

    IPHONE 7: O QUE ESTOU ACHANDO (PRIMEIRAS IMPRESSõES)

    Compre o iphone 7 via bydubai (cellshop online): ... IPHONE 7: O QUE ESTOU ACHANDO (PRIMEIRAS IMPRESSõES) 4G no Brasil é pouca mas é a terceira mais rápida do mundo

    Tudo sobre 4G no Brasil é pouca mas é a terceira mais rápida do mundo, vídeo, áudio, fotos, senha, como desbloquear, preço, agenda, qual melhor ponto, pelada, transmissão ao vivo e promoção.

Um comentário

  1. Vossa compriensao seria digna do meu louvor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *