10 sinais que o stress afeta sua vida mais que você imagina

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“Atualmente muitos de nós vivem um estado de estresse crônico. Nossos corpos não conseguem fazer a distinção entre trens atrasados, compromissos perdidos, dívidas que só aumentam, colegas de trabalho insuportáveis, disputas familiares, e eventos realmente estressantes que ameaçam nossas vidas. Por isso, eles reagem da mesma maneira em todas as situações,” explica a Dra. Marilyn Glenville.
O estresse não é uma novidade na vida da maioria das pessoas. Muitas vezes estamos tão ocupados em meio à angústia nebulosa da vida moderna que não percebemos que estamos estressados. Assim, não fazemos nada para mudar a situação e acabamos nos acostumando com ela.
Embora muitas vezes não notemos o estresse, ele está nos prejudicando. Deixá-lo passar despercebido pode nos tornar suscetíveis a uma infinidade de problemas a longo prazo, incluindo uma pressão extra em nosso sistema reprodutor, dificuldades de digestão, queda na imunidade, aumento da pressão arterial e do risco de derrames e ataques cardíacos. Ah, e o estresse ainda provoca o envelhecimento precoce!

Ainda que queiramos acreditar que estamos conectados com o nosso bem-estar mental e que saberíamos se estivéssemos estressados, na verdade não temos ideia do que está acontecendo. Embora nossos corpos tentem de forma inteligente nos enviar sinais sutis para nos alertar a respeito do estresse, há momentos em que eles são tão sutis que passam despercebidos.

A verdade é que quanto antes você lidar com este inimigo explosivo, maiores serão as chances de minimizar seus efeitos. Por isso, vale a pena manter-se atento aos sinais secretos de que você está mais estressado do que imagina…

Você está tendo sonhos estranhos

Você sonha menos com um encontro com o ator ou atriz dos seus sonhos e mais com uma cenoura gigante perseguindo-o pela cidade? Então você provavelmente está estressado. “Sonhos loucos podem ser o resultado de uma quantidade exagerada de hormônios do estresse no seu corpo. Estar estressado pode interromper o ciclo normal de sono, resultando em sonhos estranhos, perturbadores e confusos,” explica Helen Rutherford, terapeuta do site www.babylonhealth.com.

Você é viciado em redes sociais

Se você tem mais curtidas no Instagram do que conversas na vida real, chegou a hora de avaliar seus níveis de estresse. “Passar longos períodos de tempo usando redes sociais como o Facebook e o Twitter é uma forma de evitar situações ou interações reais com outras pessoas, o que pode aumentar o estresse,” explica o psiquiatra Dr. Leon Rozewicz, diretor médico do Hospital Priory no norte de Londres, Inglaterra. “Também é uma forma de evitar pensar no que está acontecendo na sua vida.”

Você está tendo episódios de acne

Todo mundo tem aqueles dias em que a pele não acorda com a melhor aparência, mas o estresse é um fator capaz de piorar os casos de acne nos adultos. “O estresse contribui para a acne, principalmente o estresse interminável da vida moderna, incluindo longas horas de trabalho, dependência digital, má qualidade do sono, dieta desequilibrada e falta de tempo para nós mesmos,” explica o Dr. Murad, dermatologista e fundador da Murad Skincare. “É isso que eu chamo de Estresse Cultural. O estresse estimula as glândulas suprarrenais a produzirem DHEA, que causa episódios de acne principalmente na região abaixo do nariz.”

Você está com uma dor no pescoço/costas/qualquerligar 

E não é porque você se esforçou demais na academia! “A forma como nos sentimos afeta diretamente a maneira como usamos nosso corpo. Quando estamos estressados nós tensionamos os músculos, fazendo com que o corpo fique rígido. Com o tempo, isso pode afetar o alinhamento do corpo e levar a dores nas costas e nas articulações,” explica Tam Johnston, do Fresh Insight Coaching.

“Geralmente temos uma resposta corporal às emoções que estamos sentindo, e podemos armazenar estas emoções em nosso corpo. Então, se você experimenta dores intensas e não há razões físicas para tal, elas podem ser decorrentes do estresse.”

Você está controlando exageradamente seu parceiro/filhos/colegas de trabalho

“Estar envolvido demais nas vidas de outras pessoas é uma tentativa de obter o controle da sua própria vida ao gerenciar aqueles ao seu redor,” explica o Dr. Leon Rozewicz. “Esta costuma ser uma atividade de ‘deslocamento’ para evitar o estresse, e permite que você evite pensar nos seus problemas.”

Você está com medo de algo que nunca o incomodou antes

Você nunca teve medo de aranhas, mas agora uma aranha minúscula cruza o seu caminho e você sai correndo e gritando do ambiente onde estava. “O estresse pode causar uma perda de confiança em relação a coisas que antes não eram motivo de preocupação, como o medo de dirigir em estradas desconhecidas, por exemplo. Isso provavelmente ocorre por causa de mudanças na concentração quando estamos tomados por preocupações,” explica Julia Cole, psicoterapeuta no Centro de Bem-Estar Priory em Southampton, Inglaterra.

O sofá se tornou seu melhor amigo

Cancelou com seus amigos de novo? Seu sofá está com uma marca permanente da forma do seu corpo? Suas roupas de ginástica estão abandonadas no fundo do armário? “Se a sua mente e o seu corpo estão estressados você tende a se distanciar de atividades cotidianas e eventos sociais, já que pode parecer difícil demais lidar com eles,” explica Tam Johnston. “Se você ‘quer ficar sozinho’ e esta não era uma característica da sua personalidade, este pode ser outro sinal oculto do estresse que você está sentindo e que afeta seu humor e a forma como você lida com as situações.”

Você está exagerando na diversão

Sabemos que é normal e importante se divertir, mas estamos falando de exageros. “Em uma tentativa de relaxar você pode exagerar na comida, nos cigarros e no consumo de álcool,” explica Helen Rutherford. “Você pode não perceber que está exagerando em um determinado momento se não tiver consciência dos seus níveis de estresse. Esta pode ser a sua maneira subconsciente de lidar com o estresse elevado.”

Você está ‘ocupado’demãos 

“Evitar o tédio a todo custo é um sinal de que uma pessoa é viciada em estimulação,” diz a Dra. Helen Johnson, fundadora do Goddess Acumen. “Nós somos hiperestimulados em nossa sociedade e às vezes podemos sentir medo de simplesmente nos sentarmos com nós mesmos, sem alguma forma de distração. Os estímulos constantes estão fazendo com que nos sintamos mal, mas acabamos fugindo do silêncio e da calma porque temos medo de sentir ou experimentar o que estes momentos podem nos trazer. Precisamos de um tempo sozinhos, por isso o medo do tédio definitivamente é um sinal!”

Você não consegue se curar de um resfriado

“O estresse também pode prejudicar o seu sistema imunológico,” diz Tam Johnston. “Se você está pegando um vírus após o outro e diz que ‘simplesmente está cansado’, pense um pouco sobre como seus níveis de estresse podem estar contribuindo para esta situação.”

Você abandonou o sexo

“O estresse crônico não é a melhor coisa para ‘entrar no clima’ entre quatro paredes. Ele acaba com os seus níveis de energia e exige muito da sua mente, o que pode reduzir a libido sexual,” explica Tam Johnston. “Embora o sexo possa ser uma forma de aliviar o estresse para algumas pessoas, outras tendem a se afastar dele. Além disso, a culpa ou a pressão para ter relações sexuais com seu parceiro pode levar a uma ansiedade que intensifique ainda mais o estresse na sua vida.”

O que fazer se você está estressado?

“Infelizmente a depressão, o estresse e a ansiedade são nossos grandes companheiros,” alerta Tam Johnston. “A chave é não ignorar a situação acreditando que ela vai melhorar. É preciso agir e identificar estes sinais.”

Se você está sentindo estresse e ansiedade, estes dez passos para acalmar a mente podem ser de grande ajuda:

· Entenda e acredite que você está no controle.

· Saiba quais fatores desencadeiam o seu estresse.

· Mantenha um estilo de vida saudável e não use substâncias como nicotina, álcool e cafeína como válvulas de escape.

· Use seu tempo sabiamente, defina prioridades e mantenha o foco no que é importante.

· Gerencie expectativas – se você prometer demais e não entregar o que esperava, isso irá alimentar o seu estresse.

· Tire um tempo para si mesmo.

· Foque naquilo que você pode controlar e aceite o que você não pode mudar.

· Minimize o contato com situações que pioram o seu estresse.

· Veja as coisas de forma diferente e mantenha o foco em como você quer que elas sejam.

· Busque ajuda externa caso seja necessário.

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