3G da Tim sofre interferência de telefone sem fio

Home » Telefonia Planos » 3G da Tim sofre interferência de telefone sem fio

Pacotes-Tim-3G-Smarthphone-clro-vivo-oi

Não é só a Tim que passa por este problema, outras operadoras e clientes já reclamam do problema.

A TIM espera uma solução da Anatel para um problema de interferência de telefones sem fio com os celulares da operadora na faixa do 3G – no caso, 1,9 GHz. O problema começou a ser percebido com maior intensidade a partir do ano passado e envolveria principalmente aparelhos sem fio importados dos Estados Unidos, que utiliza um arranjo de espectro diferente do brasileiro.

No caso, a TIM, que investiu R$ 225 milhões pela fatia de 15+15 MHz na capital paulista – justamente a faixa de 1.920 MHz a 1.935 MHz de ‘uplink’ – começou a perceber problemas com os telefones sem fio que funcionam na mesma frequência – e que já não seria mais comum nos aparelhos nacionais.

A interferência é séria porque é capaz de afetar um setor de transmissão de uma estação radiobase. A depender da configuração, as antenas dividem cada ‘célula’ em três ou seis setores para onde existe a ‘visada’ da ERB. Essa interferência pode afetar um desses setores quando um telefone sem fio está em uso.

O problema não é necessariamente exclusivo da TIM, porque outras empresas também adquiriram fatias da faixa de 1,9 GHz em outras regiões. Mas é particularmente mais visível nessa operadora por se tratar do naco do espectro destinado para a maior concentração urbana do país.

Discussão sobre planos de operadoras, Claro, Oi, GVT, NET, Tim, Vivo. Como tirar segunda via de conta, como pagar conta pela internet, desbloquear aparelhos,cobertura das empresas e preços de planos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Não deixe de ver isso

net-ligacao

Telefonia Fixa: ligações interurbanas mais baratas, Anatel divulga lista de todas as cidades contempladas

Uma boa notícia para quem utiliza o serviço de ligação a distância, as ligações entre 587 municípios vizinhos deixarão de.